O briefing registra todas as ideias e orientações do cliente para que todas as entregas estejam alinhadas. Saiba mais!

Para alcançar os resultados esperados em qualquer projeto, é necessário reunir informações claras sobre objetivos e ideias. Para isso, profissionais de agências de marketing como web designers, desenvolvedores web, copywriters e analistas de inbound marketing usam o briefing.

Esse documento registra diversas informações importantes sobre as tarefas, garantindo que os resultados estejam alinhados com a estratégia desenvolvida. Neste artigo, você vai entender os principais aspectos sobre essa ferramenta. Sendo assim, entenda de forma prática como o briefing é construído para diferentes tipos de tarefas.

O que é um briefing?

O briefing é um documento que detalha as ideias e orientações do cliente para a execução de diferentes atividades de um projeto. Por exemplo, campanhas de marketing, peças publicitárias, construção de identidade visual e outros. Dessa forma, o profissional terá acesso a um material que reunirá todas informações necessárias para um trabalho coerente e alinhado às  expectativas do cliente.

Por esse motivo, o briefing precisa ser o ponto de partida do projeto. Sendo assim, essa ferramenta irá acompanhar todos os profissionais e suas atividades ao longo de toda a campanha. Por isso, ele é muitas vezes comparado a um manual de instruções. Mas será que esse material é tão importante assim? Certamente! Entenda por quê!

Qual a importância do briefing para o seu projeto?

A criação de um briefing traz muitas vantagens práticas no dia a dia dos profissionais. Veja só!

Garante que os resultados vão atender as expectativas

A distância entre o que o cliente quer e o que o profissional lá na outra ponta vai produzir pode ser um grande problema. No final, o resultado pode ser um produto ou serviço totalmente diferente do que o cliente esperava. Por isso, a construção de um briefing é tão importante. Afinal, quando produzido da forma correta, ele reúne todas as ideias e expectativas do cliente, deixando tudo bem alinhado.

O briefing agiliza a execução de tarefas

Quanto mais completo for o briefing, menor serão as incertezas ao longo do processo. Afinal, todas as informações vão estar à mão, e conforme o cliente realmente quer.

Reduz retrabalhos e ajustes

Outra vantagem que ajuda a reduzir o tempo de execução das atividades é a redução de falhas. Uma vez que, não há nada pior do que entregar um produto e quando chega nas mãos do cliente, retorna com diversos ajustes ou até desejando que tudo seja refeito. Por outro lado, se tudo estiver no briefing, dificilmente os profissionais vão produzir algum material que esteja longe da expectativa do cliente.

Que tipos de briefing existem?

Chegou o momento de realmente entender o briefing na prática. Mas antes disso, é importante entender que existem diferentes tipos de briefings, conforme os serviços que vão ser realizados.

Criação de marca

A criação de marcas envolve um trabalho de branding multidisciplinar. Sendo assim, envolve aplicar sua identidade por meio de símbolos, cores, ícones e outros elementos visuais.

Criação de peça ou material de design gráfico ou promocional

Nesse processo, temos um conjunto de materiais que dão apoio a venda de serviços e produtos. Por exemplo, peças gráficas, folders, folhetos, manuais, entre outros.

Criação de site

Os sites são um canal importante na presença digital de qualquer empresa. Além disso, para a criação de um portal que expresse os valores e a identidade da empresa, também é necessário criar um briefing completo.

Criação de postagens para redes sociais

Por meio das redes sociais, a empresa se aproxima do seu público, gerando engajamento e promovendo conversões. Afinal, é o lugar ideal para se comunicar com as pessoas e atrair clientes. Mas, para que a estratégia dê certo, todo o projeto precisa ser coerente com a identidade da marca, isso inclui não apenas o apelo visual, mas também o tom de voz aplicado em cada postagem.

Criação de campanhas de mídia digital

As campanhas por meio da mídia paga, seja Google ads ou social ads, também devem partir de um bom estudo para a construção de um briefing. Nesse caso, o documento vai ser decisivo para otimizar os custos da campanha e gerar mais resultados.

Quais os principais elementos para um briefing perfeito?

Um briefing perfeito parte de um estudo profundo da empresa, seus produtos/serviços e do público. Dessa forma, com isso em mente, conheça alguns elementos que não podem ficar de fora desse documento.

A empresa e seus produtos e serviços

O conhecimento sobre a empresa vai muito além do seu nome e atividade econômica. Por isso, é preciso entender a fundo:

  • sua missão;
  • seus valores;
  • modelo de negócios;
  • canais de atendimento;
  • fluxo de vendas;
  • reputação no mercado;
  • concorrentes.

A persona

A persona é um personagem semifictício construído a partir das características comuns do público. Afinal, trata-se então da personificação de um cliente em potencial. Dessa maneira, ter isso claro no briefing ajuda os profissionais de marketing a saber com quem estão se comunicando. Além disso, auxilia na construção da campanha de um modo que atinja o público em cheio.

Os objetivos estratégicos

É preciso registrar também de forma clara quais os objetivos que a empresa deseja com a campanha:

  • gerar leads;
  • engajar o público;
  • reduzir custos;
  • melhorar o posicionamento da empresa;
  • construir autoridade na mídia;
  • aumentar tráfego em seus canais.

Os indicadores

Como medir o sucesso do projeto? Aqui entram os indicadores. Sendo assim, é preciso definir quais serão as formas de mensurar o desempenho das ações. Entre eles, é possível calcular:

  • o volume de tráfego no site;
  • o número de leads gerados;
  • taxa de conversão;
  • número de seguidores gerados por período.

Linguagem

A linguagem é um elemento que está presente em praticamente todas as atividades do projeto. Uma vez que, ela imprime a identidade da marca e atrai ou rechaça determinados públicos. Por isso, precisa ser bem estudada e documentada. Alguns termos semânticos também precisam ser detalhados, como palavras indesejáveis, padronização de escrita de alguns termos e formatação.

Nesse momento, vale pesquisar temas sensíveis para o negócio. Por exemplo, dependendo do segmento, é preciso esclarecer o posicionamento frente a questões éticas. Assim como, assuntos polêmicos para a marca, possíveis críticas já recebidas na mídia etc.

Identidade visual no briefing

Um dos pontos mais importantes que o briefing define são as marcas de identidade visual, como cores, imagens e fontes utilizadas. Por exemplo, a empresa utiliza imagens em vetor ou fotografias? No caso de fotos, que tipo de mensagem elas devem passar e em que contexto as pessoas fotografadas estão? Nesse caso, o ideal é que o briefing já apresente exemplos.

O briefing é uma ferramenta indispensável, especialmente em grandes projetos que envolvem diferentes profissionais. Dessa forma, ele vai garantir maior coesão ao trabalho e promover o sucesso da campanha.

Quer saber mais sobre como impulsionar seus resultados? Então, leia nosso post sobre customer Experience e saiba como oferecer a melhor experiência para seu cliente!