Ultimamente você já deve ter ouvido falar sobre tendências de mercado. Mas por que você precisa saber disso? Confira nosso artigo!

Muito se fala sobre tendências de mercado, principalmente nos últimos anos. As tendências de mercado são usadas para mostrar a você os comportamentos que indicam uma nova e/ou diferente maneira das pessoas se relacionarem com o mundo. Afinal, são aquelas novidades que toda empresa precisa conhecer.

Atuando de modo estratégico, a pesquisa de tendências tem se tornado assunto relevante na sociedade contemporânea, pois permite a antecipação de temas de impacto, que estimulam o desenvolvimento de novas abordagens e ações inovadoras para que as empresas mantenham sua relevância e competitividade. Continue a leitura e descubra mais sobre as tendências de mercado!

O que são tendências de mercado?

Tendências de mercado, ou seus desdobramentos como tendências de marketing ou de moda – não surgem da noite para o dia. Tampouco se referem a fatores futurísticos. As tendências de mercado se desenvolvem a partir da necessidade de inovação por parte das pessoas. Além disso, estão relacionadas às demandas dos consumidores e às ofertas do mercado e que ganharão força no futuro.

E pensar no futuro não é algo mágico ou apenas um “chute”… tem muito trabalho, muito estudo, muita atenção aos detalhes e nuances nas mudanças de comportamento das pessoas e suas atitudes de consumo e depois, muita análise para chegarmos na definição de quais podem vir a ser as tendências para um futuro próximo – lembrando que tendências são previsões/possibilidades e não fatos.

Tendências são sinais, são pistas de que algo está mudando e como o futuro pode ser diferente. São exemplos concretos do futuro no presente. Um sinal é um novo produto, um novo serviço, um novo problema que vivenciamos, uma nova tecnologia, um avanço científico, uma nova lei, uma nova empresa ou startup, um novo modelo de negócios, uma nova mentalidade ou comportamento.

Em resumo, as tendências são um movimento do mercado e são identificadas através de sinais em situações sociais, culturais, mudanças econômicas, entre outros contextos. Sendo assim, ao identificá-la, é possível prever e se adaptar ao comportamento que o seu consumidor adotará futuramente.

Dessa forma, uma tendência de mercado é o indicativo de um caminho a ser seguido, uma “pista” de que o comportamento dos consumidores está mudando para alguma direção, mas, ao mesmo tempo, isso não significa que quem apostar nesse direcionamento estará com o sucesso garantido. Como o próprio nome já diz, é uma tendência de mercado que pode ser absorvida pela sociedade ou apenas passar como um modismo e acabar rapidamente.

Mas afinal, qual é a importância de você, profissional de marketing, saber e estar ligado nas tendências de mercado?

Como são Classificadas as Tendências

Com base na análise de tendências, é possível determinar caraterísticas que as distinguem umas das outras. É muito comum encontrar essas categorias definidas segundo a escala perceptível da tendência; isto é, o alcance da mesma, em termos de setores afetados e de abrangência social implícita.
Dessa forma, as tendências são movimentos que geram impactos e são classificadas como macrotendências, passando pelas microtendências, chegando as modas passageiras.
  • Macrotendências: chamadas de tendências de base, são movimentos e mudanças globais, poderosos e de larga escala, que se manifestam de forma consistente na sociedade e que influenciam fortemente o futuro e alteram a cultura social. Atingem vários setores do mercado – sociais, econômicos, políticos, ambientais e tecnológicos – costumam levar bastante tempo para serem instauradas em sua totalidade e causam mudanças e/ou modificam completamente a forma como a sociedade lida com o tema.
  • Microtendências: processos de mudança que originam o desenvolvimento de novas ideias, sejam novos negócios, novos produtos ou serviços ou novas marcas. São mudanças que exercem influência sobre a sociedade no dia a dia e são a forma mais “comercial” de apresentar as macrotendências aos consumidores. São desdobramentos e formas de tangibilizar as macrotendências no dia a dia das pessoas.
  • Modismo: é um tipo de tendência super passageira, que ganha popularidade rapidamente e desaparece com a mesma rapidez. São mais facilmente percebidas através da moda, na arquitetura, gastronomia e na mídia.
  • Contratendência: toda a tendência provoca uma contratendência, que pode ser definida como a manifestação de forças no sentido oposto e complementar, como uma oposição a uma tendência dominante. O estilo punk contrastou com a cultura hippie, por exemplo.

A importância das tendências de Mercado para profissionais de marketing

Uma tendência de Mercado é definida como uma mudança que tem a capacidade de influenciar a dinâmica dos negócios e o comportamento dos consumidores. Por isso, olhar as tendências serve para perceber sinais que merecem atenção para, a partir da continuidade dos estudos, avaliar os resultados potenciais que isso pode trazer para o futuro. Não é simplesmente “prever o futuro”, mas sim identificar o que é possível de se entender sobre o futuro e isso é muito importante seja para o time interno de marketing da empresa ou para uma agência de marketing.

