O fim do ano é um desafio para as empresas manterem o engajamento nas redes sociais. O que fazer nesse período? Confira!

Um dos grandes desafios das empresas no fim do ano é manter o engajamento das redes sociais. Afinal de contas, o recesso não pode impedir de promover a relação com os clientes e a manter o cuidado com a imagem da marca na internet. 

Apesar disso, é uma prática comum o envio de uma mensagem de aviso para o público avisando que a equipe estará de recesso. Será que essa é uma boa ideia? Entenda melhor a importância de manter as redes ativas e quais são as melhores dicas para isso!

Por que é importante manter o engajamento das redes sociais mesmo no fim do ano?

Durante as festas de final de ano e férias, quando vários estão de recesso ou férias coletivas, manter as redes sociais da empresa ativas é um enorme desafio. Por isso, muitos se rendem ao senso comum de deixar um aviso de recesso e também tiram férias das redes.

Essa prática, porém, é negativa por diversos motivos. Em primeiro lugar, o cliente pode ficar sem um importante canal de atendimento, e assim não conseguir o suporte necessário. Esse silêncio pode comprometer a marca nas redes sociais com comentários negativos sobre seus serviços e produtos.

Outro aspecto importante é que você pode sim perder força na plataforma. Durante o período, novos contatos podem surgir, e não haverá ninguém que dê o atendimento. Pode ocorrer de clientes enviarem mensagem no Direct e ficarem sem resposta.

Essa situação pode prejudicar sua conta. Uma vez que você ficou sem atividade durante o período, quando voltar com as postagens, haverá dificuldade com a entrega dos conteúdos, pois a plataforma entenderá que você esteve inativo. Ou seja, você terá um alcance reduzido.

Como manter o engajamento nesse período?

Mas então, o que fazer? Existem algumas práticas para você adotar para manter o engajamento das redes sociais. Por isso, a ideia básica é que você precisa manter a atividade de postagens. Veja só!

Deixe seu público saber que o atendimento nas redes será limitado

Com o recesso e as festas de fim de ano, o atendimento da empresa poderá ser limitado, e isso é natural. Mas seus clientes precisam saber. Se entrarem em contato pelas redes, não os deixe sem resposta. Se não for algo urgente e que não possa ser resolvido de imediato, esclareça que está ciente e dê um prazo para o retorno.

Use ferramentas para agendar publicações

Existem soluções no mercado que permitem programar postagens para dias e horários específicos. Assim, com um bom planejamento, você pode produzir e configurar as postagens automáticas para todo o período. Desse modo, as redes se manterão ativas, com conteúdo publicado regularmente. Tornando maior o engajamento das redes sociais.

Também há soluções de terceiros e oficiais das plataformas para fazer esse serviço. O Facebook Creator Studio, por exemplo, permite esse tipo de gerenciamento, permitindo a automação.

Contrate profissionais especializados para garantir o engajamento das redes sociais

Por mais que automação seja um grande trunfo, ela não é imune a falhas. Um erro comum é o fuso horário. Além de assegurar que a configuração está certa, o ideal é deixar que profissionais específicos façam esse monitoramento. Dessa forma, também existem agências especializadas que podem garantir o planejamento e publicações de forma correta.

Deixar de dar atenção às atividades das suas redes sociais durante as festas e o recesso de fim de ano pode representar uma perda significativa no alcance das suas postagens na plataforma. Por isso, prepare-se para o fim do ano e garanta o engajamento das redes sociais!

A Pontodesign oferece diversos serviços relacionados com o marketing digital que podem ajudar a manter o engajamento das redes sociais. Então, entre em contato para saber mais!