Em português, Naming significa dar nome a algo ou alguém e é basicamente esta a sua função também no marketing durante o processo de criação de uma marca. Batizar uma empresa com a primeira ideia que vem à cabeça não soa como inovação, certo?

Bom, talvez até seja, mas criar uma marca exige trabalho, e as ideias precisam ser estudadas. Neste artigo, abordaremos aspectos importantes no processo de naming e te explicaremos como registrar a sua criação. Vamos lá?

O processo de naming

Para nomear uma marca é preciso fazer pesquisa de mercado, criar ideias e realizar testes. O trabalho pode ser tão complexo e consumir tanto tempo que existem agências especializadas em naming, algumas delas cobrando valores altíssimos, como a Lexicon, que criou o nome do celular Blackberry.

O processo envolve criatividade e muito cuidado, pois o nome precisa mostrar a identidade e características da empresa. Para isso, geralmente monta-se uma lista com várias opções, encontrados utilizando diferentes métodos, cada um com seus pontos positivos e negativos.

A criação de nomes descritivos é um deles. Utilizando esta técnica, a empresa consegue esclarecer já em seu título o produto ou serviço que oferece — o que é ótimo, pois não causa confusão na mente do consumidor, certo? Por outro lado, restringe a marca e prejudica uma futura expansão. Exemplos: Festival de Verão e Correios.

Outra forma comum de nomear empresas é utilizar siglas, como IBM ou SBT. São nomes curtos, o que facilita a memorização, porém não carregam nenhum significado.

Existem outras maneiras de criar uma marca, como nomes inventados, fusões e sobrenomes. É legal listar opções com vários métodos até chegar a uma marca incrível!

A escolha final tem que conseguir transmitir o posicionamento e a ideia central da sua nova marca, de acordo com o mercado em que atuará e as suas personas. Tente criar um nome fácil de pronunciar, que não tenha duplo sentido (a não ser que seja intencional), que demonstre o caráter da empresa, que apresente boa sonoridade e que seja fácil de lembrar.

Em resumo, o processo de naming passa pela etapa de pesquisa, brainstorming, filtragem (essa marca já está registrada? É possível criar um site com este domínio?), avaliação e decisão. Após a definição, é hora de registrar a sua marca.

O processo de registro ao criar uma marca

Para registrar a sua ideia e garantir o direito de uso do nome escolhido, você só tem que seguir alguns passos simples. Primeiro, é necessário realizar um cadastro e fazer uma busca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Após fazer a sua pesquisa e confirmar a disponibilidade, é preciso emitir um boleto e pagar a taxa, cujos preços você pode conferir aqui.

Tá pago? Então você já pode entrar com o seu pedido no sistema e-marcas, no qual você pode registrar também o logotipo, se for o caso. E, a partir daí, é possível fazer o acompanhamento do pedido em andamento. Os registros têm prazo de validade de 10 anos e podem ser prorrogados por igual período. Para mais informações sobre o processo, basta acessar o site do INPI.

Impacto no sucesso/fracasso da marca

Como explicamos, o processo de naming ao criar uma marca tem que estar de acordo com as características e personalidade da empresa. Se o processo for realizado corretamente, a marca criada poderá trazer sua força já em seu nome, facilitando o sucesso e entrada no mercado. Por outro lado, se não foi investido o tempo necessário na pesquisa e definição, pode ser que a empresa seja prejudicada por um nome que não consegue transmitir seu conceito, sua ideia.

Registrar uma marca garante exclusividade no direito de uso, incorporação do valor agregado ao capital social e aumento da credibilidade no mercado. Após esse importante passo, a próxima fase para criar uma marca é realizar um trabalho de branding, que inclui a criação de um logotipo, slogan e a identidade visual que serão utilizados em toda a comunicação da organização.

Leia o nosso artigo gestão de marcas: como fazer um branding campeão? e aprenda mais sobre isso!

2018-06-21T21:46:04+00:00

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Vamos começar uma parceria de resultado?

Mais do que Marketing Digital, Design, Comunicação, Branding e Consultoria, fazemos a conexão disso tudo, de forma fluida, com estratégia, criatividade e impacto.

(41) 3336 ★ 3663

[email protected]
Av. Cândido Hartmann, 570
24º andar, cj. 244
CEP: 80.730-440, Curitiba-PR

Diga-nos o que você precisa!





marcar uma reuniãopedir um orçamentotirar dúvidas sobre serviços