Ultimamente você já deve ter ouvido falar sobre tendências de mercado. Mas por que você precisa saber disso? Confira nosso artigo!

Muito se fala sobre tendências de mercado, principalmente nos últimos anos. As tendências de mercado são usadas para indicar a você os comportamentos que indicam uma nova e/ou diferente maneira das pessoas se relacionarem com o mundo. Afinal, são aquelas novidades que toda empresa precisa conhecer. Continue a leitura e descubra mais sobre as tendências de mercado!

O que são tendências de mercado?

Tendências – sejam de mercado, ou seus desdobramentos como tendências de marketing ou de moda – não surgem da noite para o dia. Tampouco se referem a fatores futurísticos. As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação por parte das pessoas. Além disso, estão relacionadas às demandas dos consumidores e às ofertas do mercado e que ganharão força no futuro.

Em resumo, as tendências são um movimento do mercado e você pode identificá-las através de sinais em situações sociais, culturais, mudanças econômicas, entre outros contextos. Sendo assim, ao identificá-la, é possível que você preveja e consiga se adaptar ao comportamento que o seu consumidor adotará futuramente.

Dessa forma, uma tendência de mercado é o indicativo de um caminho a ser seguido, uma “pista” de que o comportamento dos consumidores está mudando para alguma direção. Mas, ao mesmo tempo, isso não significa que quem apostar nesse direcionamento estará com o sucesso garantido. Como o próprio nome já diz, é uma tendência que pode ser absorvida pela sociedade ou apenas passar como um modismo e acabar rapidamente.

Mas afinal, qual é a importância de você, profissional de marketing, saber e estar ligado nas tendências de mercado?

A importância das tendências para profissionais de marketing

Estar antenado e prever as tendências colabora para o desenvolvimento de suas estratégias de marketing para que sejam mais assertivas. Confira alguns pontos indicados a seguir:

  • Observar possibilidades de mudança – este é um grande desafio para as empresas, visto que a habilidade de se adaptar rapidamente às mudanças se tornou uma vantagem competitiva essencial. Prever tendências de mercado e novos comportamentos pode fazer toda diferença para você no desenvolvimento dos seus produtos ou de campanhas de comunicação e marketing.
  • Estar à frente da concorrência – ao identificar as tendências antes da concorrência, você traz a sua empresa uma vantagem competitiva sem precedentes, já que sua empresa será percebida como pioneira e transformadora.
  • Atender as necessidades e desejos dos clientes de maneira assertiva – quanto antes você detectar as tendências que atuam no seu mercado, mais rápido conseguirá adaptar e/ou mudar seus produtos e serviço. Isso para alinhá-los aos benefícios esperados pelos seus consumidores e alcançar melhores resultados.
  • Gerar novas ideias de produtos, serviços e/ou novos negócios – as tendências de mercado podem facilitar a percepção de insights e/ou novas ideias para sua empresa. Elas podem ser usadas e desenvolvidas em novos mercados, gerar novos negócios, ou novos produtos ou serviços que podem conectar sua empresa a um novo grupo de consumidores. 

Como e onde ficar atento e de olho nas tendências de mercado

Uma das tarefas essenciais para você que trabalha com marketing é ficar por dentro das tendências de mercado. E para facilitar o seu trabalho, existem alguns relatórios e plataformas que tratam desse assunto e que vale a pena sempre dar uma olhada. Fique por dentro das tendências mais recentes com essas ferramentas:

  • Trendwatching

    É uma empresa americana de tendências, que pesquisa o mundo todo em busca das tendências de consumo mais promissoras. Além disso, apresenta relatórios anuais com diversos insights relacionados ao que é identificado como comportamentos e tendências de mercado. Essa ferramenta pode ser muito útil para você e seu negócio;

  • Google Trends

    É uma ferramenta do Google que mostra quais são os termos mais buscados em determinado período de tempo. Sendo possível saber o que o mundo está pesquisando e, com isso, ter noção pode vir a se tornar uma tendência. E afinal, adequando os resultados encontrados para que eles sejam utilizados em relação ao seu segmento e empresa. Você já usou essa plataforma alguma vez?

  • WGSN Insider

    Uma das maiores empresas de trendforecasting do mundo, com foco específico no segmento da moda. Mas trata de diversos comportamentos ligados à cultura, estilo de vida e estratégias que podem inspirar novos insights. Os reports costumam ser pagos, mas a WGSN tem um blog em português com resumos para você que quer ter um pouco da experiência de seus conteúdos.

  • Springwise

    Um site que conta com uma rede de colaboradores qualificados espalhados pelo mundo e que apresenta as mais novas tendências e comportamentos. Existem conteúdos pagos, mas é possível assinar seu newsletter ou consultar alguns artigos no blog gratuitamente.

  • Fjord Trends

    Já está no décimo quarto de uma série de relatórios anuais da rede global de designers e criativos da Accenture Interactive. Também contribui para uma nova visão de um grande grupo de designers que estão espalhados pelo mundo todo e que unificam sua visão de mundo nesses relatórios.

  • Mindminers

    Empresa que combina tecnologia e pesquisa de mercado para desvendar o comportamento humano. Além disso, tem diversos conteúdos gratuitos no blog que trazem temas bastante relevantes para você! Esses servem para te inspirar a um olhar diferenciado sobre as pessoas e seus comportamentos de consumo.

A Pontodesign acompanha as tendências

Como especialistas em design e marketing digital, nós aqui na Pontodesign buscamos constantemente compreender o que os consumidores querem. Dessa forma, para conseguirmos prever o futuro do comportamento do consumidor com precisão. Além de sermos mais assertivos nas ações que desenvolvemos para nossos clientes. 

Futuramente iremos compartilhar diversos conteúdos relacionados às tendências de mercado, então fique ligado! Então, visite nosso site e entre em contato. Nós adoraríamos ouvir você!