Quem pensa que o marketing de conteúdo é algo recente está muito enganado. Essa prática é bastante antiga e antecede a internet e o conteúdo para web. Se você viveu nas décadas de 1980 e 1990, é bem provável que já tenha visto aqueles livrinhos de variedades que eram distribuídos por marcas de medicamentos nas farmácias, por exemplo.

Embora o conteúdo para web seja produzido de forma um pouco diferente do que os antigos materiais de marketing de conteúdo, os preceitos como segmentação de público, pesquisa de assuntos relevantes, entre outros, seguem os mesmos.

Atualmente, esse tipo de estratégia está em alta, já que também contribui para o SEO. Para isso, deve ser produzido um bom conteúdo nos blogs das empresas, sempre com foco no leitor, mas sem deixar de lado a otimização para os motores de busca.

Veja, a seguir, uma série de passos para fazer um excelente conteúdo para web!

1. Defina personas para o seu negócio

O primeiro passo para produzir um bom conteúdo para web é definir as personas do negócio. Para isso, é preciso fazer um estudo com clientes reais e assim verificar informações que possam ser úteis na produção.

As personas são personagens semifictícios, que representam a personificação de possíveis clientes de uma empresa. Vale lembrar que uma marca pode ter mais de uma persona.

2. Pesquise assuntos relevantes para a sua persona

Definidas as personas do negócio, é preciso que você saiba quais são as necessidades e anseios que elas têm e como os produtos ou serviços que você oferece podem sanar essa carência.

Uma clínica médica, por exemplo, pode produzir conteúdos que falem sobre os sintomas e tratamentos de doenças comuns. Assim, as pessoas que fizerem pesquisas sobre esse assunto podem, em algum momento, procurar o estabelecimento.

3. Ofereça opções para que a persona se aprofunde em um assunto

O marketing de conteúdo precisa trabalhar com uma produção que siga todas as etapas do funil de vendas. Esse funil passar pelas etapas de atração, consideração e decisão.

Assim, os conteúdos devem primeiramente atrair consumidores para o blog da empresa. Em seguida, o leitor deve ser abordado com conteúdos de consideração para que ele possa se interessar por aquilo que você está oferecendo. Finalmente, o conteúdo de decisão vai reiterar a necessidade por tal solução, de modo que o cliente feche negócio com a organização.

4. Adote os princípios do hipertexto ao produzir conteúdo para web

O chamado hipertexto deve ser adotado para produzir conteúdos para web. Trata-se de uma modalidade de escrita em que se mescla o texto comum com matérias hipermidiáticos, como imagens, vídeos, infográficos e hiperlinks que direcionam para outras páginas.

Os usuários da internet já estão habituados à leitura desse tipo de texto. Para que um conteúdo obtenha êxito e mais resultados para a sua empresa, convém que ele tenha alguma dessas características.

Agora que você conhece alguns passos para fazer um excelente conteúdo para web, é só começar a executá-lo e colher os resultados positivos para o seu negócio.

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