As possibilidades de conexão com a web estão cada vez mais simplificadas. Para ser mais exato, estão à palma da mão e podem ser levadas para qualquer lugar. No Brasil, 47% das pessoas que têm acesso à internet fazem uso de dispositivos móveis, o que deixa claro como o mobile marketing pode ser importante.

Neste artigo, você vai entender melhor do que se trata essa estratégia e como ela pode aproveitar a crescente demanda de smartphones e tablets, além de conhecer boas razões para investir em mobile marketing. Confira!

O que é mobile marketing?

O marketing evoluiu e, atualmente, passa um tanto quanto longe das estratégias tradicionais, conhecidas como off-line. A era digital trouxe possibilidades bastante amplas e eficientes, que puderam se juntar às campanhas mais conhecidas, potencializando esse trabalho.

A evolução também se deu na tecnologia em si, influenciando a maneira como a sociedade se relaciona com eletrônicos. Antigamente, era normal que cada casa tivesse um computador, visto como algo importante. Hoje, para fins de navegação, um smartphone ou tablet bastam.

O mobile marketing nada mais é do que a estratégia de adaptar e posicionar campanhas de empresas nas possibilidades que as plataformas mobile oferecem. Assim, usando todos esses recursos, é possível que um negócio se mantenha próximo e preciso na hora de executar suas ações de marketing.

O mobile marketing é resultado de um comportamento

Se a proposta é atingir seu público-alvo, você precisa se comunicar com ele da forma certa e pelos canais adequados, usando todos os recursos possíveis para fazer campanhas cada vez mais precisas e eficientes. O mobile marketing permite isso quando se trata de aparelhos móveis.

A era mobile se estabilizou de vez e, com ela, vieram as adaptações de absolutamente tudo. As transmissões passaram a ocorrer via streaming, grandes companhias desenvolveram aplicativos e até a publicidade mudou. O marketing mobile é resultado dessas evoluções.

Por que essa estratégia vem crescendo?

Atualmente, 72 milhões de brasileiros acessam a internet diariamente a partir de seus smartphones, o que também inclui um grande volume de pessoas que faz isso em tempo integral, por dados móveis (3G/4G) ou em redes Wi-Fi.

Esse número ajuda a entender como a conexão com a web mudou. Ela envolve diversos pontos, como:

  • facilidade de acesso à informações.
  • mais senso de urgência;
  • disponibilidade cada vez maior de recursos inteligentes e questões técnicas (telas menores e geolocalização, por exemplo).

Todas as mudanças acima já podiam ser previstas por especialistas e estudiosos da área, porém nem mesmo isso é motivo para não se surpreender com o crescimento da estratégia de mobile marketing.

Se há cada vez mais pessoas comprando pelo mobile, buscando informação, interagindo e realizando diversas atividades dentro dessas plataformas, é imprescindível que as empresas saibam se posicionar nesse ambiente.

Naturalmente, o mobile marketing cresceu para aproveitar esse novo comportamento de navegação e consumo. Foi o meio que influenciou as transformações que vemos atualmente!

Quais são os motivos para investir em mobile marketing?

A importância das estratégias de marketing para um negócio é enorme, o que demanda uma adaptação à realidade atual e gera, assim, os melhores resultados. Vale a pena dedicar um orçamento a essa etapa do trabalho!

Investir em mobile marketing é fundamental nos dias de hoje, graças às possibilidades modernas e pontuais que tal estratégia oferece. As razões para apostar nele são várias — e você pode conferir algumas a seguir.

Segmentação por geolocalização

Onde fica sua empresa? Já parou para pensar que, ao pesquisar por determinado comércio pelo celular, o usuário gostaria de encontrar algo próximo de onde ele está? Com a geolocalização, você pode se mostrar, com precisão, a quem está perto de seu negócio.

Veja o exemplo: você tem uma loja de calçados femininos e um usuário pesquisa “sapatos femininos” no Google, estando perto do seu estabelecimento. Se você estiver bem posicionado com uma estratégia de mobile marketing, a pessoa o encontra facilmente.

A principal ferramenta para conseguir essa precisão de localização é o Google Meu Negócio. Nela, você cadastra a empresa e a registra no endereço, possibilitando tal tipo de resultado nas pesquisas.

Interatividade e convergência

Um smartphone e um tablet têm recursos avançados de interatividade, como as câmeras, os microfones e as localizações. Se você pode explorar isso em suas estratégias de marketing, é cada vez mais forte a possibilidade de se comunicar com seu público-alvo.

Exemplos disso são as buscas de voz no Google, que, atualmente, representam 20% das pesquisas no aplicativo para Android. A tendência é que o número cresça, dada a facilidade que esse recurso oferece. Sendo assim, a empresa precisa se adaptar!

A interatividade também é um recurso com alta capacidade de engajamento, ou seja, cria um estreitamento de relação entre público e marca. Os streamings são parte disso, assim como as enquetes do Instagram Stories, recurso recente. Deixar o usuário fazer parte de um processo, interagindo, traz ótimos resultados.

Posicionamento moderno e inovador

Faz muita diferença para a imagem do negócio o fato de se posicionar de forma moderna. Quanto mais ele for capaz de mostrar isso, maior a credibilidade que passa a seus usuários. Se, atualmente, o uso de mobile é grande, uma empresa que investe na área é vista de forma diferente.

Inovar encanta, envolve e chama a atenção do público. Se uma companhia é capaz de trazer modernidade ao marketing, naturalmente abre precedentes para que o público-alvo pense que ela também pode ter esse posicionamento nos serviços e produtos que vende.

Como resultado, a busca pela modernidade e inovação conquista adeptos, fideliza clientes e chama cada vez mais a atenção para captar novos usuários.

Comunicação mais adaptada e adequada

Naturalmente, o ambiente mobile é diferente dos computadores e notebooks tradicionais. A maneira como se consome conteúdos é única, assim como o modo de vê-los na tela do aparelho.

Isso demanda uma comunicação totalmente adaptada e adequada às plataformas móveis. Os recursos são diferenciados, como as redes sociais, abrindo espaço para uma abordagem mais específica e que atinja o público com precisão.

O mobile marketing é fundamental para que as empresas mantenham suas estratégias relevantes e com amplitude de alcance, prezando por recursos modernos e eficientes. Adotar essa possibilidade é adequar-se à realidade atual, mantendo-se em alta e conquistando mais adeptos.

Agora que você já sabe mais sobre o mobile marketing, que tal receber outros conteúdos de qualidade diretamente no seu e-mail? Assine nossa newsletter!

2018-07-18T19:00:37+00:00

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Vamos começar uma parceria de resultado?

Mais do que Marketing Digital, Design, Comunicação, Branding e Consultoria, fazemos a conexão disso tudo, de forma fluida, com estratégia, criatividade e impacto.

(41) 3336 ★ 3663

[email protected]
Av. Cândido Hartmann, 570
24º andar, cj. 244
CEP: 80.730-440, Curitiba-PR

Diga-nos o que você precisa!





marcar uma reuniãopedir um orçamentotirar dúvidas sobre serviços