A estratégia de conteúdo é um dos principais pilares do marketing digital e essas ações não devem ser abandonadas durante um momento difícil, como a crise causada pelo Coronavírus. Sabemos que em tempos difíceis, como este que estamos vivendo, as empresas precisam cortar custos.

Contudo, é importante que os gestores enxerguem a produção de conteúdo como um investimento e não um gasto. Afinal, se aplicado estrategicamente, essas ações conseguem se tornar vendas, trazendo retorno mensurável para a empresa.

Por que a estratégia de conteúdo é essencial?

As estratégias de conteúdo fazem parte da identidade da empresa e auxiliam na comunicação alinhada com parceiros e clientes. Confira alguns motivos para manter suas ações de marketing:

As pessoas ainda vão consumir

Embora a pandemia tenha causado muito medo, desemprego e queda na economia, as pessoas ainda vão consumir. De fato, há um cuidado maior nos gastos e há setores que tiveram uma grande queda, como setor de eventos e viagens.

Contudo, a manutenção da estratégia de conteúdo é que vai garantir que as pessoas encontrem sua empresa quando estiverem mais seguras para consumir seus produtos. Por isso, não deixe que sua marca seja esquecida nesse momento.

É preciso manter o relacionamento

Se nesse momento está difícil vender seu produto ou serviço, foque no relacionamento com o cliente. É importante ter sensibilidade e entender que talvez o seu cliente não precise de comprar algo, mas apenas receber apoio e atenção. Assim, busque fazer conteúdos educativos e de prevenção que realmente impactem a vida do usuário naquele momento.

Uma estratégia de conteúdo de sucesso precisa de recorrência

Se sua marca já performa bem no Google e em outros canais, você sabe como é difícil se destacar e se tornar referência. No caso do Google, além das estratégias de SEO, é muito importante manter uma periodicidade nas publicações. Afinal, esse é um dos fatores de ranqueamento da plataforma. Por isso, ao abandonar sua estratégia de conteúdo nesse momento, você estará abandonando todo o trabalho feito até aqui.

As compras online ganharam destaque

No início da pandemia, grande parte do comércio em todo o Brasil ficou fechado para conter o avanço da doença. Com essa nova realidade, houve uma migração para o mercado digital e muitas pessoas que não tinham o hábito de fazer compras online passaram a comprar nesse canal.

Um estudo realizado pela Youpix em parceria com a Brunch mostrou que 71% dos entrevistados afirmaram que iam aumentar o volume de compras online no período. Ou seja, para as marcas que vão manter suas estratégias, fica mais fácil ser encontrado por esses possíveis compradores.

Portanto, antes de sair fazendo cortes, entenda bem a relevância da estratégia de conteúdo nos resultados da sua empresa e busque outras alternativas que possam te ajudar a superar a crise.

Aproveite esse momento e invista em ações de Inbound Marketing. Essa metodologia tem como base o marketing de conteúdo e outras ações para aumentar a geração de leads. É um método bem eficiente, mas que traz resultados a médio e longo prazo. Por esse motivo comece agora! Se você se interessou por esse assunto, leia o post no blog e conheça os principais tipos conteúdos em uma estratégia Inbound!