Estar antenado e prever as tendências de mercado colabora para o desenvolvimento de suas estratégias de marketing para que sejam mais assertivas. Confira alguns pontos indicados a seguir:

  • Observar possibilidades de mudança: este é um grande desafio para as empresas, visto que a habilidade de se adaptar rapidamente às mudanças se tornou uma vantagem competitiva essencial. Prever tendências de mercado e novos comportamentos pode fazer toda diferença para você no desenvolvimento dos seus produtos ou de campanhas de comunicação e marketing digital.
  • Estar à frente da concorrência: ao identificar as tendências de Mercado antes da concorrência, você traz a sua empresa uma vantagem competitiva sem precedentes, já que sua empresa será percebida como pioneira e transformadora.
  • Atender as necessidades e desejos dos clientes de maneira assertiva: quanto antes você detectar as tendências de mercado que afetam seu segmento, mais rápido conseguirá adaptar e/ou mudar seus produtos e serviço. Isso para alinhá-los aos benefícios esperados pelos seus consumidores e alcançar melhores resultados. Se fala muito em empresa com foco no cliente não? Então, está é a forma correta de ter informações para colocar isso em prática.
  • Gerar novas ideias de produtos, serviços e/ou novos negócios: as tendências de mercado podem facilitar a percepção de insights e/ou novas ideias para sua empresa. Elas podem ser usadas e desenvolvidas em novos mercados, gerar novos negócios, ou novos produtos ou serviços que podem conectar sua empresa a um novo grupo de consumidores.

Como e onde ficar atento e de olho nas tendências de mercado

Uma das tarefas essenciais para você que trabalha com marketing é ficar por dentro das tendências de mercado. E para facilitar o seu trabalho, existem alguns relatórios e plataformas que tratam desse assunto e que vale a pena sempre dar uma olhada. Fique por dentro das tendências mais recentes com essas ferramentas:

  • Future Today Institute: estruturado pela famosa Amy Webb, futurologista e professora da NYU, o relatório anual Tech Trends é uma leitura obrigatória para todos os setores. Apresenta as principais tendências que afetam diversos setores da economia global, trazendo insights com uma visão bastante estratégica para a tomada de decisão nas empresas.
  • Trendwatching: É uma empresa americana de tendências, que pesquisa o mundo todo em busca das tendências de consumo mais promissoras. Além disso, apresenta relatórios anuais com diversos insights relacionados ao que é identificado como comportamentos e tendências de mercado. Essa ferramenta pode ser muito útil para você e seu negócio;
  • Google Trends: É uma ferramenta do Google que mostra quais são os termos mais buscados em determinado período de tempo. Sendo possível saber o que o mundo está pesquisando e, com isso, ter noção pode vir a se tornar uma tendência. E afinal, adequando os resultados encontrados para que eles sejam utilizados em relação ao seu segmento e empresa. Você já usou essa plataforma alguma vez?
  • WGSN Insider: Uma das maiores empresas de trendforecasting do mundo, com foco específico no segmento da moda. Mas trata de diversos comportamentos ligados à cultura, estilo de vida e estratégias que podem inspirar novos insights. Os reports costumam ser pagos, mas a WGSN tem um blog em português com resumos para você que quer ter um pouco da experiência de seus conteúdos.
  • Springwise: Um site que conta com uma rede de colaboradores qualificados espalhados pelo mundo e que apresenta as mais novas tendências e comportamentos. Existem conteúdos pagos, mas é possível assinar seu newsletter ou consultar alguns artigos no blog gratuitamente.
  • Fjord Trends: Já está no décimo quarto de uma série de relatórios anuais da rede global de designers e criativos da Accenture Interactive. Também contribui para uma nova visão de um grande grupo de designers que estão espalhados pelo mundo todo e que unificam sua visão de mundo nesses relatórios.
  • Mindminers: Empresa que combina tecnologia e pesquisa de mercado para desvendar o comportamento humano. Além disso, tem diversos conteúdos gratuitos no blog que trazem temas bastante relevantes para você! Esses servem para te inspirar a um olhar diferenciado sobre as pessoas e seus comportamentos de consumo.

E onde está o novo?

O processo de adoção, difusão e declínio das tendências é composto por várias etapas, e foi Everett Rogers que apresentou o conceito da Curva da Difusão da Inovação, o processo por meio do qual as inovações são adotadas ao longo do tempo. Resumidamente, a Curva da Difusão demonstra como uma tendência ganha impulso e se difunde através de um grupo específico.

curva da difusão da inovação

A curva da difusão da inovação procura explicar como e por que novas tendências são adotadas, com tempos determinados espalhados por longos períodos. Dessa forma, Rogers esclarece que certas pessoas tendem a imitar mais do que a se distinguir, ao passo que outras se tornam os líderes desses grupos, dotadas de um forte componente criativo, o que as torna “lançadoras de tendências” guiando outras pessoas pelo mesmo caminho e reduzindo o comportamento ao modelo desse líder.

Uma tendência inicia com os Inovadores, que são os primeiros a adotar uma nova tendência e continua entre os disseminadores, em especial os Trendesetters, que disseminam o conceito, pois têm alto grau de liderança de opinião entre as outras categorias de adotantes. Os Early adopters, que iniciam o processo de massificação do consumo. Quando uma tendência atinge o Mainstream, ou seja, está consolidada na sociedade, ela está perdendo sua intensidade e irá ser substituída. E ainda temos os Late adopters, que são os retardatários e bastante resistentes em aceitar as mudanças.

