A partir de 17 julho a rede social Instagram começa a testar o fim das curtidas no Brasil. O primeiro teste foi feito no Canadá, em março, e testes menores foram feitos em outros países também, agora chegou a vez do Brasil passar por essa experiência. No dia em que este post foi escrito (17/07/2019) a experiência estava sendo feita apenas nos dispositivos móveis.

Brasil é o segundo país que mais usa o Instagram

Segundo o Statista somos o segundo país com mais usuários ativos na plataforma, com 66 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos que tem 110 milhões. Inclusive o fato dos testes estarem chegando ao Brasil, é visto por alguns sites de tecnologia americanos como um indício forte de que isto pode acabar sendo o novo padrão em pouco tempo.

Então é o fim das curtidas nos posts?

Não, isto não significa o fim definitivo dos likes. O que está sendo testado é apenas a ocultação do número de curtidas em fotos e as visualizações dos vídeos. Essa mudança será tanto para imagens que aparecem na sua timeline quanto para as fotos listadas no perfil.
A ideia do Instagram, é que isso ajuda as pessoas a engajarem mais com as fotos e vídeos do que com a aceitação social, o que significa que você vai seguir os perfis pelo simples fato de curtir o que postam e não pelo número de likes que eles têm.

Você deve estar se perguntando: as curtidas do Instagram vão sumir?

Não, elas continuarão a existir, apenas não serão mais públicas. Somente os donos dos perfis terão acesso às estatísticas, como acontece atualmente com sites em relação ao número de visitas que recebem. Segundo palavras do próprio Instagram um dos objetivos é fazer com que as pessoas e as empresas não vivam esse espírito de competição de quem tem mais likes.
É difícil dizer que isto será melhor ou pior para as marcas que usam esta rede social em suas estratégias de marketing digital, mas com certeza o pensamento por trás desta iniciativa está alinhado com o que acreditamos, o que vale é o conteúdo, sua importância e relevância daquilo para quem lê e não o número de curtidas que aquilo tem.