A popularidade das redes sociais tem aumentado a procura de empresas por meios de utilizá-las com o objetivo de vender mais. Afinal, nunca uma marca conseguiu estar tão próxima do público consumidor como nos dias atuais e, é preciso tirar proveito disso. Entre essas novas mídias, destaca-se o Instagram, utilizada para o compartilhamento de fotos e pequenos vídeos.

Quer saber como vender pelo Instagram e impulsionar o seu negócio nessa mídia? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

1. Crie conteúdos que eduquem, inspirem e entretenham

Embora você deseje vender pelo Instagram, apenas postar fotos ou anúncios dos produtos da sua empresa não é suficiente para obter êxito. É necessário investir em conteúdos que eduquem, inspirem e entretenham os seguidores, contendo um pouco de storytelling. Tutorias e dicas de como utilizar os produtos, utilizando a ferramenta stories, também são bons exemplos de publicação eficiente.

2. Tenha uma estratégia definida e clara

Não devem ser publicados conteúdos aleatórios e sem um planejamento. Ao trabalhar com o Instagram ou qualquer outra rede social, deve-se fazer um estudo minucioso do público-alvo e das personas do negócio. Com base nessas informações é fundamental definir uma estratégia com metas claras a serem alcançadas.

3. Identifique a frequência ideal de publicações

Não existe uma “receita de bolo” para saber quantas publicações devem ser feitas por dia. Tudo é uma questão de perfil de público e o objetivo que se quer atingir. No entanto, é importante que a timeline tenha uma frequência de posts semanais. Crie um calendário editorial personalizado, de acordo com os resultados que deseja obter na sua estratégia.

Já com a ferramenta stories, podem ser publicados links para e-commerces, vídeos curtos que mostrem o dia a dia da empresa, enquetes para conhecer e entreter as personas, entre outras funcionalidades que geram engajamento diário.

4. Procure engajar os usuários

Faça publicações que engajem os usuários a realizarem ações, como enviar fotos utilizando os seus produtos ou participar de promoções. Isso é muito importante para que os seguidores percebam que a marca tem relevância e é aprovada pelas pessoas.

5. Faça posts patrocinados

Para alcançar mais pessoas no Instagram, é imprescindível que sejam feitos posts patrocinados. Existem diversos tipos de impulsionamentos que podem ser realizados e, para isso, é preciso acessar o gerenciador de anúncios do Facebook.

6. Use provas sociais sempre que possível

A prova social acontece quando muitas pessoas utilizam um produto ou têm determinada opinião, certificando de que algo é bom e tem qualidade, por exemplo. Depoimentos de clientes são exemplos de provas sociais que podem ser utilizadas por empresas na plataforma.

7. Use hashtags

As hashtags são palavras-chave antecedidas pelo símbolo da cerquilha (#). Elas servem para categorizar conteúdos, mostrando aos usuários que clicam sobre elas, posts sobre a temática. É interessante, portanto, pesquisar as que estão em alta e utilizá-las, dentro do possível, em suas publicações.

8. Crie uma loja virtual

A loja virtual é um recurso recente e possibilita que as empresas anexem às imagens, links que direcionem para os sites em que os produtos são comercializados. Trata-se de uma excelente estratégia para conquistar mais clientes pela rede social.

Se você não sabia como vender pelo Instagram, agora conhece os principais meios para utilizar essa rede social ao seu favor. Então, não deixe de colocá-los em prática e garantir mais lucratividade para o seu negócio!

Já que estamos falando de redes sociais, que tal compartilhar este artigo com seus amigos por meio delas? Assim, mais pessoas terão acesso a essas dicas interessantes!