Sua empresa tem um propósito bem definido? Essa construção é essencial se deseja promover a criação de uma marca forte no mercado. Entenda por quê!

Cada vez mais, as pessoas consomem produtos e serviços de marcas que desejam mais do que vender, mas que assumem um propósito relevante na sociedade. Por outro lado, ainda vemos muitas empresas que ainda não encontraram seu “lugar” na comunidade, e isso pode afetar a maneira como se comunicam com o público e sua força competitiva.

Pensando nisso, vamos compartilhar com você neste post algumas informações muito importantes sobre o propósito do seu negócio. E isso está diretamente relacionado à criação de uma marca forte no mercado. Continue a leitura e entenda melhor!

O que é propósito de uma marca?

O propósito da marca é o papel da empresa ou razão pela qual ela exerce suas atividades na sociedade e o que ela pretende transmitir para o mundo. Assim, o propósito é algo que vai além do lucro. Nesse contexto, o retorno é apenas algo secundário.

Uma empresa com um propósito entende como suas ações impactam a comunidade em que está inserida.

Aqui vale esclarecer que propósito não é o mesmo que missão. E esses conceitos ainda podem ser confundidos com visão. Essas são ideias diferentes:

  • visão: está relacionada onde a empresa deseja chegar, tendo em vista uma expectativa de 5 a 10 anos;
  • missão: foca no que a empresa faz agora, para quem faz e como faz;
  • propósito: este é mais abrangente, pois define o porquê de cumprir sua missão, as razões por trás de sua atuação.

Assim, se por um lado a missão descreve o negócio, mais relacionado à sua atividade, o propósito tem o poder de inspirar a gestão, os colaboradores, parceiros e clientes.

Qual a sua importância no momento da sua criação?

Em muitos casos, o propósito se tornou apenas uma frase documentada e repetida automaticamente, deixando de mover as decisões e estratégias do negócio. No entanto, esses princípios precisam ser norteadores, servindo de guia para colaboradores e líderes na execução de suas funções. Quando isso é alcançado, diversos ganhos ficam evidentes. 

O propósito direciona as ações do negócio

Quando a empresa tem um propósito forte, fica mais fácil tomar ações estratégicas coerentes com seu público e seus valores. Além disso, sabendo qual papel exerce na sociedade, a gestão conseguirá criar produtos e serviços que realmente beneficiam seu público.

Fortalece o reconhecimento de sua marca

Se seu objetivo é a criação de uma marca forte no mercado, definir um propósito é um dos primeiros passos. Boa parte dos consumidores não estão atentos apenas aos produtos e serviços fornecidos pelas empresas, mas também à forma como as marcas impactam as comunidades.

Aumenta a lealdade dos COR stakeholders (Consumidores, Organização e Resto do Mundo)

As pessoas se sentem mais atraídas a marcas que têm um propósito bem definido, especialmente se expressam valores semelhantes aos seus. Assim, é mais provável que continuem consumindo de seus produtos e serviços.

Impacta a sociedade

A maior vantagem de ter um propósito e de fato cumprir o que se propõe em benefício da sociedade. Como já mencionamos, o propósito é mais do que um conjunto de frases bonitas em um documento. Tratam-se de ações concretas que beneficiam o público, interno e externo.

E sua empresa, tem um propósito bem definido? Afinal, essa construção é essencial se deseja promover a criação de uma marca forte no mercado, que impactam as pessoas de forma positiva. Isso naturalmente resultará no crescimento do negócio.

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