As iniciativas ESG podem contribuir muito para o crescimento do setor industrial. Entenda como essa ideia se aplica na prática.

Segundo dados do IBGE divulgados pelo Portal da Indústria, o setor apresentou um crescimento de 3,9% em 2021 em comparação com o ano anterior. Esse aumento representou um marco importante, pois as empresas do setor saíram de quedas sequenciais em 2019 e 2020. Sendo assim, com a retomada no avanço e o atual cenário econômico, é fundamental que a indústria aplique as estratégias de ESG.

Mas como essa tendência se aplica ao setor industrial e que vantagens são obtidas? Então, é sobre isso que vamos discutir neste artigo!

O que é ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança — em português). Dessa forma, se refere a um conjunto de práticas, diretrizes e estratégias que expressam o compromisso da empresa com o impacto social e ambiental de suas operações. Além disso, como seu respeito a normas éticas e legais pertinentes à sua atividade.

É verdade que muitas empresas podem ficar confusas em relação à aplicação dessas ideias. Porém, algumas delas já aplicam ações relacionadas, mas não têm um processo sistematizado. Com isso, acabam perdendo tempo e recursos. Além disso, sem um registro, não conseguem medir seus resultados.

Como o ESG se aplica em indústrias?

As iniciativas ESG fazem com que as indústrias transformem seus modelos produtivos e de gestão por novas ações com valores voltados à humanização, diversidade e inclusão. Afinal, como a sigla deixa claro, as estratégias são direcionadas para três pilares principais.

Environmental — Responsabilidade ambiental

O aspecto ambiental se refere a diversas medidas que promovem a sustentabilidade, ou seja, ao modo com a empresa retira recursos da natureza e em como suas operações impactam o meio ambiente.

Assim, a postura da indústria é implementar ações objetivas reduzir o dano que suas atividades geram na natureza, como:

  • melhor destinação de resíduos;
  • implementação de materiais sustentáveis em seus produtos;
  • logística reversa para embalagens não recicláveis;
  • extração consciente de matéria-prima, optando por materiais certificados;
  • promoção de programas de reflorestamento.

Social — Responsabilidade social

O aspecto social também deve ser um foco importante para as indústrias. Nesse campo, as empresas devem mostrar que suas ações impactam de forma positiva a sociedade, pensando nas necessidades das pessoas e na diversidade — dentro e fora dos muros da organização.

Existem inúmeras maneiras de fazer isso. Sendo assim, algumas delas incluem:

  • promover a diversidade e a inclusão em seu quadro de funcionários;
  • trabalhar em parceria com ONG’s;
  • auxiliar programas de educação básica (como creches) e continuada (em graduação e pós-graduação).

Governance — Governança corporativa

Este pilar está ligado à parte administrativa da empresa, e não se restringe a decisões financeiras. Dessa forma, a governança corporativa vem como uma ferramenta de gestão para garantir o funcionamento e a honestidade da empresa. Nesta área, algumas ações envolvem:

  • incentivo à transparência nas relações com clientes e parceiros de negócios;
  • políticas claras de combate a crimes, corrupção e lavagem de dinheiro;
  • construção de processos íntegros.

Quais as vantagens do ESG para o setor industrial?

As ações direcionadas para pilares sustentáveis são muito bem vistas pelo público. Isso, por sua vez, reflete-se no engajamento e na força da marca no mercado.

É verdade que toda indústria tem seu propósito. Porém, é possível agregar suas ideias às estratégias de ESG. Assim, suas iniciativas serão guiadas pelos princípios de responsabilidade, governança corporativa e compromisso ambiental.

Nós da Pontodesign oferecemos diversos serviços de inbound marketing para indústrias. Então, entre em contato conosco para saber mais!