Uma empresa alcança sucesso em vendas e consolida sua marca quando conhece bem seu consumidor. Nesse quesito, aplicar uma pesquisa de público é crucial antes de programar qualquer ação ou estratégia.

A concorrência acirrada e a necessidade de otimizar recursos exigem maior cautela, compreensão e relacionamento na dinâmica entre uma marca e seu público-alvo.

Pensando nisso, desenvolvemos este material com algumas dicas e 4 perguntas assertivas que você precisa responder antes de falar com sua audiência.

Quando aplicar uma pesquisa de público?

Ela é a ferramenta estratégica mais utilizada para conhecer o futuro consumidor de determinado produto ou serviço. Pode ser qualitativa, quantitativa ou ambas, de acordo com a necessidade de cada empreendedor.

É importante aplicá-la e medir seus resultados sempre que um novo produto, marca ou um seguimento forem lançados. Também é utilizada em momentos em que uma estratégia de marketing não gerou o retorno esperado e existam dúvidas sobre a segmentação de público.

Tipos de pesquisa

Você pode optar por qualquer um dos modelos ou usar todos, se isso estiver dentro do budget e ajudar a definir melhor os perfis e comportamentos que deseja descobrir. São eles:

  • preenchimento de formulários: físicos ou pela internet, o importante é serem objetivos e claros para garantir respostas precisas;
  • pesquisas pela web: uma facilidade do nosso tempo, atente-se apenas para a qualidade e veracidade das informações recebidas;
  • conversa direta com o público: utilizada para medir reações em tempo real, com a possibilidade de analisar dados psicológicos e comportamentais ao mesmo tempo.

Quais perguntas devem ser respondidas?

Tempo e dinheiro são tão importantes que fica difícil calcular qual é mais valioso. Por isso, uma pesquisa bem aplicada deve conter as perguntas certas, para não desperdiçar recursos.

Formule perguntas imparciais e de fácil compreensão. No geral, deve-se abordar o comportamento no momento da compra, classe social, hábitos de consumo, condições socioeconômicas, dados demográficos e preferências pessoais.

Para deixar mais claro, veja a seguir os exemplos do que você precisa descobrir antes de elaborar o questionário.

1. Quais os hábitos de consumo do meu público-alvo?

No marketing, a base de qualquer ação é a segmentação do público alvo, e é isso que tem que ser feito aqui. É fundamental descobrir o que seu futuro cliente faz nas horas vagas e como faz uso de sua renda. Trace um perfil dos locais que ele possivelmente frequenta, quais produtos e alimentos costuma consumir, entre outros.

2. Quais são os seus dados sociodemográficos?

Com o levantamento de informações sobre os clientes atuais, procure identificar aspectos básicos da vida do seu público, como idade, sexo, localização e etc.

3. Quais as preferências do público do meu negócio?

Levante algumas hipóteses de acordo com as informações demográficas que já conseguiu. Durante a pesquisa, pode-se elaborar perguntas como:

  • quais as opções de lazer abaixo você frequentou nos últimos 6 meses?
  • O que leva você a cogitar adquirir um produto ou serviço?

4. Qual é o pensamento do público na hora de adquirir meu produto/serviço?

É importante traçar um perfil cognitivo para utilizar em futuras campanhas e ações de marketing.

Para tal, procure descobrir como pensa e quais os anseios da sua futura persona. Acrescentar perguntas à pesquisa, como “o que vem à sua mente quando escuta a palavra (tipo de produto/serviço)?”, pode ajudar com insights e as vezes auxilia a visualizar como a marca está posicionada na mente dos consumidores..

Esses são apenas alguns exemplos que podem ser adequados à realidade do seu negócio — lembrando que você pode coletar os dados com respostas discursivas ou por escolha de alternativas.

Como otimizar os resultados de pesquisa?

Mesmo não sendo obrigatória, a criação de uma brand persona ajuda a humanizar o seu público-alvo e a criar campanhas e ações com boas histórias para de fato engajar  seu cliente. Afinal, quem não deseja receber marketing de indicação de maneira orgânica?

Mas, hoje, para que o envolvimento do público se estabeleça, a empresa precisa consolidar sua imagem no meio online. Por isso, aproveite as métricas de sua pesquisa para compreender melhor sua persona e montar uma estratégia de marketing digital eficaz.

Quando uma pesquisa de público é bem aplicada, os resultados costumam vir de forma gradual e consistente, possibilitando abertura para novos mercados, aumento em vendas e crescimento da organização.

Se você está na jornada de lançar um novo produto ou serviço ou precisa de um parceiro para melhorar o branding do seu negócio, entre em contato e conte um pouco mais para a gente!