No mundo digital existem inúmeras possibilidades, por meio de estratégias de marketing digital, para impactar o seu público e envolvê-lo nos seus negócios, seja ele nacional ou internacional. Para isso, é necessário estudar minuciosamente o plano de negócio, as necessidades, condições de expansão e a concorrência em outros países.

Se a sua empresa chegou ao nível em que existe a possibilidade de expandir para o campo estrangeiro, confira essas dicas infalíveis de SEO internacional para a sua marca entrar no mercado exterior!

O que é SEO internacional?

O SEO internacional é o processo de otimização de um website, para que os mecanismos de busca possam identificar quais países você deseja segmentar e que idiomas deve usar no seu negócio.

Ao diagnosticar que uma boa parte dos visitantes do seu site vem de um país diferente daquele em que você está localizado, talvez tenha chegado o momento de fazer algumas alterações no seu canal, para criar uma melhor experiência aos usuários internacionais e atribuir a essa nova descoberta a possibilidade de novos ganhos.

Por que usar o SEO internacional?

Suponhamos que no Brasil o seu negócio está realmente funcionando no ambiente virtual. De repente, você repara que o fluxo de usuários do Canadá, Estados Unidos e México aumentaram consideravelmente, marcando uma forte presença no seu site, e você aproveita a oportunidade para investir no SEO internacional.

O que você automaticamente encontra nesse acontecimento é a possibilidade de criar os mesmos conteúdos e conquistar esses mercados. Mas é aí que você se engana! A cultura, a estrutura, as necessidades e o comportamento, são todos diferentes em cada país. Por isso, é muito importante estudar todos os aspectos geográficos para atribuir uma comunicação mais efetiva em cada território.

Quais as melhores práticas de SEO internacional?

Produzir conteúdos originais significa criar uma identidade e construir um diferencial para a sua marca. Para isso, existem táticas capazes de auxiliar nessa produção, como pesquisa de palavra-chave, análise na jornada de compra, referências externas, brainstorm, entre outras.

Pesquisar quais são as ações publicitárias que os seus concorrentes fazem, com qual público eles falam, de que forma se comunicam com o consumidor e quais são as avaliações que esses consumidores atribuem, são formas de tentar sair na frente e conseguir destaque no mercado.

Como desenvolver uma estratégia?

Estude uma estratégia de otimização do SEO internacional para aplicar aos leitores. Para dar início, é muito importante realizar a verificação do tráfego mapeando a localização dos visitantes do seu site. Caso você já tenha um grande público internacional, comece com o país que exibe o maior tráfego. Caso ainda não tenha esse conhecimento, acesse o Google Analytics e clique em “Público”, onde aparecerão duas abas escritas “Geolocalização” e “Linguagem”. Veja alguns passos essenciais!

Defina o seu potencial cliente

Você já deve ter a sua persona definida no seu país de origem. Agora, chegou a hora de definir aquela que representará outros países. Para isso, o passo a passo citado acima ajudará no entendimento dos interesses, cultura e gênero.

Analise a concorrência

Quando se fala em expandir os negócios para o mercado internacional, significa que a empresa passará por dois processos importantes: o crescimento e a busca por um novo mercado consumidor.

Com a ferramente SEMRush, por exemplo, você pode visualizar o tráfego mensal do seu site, como as páginas mais visitadas, o tempo médio de duração de visitação, taxas de rejeição e muito mais! Além disso, é possível analisar a concorrência, ou seja, ela oferece a possibilidade de descobrir quais palavras-chave você está ranqueando e identificar quais outros sites estão fazendo backlinks para o seu blog ou site.

Pesquise as palavras-chave mais buscadas pelos consumidores e por seus concorrentes

Depois de identificar quais são os seus concorrentes, precisamos buscar quais são as palavras-chaves internacionais que eles usam para serem encontrados nas melhores posições dos buscadores, e principalmente no Google.

Em estratégia de campanha, você tem a liberdade para comprar a mesma palavra-chave do seu concorrente ou até adquirir a palavra que represente a marca dele. Pode ser que seja necessário investir um pouco mais de verba, porém, não deixa de ser uma boa estratégia.

Atente-se às regras técnicas mais importantes

Não deixe de lado as regras mais importantes para obter sucesso nos seus investimentos internacionais. Garanta que a sua estratégia seja implementada de forma proveitosa respeitando as boas práticas do Google.

Pense na experiência do usuário

O que é prioridade para o usuário? Um layout atrativo ou funcional? Certamente as duas opções! Na hora de criar uma loja virtual, por exemplo, muitos administradores passam por esse dilema entre priorizar um layout mais atrativo ou funcional. Portanto, é fundamental conhecer a importância de cada uma das escolhas e como elas podem ser equilibradas.

 Preocupe-se com a estrutura do site

Nessa etapa, é muito importante que você tenha definido o seu objetivo entre país, idioma ou híbrido. Se o seu intuito é focar em um grupo de países que compartilham o mesmo idioma, opte por uma abordagem fundamentada na seleção do idioma. Caso contrário, se você quer que o conteúdo se dirija a um país específico, então opte pela segmentação por país.

Escolha um servidor confiável

Existem muitas opções de modelos e marcas no mercado. Por isso, definir qual é o servidor mais adequado para a sua empresa pode ser um tanto complicado. No entanto, existem alguns fatores que você deve levar em consideração ao escolher — por exemplo, a quantidade de usuários, o número de aplicações e os tipos de serviços que o servidor suportará.

Programe corretamente o hreflang

A funcionalidade do hreflang vai influenciar muito na relação entre as páginas da web em idiomas alternativos. Desse modo, é muito útil produzir um conteúdo específico para um público local.

Para realizar todas essas etapas é indispensável o auxílio de um profissional especialista na área que desenvolverá um trabalho com convicção dos resultados. Além do mais, fica muito mais fácil ajustar uma campanha quando é possível identificar o problema com mais rapidez.

Neste artigo, citamos a importância em avaliar o cenário para uma possível internacionalização e o quanto a escolha desse novo negócio poderá contribuir para os ganhos da sua empresa. Essa análise constituiu na avaliação do ambiente competitivo, a descoberta das melhores palavras-chave para conteúdos localizados e os aspectos técnicos para desenvolver um site funcional e moderno.

A estratégia de SEO internacional parece muito complicada em um primeiro momento, mas depois que conseguimos compreender a sua real função e importância para agregar valor às novas estratégias de marketing digital, fica mais fácil desenvolver campanhas e obter melhores resultados.

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