Com um volume de envio diário de mensagens em torno dos 60 bilhões, o WhatsApp Marketing tem sido uma das estratégias de marketing digital mais procuradas pelas empresas e profissionais.

Essa busca aumentou principalmente com o acréscimo da versão business. A interface amigável e o fato de ele ser o principal meio de comunicação do público são outras razões. É barato, de fácil manuseio e independentemente das características da sua persona, ela o utiliza.

Diante de tantos motivos, por que não adotar o app como ferramenta de venda? Confira neste artigo algumas funcionalidades dessa estratégia e como ela pode incrementar o seu faturamento.

Utilize os recursos disponíveis

Na prática, a versão business é muito similar à versão das contas pessoais. Mas você pode aproveitar as funções de forma criteriosa e fortalecer a marca da sua empresa.

Comece criando um perfil verificado com os dados da organização. Programe respostas para agilizar o atendimento e use as tags para facilitar a organização das mensagens conforme o produto solicitado ou o estágio da venda, por exemplo.

Outra opção é fazer uso das listas de transmissão para envio de catálogos, lançamentos ou alguma promoção. Até mesmo o envio de memes e vídeos divertidos é permitido desde que eles não invadam demais o espaço do usuário.

Por falar em privacidade, a criação de grupos é uma possibilidade que precisa ser avaliada com cautela porque costuma não agradar.

Envie promoções e conteúdo

O WhatsApp tem aceitação e engajamento de todas e faixas etárias e sociais. A comunicação e o recebimento de materiais por esse canal são vistos como um facilitador para as compras do dia a dia.

Trabalhe o envio de promoções, lançamentos ou outros materiais por esse meio. Uma pessoa abre seu e-mail de uma a duas vezes durante o dia. Em contrapartida, pode passar horas com o celular em mãos, olhando-o a cada notificação recebida.

Aproveite e compare as taxas de abertura oferecidas pelo aplicativo com as dos outros canais da sua estratégia e perceba que o uso dessa ferramenta não pode mais ser desconsiderado.

Crie campanhas personalizadas

O one-to-one é uma tendência no marketing. Parte do princípio que o cliente deseja uma aproximação mais humana e valorosa em tudo aquilo que adquire e negocia.

Coloque a equipe criativa para pensar e crie campanhas mais próximas da sua persona. Permita a interação do público e trabalhe o envio do material a partir das suas respostas. Campanhas desse gênero costumam ser bem-vistas e favorecem o branding da companhia.

Estreite o relacionamento

Não custa reiterar que o envio excessivo de mensagens colocará o seu plano a perder. O efeito será totalmente oposto ao desejado.

Na medida certa, aproveite a oportunidade de participar de uma rede tão próxima do consumidor para transmitir sua mensagem e encantá-lo com um atendimento primoroso.

Permita que ele escolha e reserve os produtos pelo app e pague diretamente na loja, por exemplo. Ofereça também um pós-venda de qualidade enviando status da entrega, código de rastreamento ou dicas sobre a conservação do produto.

Integre o WhatsApp Marketing com outras ferramentas

O atendimento integrado transmite profissionalismo e pode ser adotado por empresas de qualquer porte. Por meio dele, é possível estreitar o contato com os visitantes da sua fanpage ou após um abandono de carrinho.

É interessante integrar essa funcionalidade com outras redes como Instagram, Twitter e o próprio Facebook. É uma forma barata e rápida de manter o atendimento e possibilita avaliar as estatísticas de interação com as outras mídias para compreender melhor a persona.

O WhatsApp se tornou uma das melhores redes para imprimir agilidade e estreitar relacionamento nos negócios. Por isso, ainda terá preferência dos usuários por muitos anos. Esperamos que este conteúdo seja útil ao avaliar a possibilidade de incluir essa ferramenta na sua estratégia.

Caso decida adotar o WhatsApp Marketing, invista tempo de qualidade avaliando seu mercado e o potencial que ele dará ao seu negócio. Analise bem o comportamento e o perfil do público e siga rumo à expansão e acréscimo nas vendas.

Agora, para continuar explorando ao máximo o potencial das redes sociais, confira estas 4 práticas em redes sociais que serão tendências ao longo de 2019.