Sabe como funciona o processo de naming? Essa análise leva em conta diversos fatores para alcançar o público. Então, entenda como deve ser planejado!

O nome de uma marca ou um produto é um dos principais itens da sua identidade que vão entrar em contato com seu público. Por isso, é importante escolher o título de forma correta, a fim de expressar a ideia de forma correta. Sendo assim, esse processo de criação se chama naming, e ele é construído com base em diferentes técnicas e passos importantes. 

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona esse processo de naming e quais são as principais recomendações para a escolha do nome ideal!

O que é naming?

A palavra naming significa basicamente nomear. Por isso, dentro do marketing e da comunicação social, refere-se a um conjunto de técnicas utilizadas para criar nomes de serviços, marcas, empresas, eventos, produtos, projetos e muitos outros tipos de ações.

Esse processo é importante porque o nome (tanto a grafia quanto o seu som) é um dos fatores que compõem a identidade da marca, impactando diretamente a imagem que o usuário tem do produto ou da empresa.

Como ocorre o processo de naming?

O processo de naming utiliza diferentes abordagens para criar um nome adequado às estratégias da empresa. Então, entre os principais fatores analisados, estão:

  • o público-alvo da empresa;
  • a parcela de mercado que se deseja alcançar;
  • aspectos internos e externos às empresas.

Entenda melhor como esses fatores se aplicam no processo criativo com as recomendações que destacamos a seguir.

Quais as principais práticas de naming que você precisa conhecer?

Para que a escolha do nome seja um sucesso e realmente faça a marca se destacar no mercado, é preciso seguir algumas boas práticas.

Pesquise a disponibilidade

Não se pode abrir mão da exclusividade no processo de naming. Afinal, seria terrível se sua marca fosse confundida com outra empresa. Afinal, dependendo do concorrente, além de perder a originalidade, você pode ter problemas legais, já que o registro da marca reserva o direito de uso de um nome.

Prefira algo simples, fácil e curto

O ideal é que esse nome seja simples o suficiente para ser facilmente lembrado pelo público. Além disso, essa característica permite que o próprio cliente possa compartilhar organicamente a marca. Afinal, não haverá dificuldades em digitar ou pronunciar o nome.

Leve em conta o significado da palavra

Um nome com duplo sentido ou com significado polêmico pode resultar no fracasso de um produto. Afinal, um exemplo clássico foi o carro Fiat-Pinto, da Ford, que foi bastante rejeitado pelo mercado.

Não siga modismos

Os modismos perdem a força com o tempo e fazem com as pessoas de uma nova geração não entendam mais o sentido do nome. Normalmente, cair nesse lugar comum é sinal de falta de criatividade.

Avalie a sonoridade e a grafia

Sendo assim, mesmo que o nome em si não tenha um sentido impróprio, a sonoridade pode não ser atraente. Por isso, o ideal é que soe bem aos ouvidos e que possa ser pronunciado com facilidade.

Apele para uma identificação afetiva

Alguns nomes têm o potencial de gerar certa empatia ou despertar emoções ligadas ao produto. Dessa forma, palavras relacionadas a cores e animais, por exemplo, podem ser interessantes se estiverem ligadas a uma atividade específica, como o Redbull, que tenta alcançar o público esportivo.

Experimente outros idiomas

Se você pesquisar palavras de outras línguas que sejam fáceis de pronunciar, você ganha um arsenal de nomes para utilizar.

Pense em diferentes tipos de naming

No processo de naming, é importante levar em conta que existem diferentes tipos de nomes:

  • descritivo: indica o que a empresa faz;
  • de experiência: expressa as emoções que marca proporciona;
  • inventados: palavras novas;
  • toponímicos: referem-se a um local específico;
  • patronímicos: ligados a um nome ou sobrenome de pessoas;
  • composto: juntam duas ou mais palavras;
  • abreviado: parte de uma palavra, como em Intel, de inteligência;
  • sugestivos: sugerem uma ideia;
  • siglas: usam as primeiras letras de alguns nomes ou frases.

O processo de naming exige bastante planejamento e pesquisa para garantir que o nome seja bem aceito pelo público. Afinal, essa etapa é fundamental para o sucesso do projeto.

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