Você sabia que para 32% dos consumidores do país, o design da embalagem é sempre um fator decisivo na hora de escolha de um produto? É o que diz a pesquisa divulgada pela Two Sides, e publicada no site da Abic em 2019. Inclusive, no varejo a embalagem é chamada de “O vendedor silencioso” tamanha a sua capacidade de influenciar compras. Com tanto poder de influência sobre os consumidores, vale a pena investir numa boa criação de marca para seus produtos, certo? Para te ajudar a entender melhor como funciona esse processo, preparamos um artigo com algumas dicas para desenvolver um design de embalagens efetivo e marcante. Boa leitura!

Como o design de embalagens pode agregar valor à marca?

A embalagem é a um dos pontos mais fortes de contato direto entre uma marca e seu público-alvo. Se avaliarmos com atenção veremos que é o único ponto de contato físico de um produto de varejo com seu consumidor. Uma embalagem com um bom design consegue expressar toda a identidade visual da marca. Além disso, desperta memórias, aguça sentidos, gera curiosidade e associa sensações positivas ao consumo do produto.

Quais são as dicas essenciais para uma criação de marca de destaque?

Separamos cinco itens que não podem ser deixados de lado durante o processo de criação de uma embalagem. Confira a seguir!

1. Faça um estudo de mercado

Um bom briefing de design de embalagem contempla uma completa análise de concorrência e mercado. Dessa forma, é possível entender as tendências e projetar a marca no cenário, visualizando suas potencialidades e seus diferenciais.

2. Aposte na estética

Uma vez no mercado, a embalagem precisa ter atributos suficientes para chamar a atenção do consumidor à primeira vista. Por isso, a segunda dica diz respeito ao aspecto visual da identidade do produto.

Pesquise tendências de cores e estilos, buscando a que mais se encaixa no conceito. Estude a psicologia das cores (você sabia que cada cor pode inspirar determinados sentimentos, como fome, sono e tranquilidade, em quem a observa?) e integre os elementos, construindo um mix coerente e cheio de identidade.

3. Apresente informações acessíveis

Nem só de design vive uma embalagem. É preciso considerar que este é o espaço para transmitir informações legais ao consumidor. Elas precisam estar colocadas em local visível e dispostas de maneira acessível, para que o cliente compreenda cada um dos atributos do produto que está consumindo.

Não se esqueça: ser transparente com os clientes é uma estratégia infalível para consolidar uma criação de marca.

4. Seja estratégico em questões logísticas

É realmente tentador desenvolver uma embalagem a partir de matérias-primas nunca utilizadas, com formatos inusitados e detalhes completamente fora do convencional. Mas se lembre de que cada escolha tem um preço, e, em alguns casos, o valor da embalagem e os gastos com armazenamento e transporte poderão tornar o investimento alto demais.

5. Não se esqueça da funcionalidade

Um dos pulos do gato para quem busca uma forma de se consolidar no mercado é criar embalagens que sejam funcionais mesmo após o fim do produto. Isso faz com que o consumidor acrescente novos significados à compra e coloque a marca acima das demais em razão de sua funcionalidade extra. Outro ponto que é importante mencionar é que cada vez mais se discute a relação embalagens e sustentabilidade, e o reuso é uma forma de deixa ela mais adequada aos preceitos do ESG.

Como apostar em um design de embalagens diferenciado?

Após ler cada um dos itens anteriores, deu para perceber que o trabalho de criação de marca é mais complexo do que parece, não é mesmo? Por isso, a dica mais importante para conquistar um resultado satisfatório no processo é: conte com o apoio de uma agência com expertise em fazer brandings campeões.

A Pontodesign tem um portfólio repleto de cases de sucesso para mostrar. Um deles é a construção de branding e embalagens para uma marca de cerveja.  Nesse caso, cada um dos elementos da identidade do cliente (slogan, cores, elementos visuais) foi cuidadosamente combinado para compor uma identidade visual marcante e incomparável.

Confira outros cases da Pontodesign e entenda o impacto de uma criação de marca feita por quem entende do assunto! Quem trabalha de forma diferente não pode colher outro resultado que não seja a diferenciação e o destaque dos concorrentes. Por isso, investir no design de embalagens é uma etapa essencial do processo de criação de marca.

Agora nós queremos saber: de que maneira sua empresa investe em diferenciação no design de produtos? Conte para nós nos comentários!