Um site com bom ranqueamento no Google tem um diferencial importante que interfere no faturamento da empresa. Para que isso aconteça, ele precisa ter visibilidade e tráfego, ou seja, relevância. É por isso que o Google link building é essencial.

Ele é uma das principais estratégias de SEO e pode resultar no reconhecimento de um domínio com autoridade. Quando são inseridos links de qualidade, isso ajuda a conquistar a primeira posição no mecanismo de busca do Google.

Ao inserir links de outras páginas ou ter o seus links mencionados em outras, por exemplo, o Google os interpreta como um indicativo de autoridade. Portanto, neste post, trazemos tudo o que você precisa saber sobre o Google link building. Boa leitura!

O que é Link Building?

Podemos defini-lo como um conjunto de estratégias de SEO baseadas na construção de uma rede de link. Ao melhorar a experiência do usuário, possibilitando o acesso a conteúdos pela navegação em outras páginas, ganha-se autoridade diante dos mecanismos de busca. A sua principal função é melhorar a qualidade de um site por meio do PageRank, o algoritmo do Google que identifica a relevância do site.

De forma mais direta, o link building é uma maneira de aumentar o rendimento do site por meio de referências de qualidade em outras páginas. Ao falarmos em “qualidade”, retiramos a possibilidade do uso do link como spam em comentários de sites, por exemplo. Inclusive, o uso incorreto de link building gera penalidades aplicadas pelo Google.

Quais os tipos de Google link building existentes?

Podemos observar a utilização de links em diversos espaços, mas eles precisam ser usados com cuidado, pois a simples inserção sem qualquer contribuição para o leitor se caracteriza como indevida e não é levada em conta pelo Google.

Os tipos mais comuns são os links de comentários de blog, links recíprocos, de imagem e os feitos em blogs, em que é permitida a postagem como convidado. Todas as postagens com os links precisam ser contextualizadas.

O que é backlink?

Os backlinks funcionam como um sinal de autoridade do domínio. Falando apenas em estratégias de SEO, os backlinks são usados para otimizar o desempenho.

Temos um backlink quando o link de um site é disponibilizado para acesso em outro site. Eles são os links de entrada — usados em domínios externos que apontam para o seu site. O seu site também pode inserir links que direcionam para outros, isso é o que chamamos de link de saída.

Como o Google interpreta a estratégia com o uso de backlinks?

A análise por parte do Google é como se fosse um voto de confiança. Se o domínio que usou o link tem credibilidade, o site proprietário da página contida no link é visto como relevante.

Os backlinks são avaliados por meio do PageRank, o algoritmo do Google que mede a qualidade e a relevância do site. Quanto mais links entrantes um site tiver, mais o buscador vai detectar e maior será a pontuação ou a autoridade que ele vai ter.

A busca pelo ranqueamento não pode desrespeitar as diretrizes do Google. Caso isso aconteça, o site será penalizado e tudo o que foi feito pode ser perdido. Isso é tão importante que nós até produzimos um e-book que aborda, em profundidade, a questão das penalizações do Google, veja aqui.

Portanto, evite o chamado “comportamento manipulador”, que é o uso de links em comentários como spam, o uso de links artificiais e a inserção em textos que não abordam o tema e que, dessa forma, não apresentam relevância para o leitor.

Gostou de saber mais sobre o Google link building? Aproveite a visita para ler sobre como aparecer no Google com pouco investimento!