Está na dúvida se realmente compensa produzir anúncios em vídeo para sua empresa? E se dissermos a você que, atualmente, cerca de três bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizam as redes sociais de maneira ativa?

Quem acompanha o comportamento dessas redes percebe a tendência do público em dar preferência aos conteúdos exibidos em vídeo, em função da rápida assimilação e possibilidade de executar outras tarefas, enquanto se distrai ou aprende uma nova habilidade.

O YouTube é, hoje, o número um em visualização de vídeos, sejam eles de entretenimento, educação ou de identificação social, com 44% da preferência dos brasileiros. Vale lembrar que a segunda colocada tem metade do percentual de aprovação, 22%. Inclusive, é a maior produtora de conteúdo streaming do planeta. Sim, o YouTube ganha até mesmo da Netflix.

Por isso, investir em publicidade no formato é tão relevante. Um estudo de 2018 da Animoto revela que 70% dos profissionais de marketing usam o YouTube como ferramenta para o fortalecimento da marca. A empresa deve aparecer e se consolidar onde seu cliente está.

Acabamos de citar uma das razões para apostar no uso dos VideoAds na sua estratégia. Veja algumas outras no conteúdo que preparamos abaixo.

A mensagem fica mais clara

Com estatísticas que justificam o uso do formato, fica implícito um conceito que tanto o mercado quanto os usuários de internet já perceberam: a informação em vídeo é melhor compreendida.

A tendência do marketing one to one é entregar conteúdos mais personalizados, que atendam a demanda do público. A mesma linha deve ser adotada quando falamos de anúncios pagos.

Com o vídeo, aumentam as chances de o material ser visualizado e a mensagem entregue de maneira eficiente, imprimindo credibilidade à marca e elevando as vendas posteriormente.

Amplia o alcance

Um estudo divulgado pela We Are Social em 2018 aponta que a população brasileira é a terceira maior consumidora de tempo diário na internet, gastando em média 9 horas.

Tamanha exposição e o crescente número de usuários fazem da internet um campo farto para a exposição dos VideoAds, permitindo, inclusive, que empresas de menor porte ganhem visibilidade muito além do seu raio de atuação.

São econômicos e aumentam o ROI

Tendo em vista a grande aceitação e alta conversão, o uso dos anúncios em vídeo pode baratear e tornar mais eficiente a estratégia de marketing digital de uma organização.

A possibilidade de cobrança apenas por clique ou com a completa visualização, as inúmeras possibilidades de segmentação e a estratégia de remarketing são vantagens que elevam o retorno sobre o investimento na campanha.

Portanto, se a empresa já trabalha com produção de vídeos para anúncios em mídia tradicional, ou produz conteúdo como reviews e tutoriais em sua estratégia de inbound marketing, pode aproveitar alguns trechos desses conteúdos para composição das peças anunciadas. Assim, a empresa precisará de pouco investimento e economizará recursos.

Existem inúmeros formatos

Dentro do YouTube é possível anunciar utilizando o recurso de vídeo de maneira indireta, com a exposição de banner durante a exibição em outro vídeo ou com um filme patrocinado.

A última opção, a qual estamos tratando aqui, pode ser trabalhadas em 3 principais formatos.

Bumpers

São os anúncios exibidos antes, durante ou após a exibição do conteúdo clicado pelo usuário. É possível optar pelas exibições de 6 segundos, que não podem ser puladas pelo público-alvo.

Trueview

Similar ao primeiro estilo, porém, com a vantagem de pagamento somente após a exibição de todo o conteúdo do vídeo.

Videodiscovery

É o formato que coloca o anúncio em destaque na página do YouTube. Requer a ação de clique para sua exibição.

Embora essa seja a principal, o uso do recurso em outras mídias sociais, como o Facebook e Instagram não deve ser abandonado. O primeiro implementou o recurso de anúncios em vídeo bem similar ao YouTube recentemente, enquanto o segundo permite a publicação de vídeos patrocinados com chamada para ação no IGTV ou para a própria landing page da empresa.

São mais acessíveis ao público mobile

Um estudo apresentado pelo Google em 2018 aponta que 75% dos consumidores de vídeo acessam esse conteúdo de seus smartphones na maior parte do tempo.

A melhoria (ainda que discreta) nos recursos das operadoras de telefonia, a necessidade de otimização do tempo e o crescente hábito de consumir conteúdo em duas telas são algumas razões que fazem deste um recurso a ser adotado pelas empresas ao anunciar.

Reduzem a taxa de rejeição

Só quem trabalha com marketing sabe os esforços empregados em uma campanha publicitária. Sabe também o receio de acompanhar as métricas e avaliar a rejeição do conteúdo.

Investir em uma mídia que é a preferida do público, que permite uma compreensão rápida e de impacto, melhoram as chances de o seu anúncio ser aceito ou, pelo menos, apresentar nulidade na preferência da audiência.

Além do uso em anúncios, planeje também a aplicação do vídeo em outras etapas da sua estratégia de marketing para explorar ainda mais as vantagens do recurso.

Melhoram a segmentação

Cerca de 93% dos profissionais de marketing alegam terem conseguido, ao menos, um novo cliente a partir de vídeos postados em redes sociais. Desse total, 88% se dizem satisfeitos com o ROI apresentado em campanhas com utilização de videomarketing.

Parte dessa aceitação se dá em função das múltiplas possibilidades de segmentação que o anúncio em vídeo permite. É possível, inclusive, realizar testes A/B mesclando diferentes criativos com regiões demográficas, idades e preferências para descobrir o que converte melhor.

Fortalecem a marca

Um anúncio em vídeo bem-feito pode “colar” a marca na mente das pessoas de forma positiva e com melhor aceitação, se comparado ao uso de banners, outdoors ou outras divulgações convencionais.

É importante também adequar o tom da marca para o público-alvo correto e tomar o cuidado de não expor excessivamente o anúncio. Um vídeo, apesar do bom copywriting e da boa produção, pode por uma reputação a perder, caso a exibição não seja bem planejada.

O recurso do vídeo traz inúmeras vantagens competitivas para o negócio e deve ser muito explorado nos próximos anos. De acordo com a estratégia de cada campanha, podem elevar exponencialmente o tráfego, gerar leads qualificados ou converter diretamente em vendas.

Pensando nisso, é importante associar o uso dos anúncios em vídeo como parte de uma estratégia de marketing digital mais ampla, que permita aplicar os resultados da veiculação na fidelização da persona e ampliação das correntes de negócios da empresa.

Para aprimorar ainda mais os resultados da sua estratégia digital, entre em contato com a Pontodesign e solicite uma avaliação gratuita.