Feitas de materiais recicláveis ou orgânicos, as embalagens sustentáveis podem gerar muitas vantagens dentro e fora da empresa. Confira!

Os seus produtos contam com embalagens sustentáveis? Essa tendência está em alta e expressa uma preocupação cada vez maior das pessoas em como nosso consumo impacta a preservação do meio ambiente. Então, entenda melhor essa relação entre a sustentabilidade e as embalagens.

Qual a importância da sustentabilidade na construção de embalagens?

As embalagens têm diferentes funções, a mais básica é abrigar o produto. Dessa forma, elas também precisam passar informações ao consumidor, mostrar o produto no ponto de venda, permitir seu transporte e sua estocagem. Enfim, são vários os requisitos que uma embalagem precisa atender e isso varia muito, de segmento para segmento. Mas uma coisa é comum a todas: na maior parte das vezes, as embalagens são descartadas tão logo o produto é consumido.

Por isso, esse alto volume de lixo gerado tem preocupado consumidores e empresas, de modo que a criação de embalagens sustentáveis é uma tendência cada vez mais forte e acaba influenciando a forma como o consumidor final percebe a marca que tem essa preocupação. 

Afinal, as embalagens sustentáveis, que são feitas de materiais orgânicos, biodegradáveis ou recicláveis, têm um impacto reduzido no descarte e exigem poucos recursos para a sua produção. Dessa forma, conseguimos reduzir os danos causados ao meio ambiente.

Que vantagens essas embalagens geram para as empresas?

Empresas que demonstram sua preocupação com o meio ambiente e adotam embalagens sustentáveis têm transformado isso em um diferencial competitivo no mercado. No Brasil temos a Natura, que é um excelente exemplo de empresa que acredita e apoia a sustentabilidade. Consegue ter embalagens atraentes e funcionais, com um impacto ambiental bem mais baixo. Dessa forma, ela e outras que têm adotado esta prática, conseguem gerar valor e serem bem-vistas por seus clientes. 

Abaixo listamos algumas vantagens que essa estratégia pode gerar:

  • redução de custos;
  • fidelização de clientes;
  • melhora em resultados de vendas;
  • fortalecimento da marca no mercado;
  • contribuição para a proteção dos nossos recursos naturais;
  • uma comunicação mais próxima e otimizada com clientes.

É difícil ter embalagens sustentáveis?

O processo de melhoria na sustentabilidade das embalagens já começou, e anda a passos largos. Como dissemos acima, cada vez mais os consumidores demandam essa preocupação ambiental das marcas com quem se relacionam. Com isso, demandam da indústria de embalagens, que por sua vez, acabam cobrando e contribuindo com fornecedores de matéria-prima, que tragam soluções de menor impacto ambiental.

A aceleração de novidades que temos no segmento de embalagens industrias é muito grande, existem inúmeras novidades. Por exemplo materiais, papeis que conseguem fazer o mesmo efeito que as camadas plásticas usada para selar o conteúdo, da atmosfera. Existem também plásticos que se degradam em alguns meses e várias outra novidades, que a maioria das industriais ainda não conhece. 

Todas as embalagens convencionais podem ser substituídas por embalagens sustentáveis?

Infelizmente ainda não. A cada dia, mais e mais tipos de produtos podem ser acondicionados em soluções mais sustentáveis. Todavia, ainda existem alguns segmentos e produtos (em especial alimentos) que não possuem um substituto que atenda. 

O Felipe Toledo, diretor de negócios da Camargo Embalagens, uma grande indústria de embalagens, deu uma entrevista para o portal Conecta Verde e explicou o que eles criaram para auxiliar seus clientes. Por isso, se chama o tripé da sustentabilidade. Sendo assim, são três perguntas, e caso a resposta para todas for sim, então existe opção com características sustentáveis para substituição da embalagem convencional:

1 – Viabilidade Técnica: as opções sustentáveis têm características de barreira, proteção, segurança e desempenho semelhantes à embalagem convencional?

2 – Viabilidade Legal: as opções sustentáveis atendem todos os requisitos legais para utilização no produto?

3 – Viabilidade Comercial: o custo das opções sustentáveis têm viabilidade financeira dentro da realidade de custo do produto?

Inclusive no site da Camargo Embalagens, você pode baixar grátis um guia de embalagens sustentáveis para entender melhor.

E na sua empresa, você já usa embalagens sustentáveis em seus produtos? Afinal, essa estratégia é mais do que uma tendência. Sendo assim, trata-se de uma nova forma de enxergarmos e direcionarmos nossos meios de produção, contribuindo para um planeta mais limpo, saudável e produtivo.

Por isso, saiba mais sobre embalagens, marcas e produtos em nossos conteúdos de blog!