Um site com bom SEO e bem ranqueado no Google é um diferencial muito importante que inclusive interfere no faturamento da empresa. Para que isso aconteça, ele precisa ter visibilidade e tráfego, ou seja, relevância. É por isso que o Google link building é essencial.

Fazer Google link building é uma das principais estratégias de SEO e pode resultar no reconhecimento de autoridade, para um domínio. Quando inserimos links de qualidade ajuda a conquistar a primeira posição no mecanismo de busca do Google.

Ao inserir links de outras páginas ou ter o seus links mencionados em outros sites, por exemplo, o Google interpreta isso como um indicativo de autoridade do seu site, e com isso, ele aparece antes nos resultados de pesquisa.

Pela importância que isso tem hoje, neste post, iremos trazer tudo o que você precisa saber sobre o Google link building. Boa leitura!

O que é Link Building?

De forma mais ampla, podemos definir como um conjunto de estratégias de SEO baseadas na construção de uma rede de links.

O objetivo é sempre melhorar a experiência do usuário, possibilitando o acesso a conteúdos pela navegação em outras páginas. Dessa forma, facilitando a vida do navegante, ganha-se autoridade diante dos mecanismos de busca.

A sua principal função é melhorar a qualidade de um site por meio do PageRank, o algoritmo do Google que identifica a relevância do site.

De forma mais direta, o link building é uma maneira de aumentar o rendimento do site por meio de referências de qualidade em outras páginas.

Mas atenção, reparem que falarmos em “qualidade”, e isso retira a possibilidade do uso do link como spam em comentários de sites, por exemplo. Inclusive, o uso incorreto de link building gera penalizações, que o próprio Google aplica.

Quais os tipos de Google link building existentes?

Quando sabemos o que é, começamos a perceber que o link building é usado em diversos sites, mas como dissemos acima, isso precisa ser feito com cuidado. A simples inserção de links em páginas, sem qualquer contribuição para o leitor, é percebida pelo Google como indevida, e não é levada em conta por ele.

Os tipos mais comuns são os links de comentários de blog, links recíprocos, de imagem e os feitos em blogs, em que é permitida a postagem como convidado. Todas as postagens com os links precisam ser contextualizadas e comunicadas. Um exemplo de Google link building bem feito é a troca de links entre a Pontodesign e o RD Station. O Joaquin Fernandez Presas, nosso diretor, foi convidado para escrever um artigo no Blog das Agencias de Resultados sobre Identidade Visual, uma de suas especialidades. Em contra partida, ao longo deste e outros artigos do Bolo da Pontodesign, temos links apontando para diferente páginas, da RD Station.

O que é um backlink?

Os backlinks são percebidos pelo Google como um sinal de autoridade do domínio. Falando apenas em estratégias de SEO, os backlinks são usados para otimizar o desempenho.

Temos um backlink quando o link de um site é disponibilizado para acesso em outro site. Eles são os links de entrada — usados em domínios externos que apontam para o seu site.

O seu site também pode inserir links que direcionam para outros, isso é o que chamamos de link de saída (ou exit link).

Como o Google interpreta a estratégia com o uso de backlinks?

A análise por parte do Google é como se fosse um voto de confiança. Se o domínio que usou o link tem credibilidade, o site proprietário da página contida no link é visto como relevante.

Os backlinks são avaliados por meio do PageRank, o algoritmo do Google que mede a qualidade e a relevância do site. Quanto mais links entrantes um site tiver, mais o buscador vai detectar e maior será a pontuação ou a autoridade que ele vai ter.

Mas tem uma coisa, a busca pelo ranqueamento não pode desrespeitar as diretrizes do Google. Caso isso aconteça, o site será penalizado e tudo o que foi feito pode ser perdido. Isso é tão importante que nós até produzimos um e-book que aborda, em profundidade, a questão das penalizações do Google, veja aqui.
Portanto, evite o chamado “comportamento manipulador”, que é o uso de links em comentários como spam, o uso de links artificiais e a inserção em textos que não abordam o tema e que, dessa forma, não apresentam relevância para o leitor.
Gostou de saber mais sobre o Google link building? Aproveite a visita para ler sobre como aparecer no Google com pouco investimento!