O slogan é uma pequena frase usada pelas marcas para criarem uma identidade forte aos olhos do público. Então, entenda esse conceito e saiba como colocar isso em prática.

Grande parte das empresas recém-criadas tem dificuldade em fazer bons volumes de venda e o motivo é fácil de entender, a marca noa tem identificação alguma com o público algo.

Para resolver isso existem diversas estratégias que podem ser usadas pelas marcas para criar valor para suas marcas junto ao público. Uma das estratégias é criar uma identidade visual forte que faça a empresa se destacar e ser percebida. Im complemento necessário a essa estratégia é criar um slogan marcante, para facilitar a compreensão do que esta nova empresa faz, e por isso escrevemos este artigo.

Mas o que é exatamente um slogan e o como criar um significativo o bastante para ser lembrado pelo público? Então, neste artigo, vamos falar de algumas dicas que você pode aplicar agora mesmo!

O que é slogan?

Slogan é uma frase curta e de impacto usada para dar voz à marca, compartilhando uma ideia do que a empresa faz, ou mensagem que diga porque ela é diferente. Seja como for, o slogan tem um apelo mais comercial e quer criar uma associação positiva da marca da empresa na mente do público.

Essa frase de impacto é uma estratégia forte para expressar um diferencial e se posicionar com destaque entre os concorrentes. Por isso, seu objetivo principal é gerar uma identidade para que a empresa seja facilmente lembrada pelos clientes.

Para exemplificar o que é slogan e também ilustrar a força que ela pode ter na memória das pessoas, considere as seguintes frases:

  • “Quem pede um, pede bis” — Bis
  • “Tomou Doril, a dor sumiu” — Doril
  • “A verdadeira maionese” — Hellmann’s
  • “Terrível contra os insetos. Contra os insetos” — SBP
  • “Tem 1001 utilidades” — Bombril

Esses casos de sucesso mostram que o slogan pode ser uma estratégia muito eficiente, apesar de simples. Entenda o que ela pode significar para o negócio.

Quais os benefícios de ter um slogan?

Um slogan é muito mais do que uma frase de efeito e ele pode alcançar diferentes objetivos, dependendo do momento da empresa. Por isso, cabe ao time de comunicação e marketing – ou a agência que atende ele – definir claramente qual dos objetivos possíveis, o slogan deve atender naquele momento. Um slogan tem o enorme potencial de:

  • compartilhar uma mensagem que gera valor ao produto ou serviço que a empresa fornece;
  • apresentar um diferencial do negócio na empresa;
  • criar uma personalidade para a marca;
  • estreitar o relacionamento da empresa com o público, fidelizando o cliente;
  • fazer sua marca se tornar referência no seu segmento de atuação;
  • ajudar o público a memorizar sua marca.

O slogan pode ser mudado?

Quando falamos dos objetivos que um slogan pode auxiliar uma empresa a a alcançar, logo vem uma dúvida a nossa cabeça, e seu precisar, posso mudar meu slogan?

A resposta é sim. O slogan pode representar a marca como um todo, mas em geral a marca é representada pelo Tagline. O Slogan com frequência é usado para representa um produto, um serviço e até uma campanha, por esse motivo, caso o objetivo de comunicação mude, é possível mudar o slogan sim.

Existe diferença entre Slogan e Tagline?

Sim, existe. Como dito acima, o slogan representa algo específico da marca. Um produto que esta sendo lançado (um novo modelo de carro terá seu slogan individual), um serviço novo ou até uma campanha publicitária. Um exemplo que podemos dar é o lançamento do SUV da Fiat chamado Pulse. O Slogan desse carro é o SUV que Pulsa com você, mas alem deste.

Esse é um exemplo, mas todos nós conseguimos lembrar de slogans de campanhas famosas de marcas que patrocinam Copa do mundo, F1 ou grandes eventos.

