Inteligência de negócios é um conceito famoso no mundo todo, que tem muita relevância no ambiente corporativo. Não é a toa que, de acordo com a Gartner, o mercado de softwares de Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA) teve previsão de um faturamento de US$ 18 bilhões em 2017 — um crescimento de 7,3% em relação ao ano anterior. Ao final de 2020 a expectativa é que essa receita chegue aos US$ 22,8.

Explicar o motivo disso não é difícil: as inovações tecnológicas, sobretudo o uso de inteligência artificial, machine learning e bots, as possibilidades de segmentação do marketing digital e a alta competitividade evidenciam uma necessidade de analisar dados com mais eficácia.

Se entre os seus objetivos organizacionais estão o aumento da rentabilidade, a otimização de campanhas e a atração de clientes mais fiéis, você precisa ler este artigo até o final para saber mais sobre como a sua empresa pode obter resultados incríveis com o Business Intelligence. Acompanhe!

Conceito de inteligência de negócios

Business Intelligence, também conhecido como inteligência de negócios ou de mercado, é um conceito que consiste na coleta, organização, análise e acompanhamento de dados, além da tradução destes em informações para suporte ao processo de tomada de decisão e uma melhor gestão empresarial.

Você certamente já utiliza algum programa que gera dados na sua empresa, a exemplo de um ERP (Enterprise Resource Planning) para controle dos custos, CRM (Customer Relationship Management) para relacionamento com os clientes, WMS (Warehouse Management System) para gestão do estoque ou mesmo softwares para automação de marketing, como o Hubspot, Sharspring ou RD Station.

Estamos errados? Se sim, indicamos que você procure algumas opções de softwares como esses, pois geram dados essenciais para a sua empresa e auxiliam sua gestão.

Pois bem, a inteligência de negócios, por meio de seus sistemas e tecnologias, é capaz de integrar esses dados e, assim, aumentar a qualidade e quantidade de informações, permitindo ao gestor tomar decisões mais assertivas ao evitar “achismos“.

Portanto, se você, às vezes, se sente sem saber o que fazer ou indeciso sobre onde, como e em que investir, talvez seja interessante estudar mais sobre o assunto e conhecer suas opções.

Estrutura do BI

A inteligência de negócios utiliza diversos tipos de informações, internas e externas à empresa, para dar suporte à criação, e o acompanhamento, de melhores estratégias, a fim de garantir um maior potencial competitivo. Isso inclui a leitura de dados primários, como aqueles provenientes dos softwares de gestão, como explicamos anteriormente, mas também de informações secundárias.

Esses dados, que têm origens externas à empresa, são provenientes de redes sociais, pesquisa de mercado e até mesmo de softwares específicos de Business Intelligence, por exemplo. Essas informações buscam entender melhor o público-alvo e os clientes, os desafios competitivos, inovações tecnológicas e industriais, cenário econômico e tendências culturais.

A inteligência de negócios inicia com um processo conhecido como Data Warehousing, o armazenamento de dados, que têm origens em diferentes fontes e que, juntos, possibilitam a mineração, fase posterior, quando são analisados padrões válidos, com o objetivo de possibilitar o entendimento das informações e suporte à tomada de decisão.

Você já ouviu falar no Big Data? Se a resposta foi sim, você já deve ter entendido que o Business Intelligence, aliado a um grande volume de dados, pode ser um grande diferencial no aumento da competitividade e crescimento da empresa, sobretudo com os avanços na tecnologia e inovações no mercado.

Vantagens da Inteligência de Mercado para as empresas

Entenda melhor como o Business Intelligence funciona na prática e quais benefícios ele pode trazer para a sua empresa.

Acompanhamento em tempo real

Como gestor você precisa saber mais do que a quantidade de riqueza que a empresa gerará em determinado período. A previsibilidade do fluxo de caixa é essencial para uma boa administração, concorda? Isso facilita o planejamento estratégico e financeiro. O Business Intelligence, por meio de seus métodos e sistemas, consegue fazer esse acompanhamento com mais eficiência do que planilhas no Excel.

Gerenciamento de estoque

É varejista? A inteligência de negócios pode ser bastante eficaz em monitorar e ajustar, automaticamente, os níveis de estoques dos seus produtos, principalmente se você utiliza um bom software financeiro e de gerenciamento da cadeia de abastecimento.

Melhoria na tomada de decisões

Já explicamos como a transformação de dados em informação é essencial para a gestão de empresas. Se o gestor tem a sua disposição o conhecimento necessário, ele conseguirá estrategicamente e tomar melhores decisões para o alcance ou mesmo superação dos objetivos da empresa.

Otimização de processos

Além de tornar o processo de inclusão e análise de dados mais dinâmico do que planilhas, ao utilizar um programa de Business Intelligence, a empresa conseguirá atuar com mais rapidez e evitar erros, além de diminuir a quantidade de tentativas para obter melhores resultados, uma vez que suas ações são mais objetivas.

Maior entrega de resultados

Se você otimiza os seus processos e, com isso, leva menos tempo na realização de testes e nas atividades, certamente você e a sua equipe será mais produtiva e, com isso, gerará melhores retornos sobre os investimentos.

Suporte para novas tendências de mercado

Ao analisar as informações geradas pela união entre os dados internos e externos, é possível conhecer inovações no mercado, oportunidades de investimento e, assim, criar melhores ofertas.

Fidelização de clientes

Outro grande benefício de gerir uma empresa com análise de dados é poder entender melhor o consumidor e, assim, segmentar melhor suas campanhas. Essa estratégia é tão interessante que pode ser utilizada não só para gerar leads com maior potencial de compra, mas para atrair aqueles que tendem a ser clientes no longo prazo e evitar o perfil oposto.

Maior eficiência do marketing

O objetivo do marketing é entender o mercado e fazer a empresa crescer, certo? Os dados gerados pela inteligência de negócios ajudam na criação de campanhas mais assertivas, com foco na melhoria progressivas dos indicadores de performance, como aumento no Retorno sobre o Investimento (ROI) e redução no Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e, com um software de BI, muitas vezes, esse acompanhamento é mais fácil com o uso de gráficos.

Obviamente isso também influencia nas vendas, já que o gestor conhecerá melhor o cliente e saberá identificar os melhores vendedores, práticas e ofertas.

Auxilio para área de compras

Sim! A inteligência de mercado também ajuda a otimizar os processos do setor de compras com uma gestão de fornecedores e estoque mais objetivo ao analisar métricas e, assim, analisar as melhores soluções.

Suporte ao Business Intelligence

A inteligência de negócios, como você pôde perceber ao longo do artigo, gera oportunidades incríveis, porém, a implementação, integração e utilização desses sistemas pode ser um pouco complicada se você não tem um time com expertise no assunto. Felizmente, é possível obter ajuda profissional sem custos com a contratação de novos funcionários.

Se você quiser tomar melhores decisões gerenciais, entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar na melhoria de performance do seu negócio. Basta preencher o nosso formulário de contato, enviar um e-mail para [email protected] ou ligar no (41) 3336-3663.