E como conseguir prever e estar antenado nas tendências de Mercado?

A melhor forma de responder a este questionamento é usando os dados para conhecer profundamente a recorrência de padrões comportamentais, que são os indícios de para onde a sociedade está caminhando.

  • Curiosidade nata: atenção aos pequenos detalhes, aos sinais de mudança, e uma grande habilidade de pensar de maneira multidisciplinar. Extrapole a visão além das paredes da sua baia, ou seja, saia e preste atenção no mundo, nas pessoas, nas coisas a sua volta, nas mais diversas situações, indo além do foco apenas no seu segmento de atuação.
  • Tenha múltiplas visões e perspectivas sobre o mundo: ser um pesquisador de tendências é como um “detetive de lifestyle” que procura padrões e mudanças em atitudes, mindsets, estilos de vida, que caminham se distanciando do padrão e do pensamento dominante no momento. Observe e identifique conexões cruciais entre desenvolvimento, padrões e rupturas no comportamento do consumidor.
  • Compreenda o passado: para observar as tendências, é categórico entender que elas estão interligadas e conectadas ao passado e ao presente dos fatores socioeconômicos e culturais que influenciam as histórias de sucesso da sociedade e da empresas de amanhã.

E vale ressaltar que todas as tendências de mercado possuem guias ativos e guias passivos que promovem ou desencorajam a difusão das mesmas:

  • Guias ativos das tendências de mercado: razões que dizem respeito às caraterísticas específicas de uma tendência, como por exemplo: a simplicidade com que se adota, a praticidade e visibilidade, e se resulta em algum benefício físico (saúde) ou emocional (status, confiança ou entusiasmo);
  • Guias passivos das tendências de mercado: razões que se encontram no cenário da tendência, sobre o qual a tendência não exerce controle, mas o qual pode controlar a difusão da tendência. São cinco atributos que aceleram a difusão:
    1. Vantagem relativa: grau em que uma inovação é percebida como melhor em relação a ideia que vai substituir;
    2. Compatibilidade: grau em que uma inovação é percebida como sendo consistente com os valores existentes, experiências passadas e necessidades de potenciais adotantes;
    3. Complexidade: grau em que uma inovação é percebida como difícil de se entender e/ou aplicar;
    4. Experimentação: grau em que uma inovação pode ser experimentada;
    5. Visibilidade: grau em que uma inovação e os seus resultados são visíveis.

Algumas metodologias para o estudo de tendências de Mercado

A pesquisa de tendência de mercado serve para todo tipo de negócio e uma maneira efetiva e relativamente rápida de realizar um estudo de tendências se dá através da construção de uma desk research, ou seja, pesquisa de dados secundários, que pode ser feita por meio da pesquisa no Google, em portais específicos dos temas a serem estudados, artigos, podcasts e/ou relatórios.

Uma metodologia bastante interessante, é a da RedScout que parte da uma desk research para estruturar uma leitura de códigos:

  • Códigos residuais: se referem ao que funcionou no passado, mas ainda molda o presente.
  • Códigos dominantes: se referem ao que está vigente e atual no presente.
  • Códigos emergentes:  se referem ao que está por vir, no futuro, a partir de percepções de mudança no presente.

Outra metodologia bastante usual, e que permite um estudo de futuros plurais, a partir do levantamento de uma tendência, é o Cone dos Futuros. Em 2017, Joseph Voros, pesquisador do Copenhagen Institute for Futures Studies apresentou esse conceito para desenho dos futuros plurais.

cone dos futuros

ia foi criada para desenhar futuros com múltiplos cenários potenciais ao longo de um período específico, a partir do momento presente. Quanto mais ao centro, mas provável que aconteça e quanto mais longe do centro (possível), mas improvável de acontecer.
E outra metodologia bastante utilizada é a Roda do Futuro, que permite desenhar possibilidades ainda inexistentes para o cenário, a partir de uma tendência, levando a se pensar um panorama do futuro a partir das relações de causa e consequência, complementares ou conflitantes.

roda do futuro

Em resumo…

Não podemos “antever o futuro”, mas podemos e devemos “fazer previsões”, pois as tendências são histórias sobre o modo como o mundo poderá ser amanhã, histórias que podem nos ajudar a reconhecer e adaptar-se aos aspectos do nosso cotidiano. Pois, se não pensarmos no futuro, a única possibilidade será a apenas REAGIR, mas não AGIR, porque agir exige antecipação.

A Pontodesign acompanha as tendências

Como especialistas em design e marketing digital, nós aqui na Pontodesign buscamos constantemente compreender o que os consumidores querem. Dessa forma, para conseguirmos prever o futuro do comportamento do consumidor com precisão. Além de sermos mais assertivos nas ações que desenvolvemos para nossos clientes. 

Futuramente iremos compartilhar diversos conteúdos relacionados às tendências de mercado, então fique ligado! Então, visite nosso site e entre em contato. Nós adoraríamos ouvir você!