Já o Tagline representa a marca como um todo, e desta forma, muda com pouca frequência. Aprofundando um pouco mais, o tagline é a frase que aparece geralmente com a marca e sintetiza sua essência. Ele mostra ou explica a “alma”da empresa. Uma informação que pode ajudar a explicar é que quando vamos escrever um tagline, a gente quase sempre tenta responder uma pergunta: porque esta empresa está aqui?

Se continuarmos no exemplo acima, do carro lançado pela Fiat, cada carro tem seu slogan, e alguns carros tem diferentes slogans ao longo de sua vida, como o Uno. Mas, o Tagline muda muito pouco. No Brasil e Fiat usou durante mais de 20 anos o “Movidos pela paixão”, em referencia ao jeito italiano de ver o carros. Apenas recentemente (2020) a Fiat mudou seu Tagline para “A Paixão Move”.

Como criar um slogan? Confira nosso passo a passo!

Criar um slogan que funciona e seja marcante não é uma tarefa tão fácil. Também não existe a fórmula do sucesso. Porém, ao avaliarmos os principais casos que deram certo, podemos extrair algumas técnicas que fazem a diferença no resultado dessa estratégia. Então, veja só.

Comece por avaliar os valores e a missão da empresa

Um bom slogan deve refletir a missão ou até o propósito da empresa, bem como a solução que seu produto ou serviço traz ao mercado.

Muitos slogans descrevem exatamente o que o produto faz. Por exemplo, “Tomou Doril, a dor sumiu”. A sonoridade ligada ao resultado prático ao usar o produto é simples, objetivo e fácil de gravar.

Leve em conta o perfil do seu público-alvo

O tom de voz utilizado na frase precisa estar em consonância com o perfil do seu público. Por exemplo, usar um nível de linguagem muito rebuscado para um público jovem e descolado não faria sentido.

Por isso, pesquise elementos que façam parte do cotidiano dessas pessoas ou palavras que já venham à mente delas quando pensam na sua marca.

Suscite emoções

Afinal, a memória está muito relacionada às emoções. Assim, gerar sentimentos por meio de uma frase pode ter um impacto muito relevante no público.

Assim, em primeiro lugar, é preciso entender a emoção que seu produto ou serviço suscita nas pessoas. Dessa forma, prazer, alegria, euforia, satisfação, alívio, concentração, competitividade ou empatia, pode ser usados por exemplo. Inclusive, é relevante comentar que várias conseguem criar slogans que despertam emoções conectando ele com o seu storytelling.

Apresente seu diferencial

Outra dica importante é mostrar porque você é o melhor. Afinal, o público é atraído por características que vão trazer vantagens a eles. Alguns desses diferenciais podem estar relacionados ao preço, à qualidade, à expertise (ou ao tempo de atuação), entre outros.

Teste diferentes combinações

Com as ideias que já mencionamos em mente, você pode fazer uma lista de palavras que expressem os sentimentos ou conceitos relacionados à marca. A partir disso, faça diferentes combinações, dando preferência a verbos, substantivos e adjetivos que chamem a atenção do seu público:

substantivos: escolha aqueles que descrevem sua marca ou seus produtos, como moderno, feliz, leve e prático;
verbo: selecione ações que seu cliente toma ao usar seus produtos;
substantivos: liste aqueles que estejam dentro do contexto do seu público e segmento.
Fazendo diferentes combinações, você poderá chegar a um slogan criativo, impactante e que tenha tudo a ver com sua marca.

Pense em criar uma nova identidade visual durante o processo

Com frequência, durante o processo de criar um slogan, é recomendado atualizar a identidade visual do negócio. Afinal, isso dará destaque à frase e criará um marco para uma nova fase da empresa.

O slogan é uma proposta criativa e eficiente de ganhar força no mercado. Além disso, por meio dele, você poderá gerar um impacto que vai fazer seu público lembrar do seu produto, mas tem uma coisa muito importante. É obrigatório que o slogan esteja relacionado de alguma forma ao posicionamento pretendido para aquele produto ou serviço.

E então, sua marca já tem um slogan? Conte com nossa ajuda. Por fim, conheça mais sobre a construção da marca e da identidade visual online ou offline, com nossos conteúdos!