O slogan é uma pequena frase criada para as marcas criarem uma identidade forte aos olhos do público. Então, entenda esse conceito e como montar essa estratégia.

Existem diversas estratégias usadas pelas marcas para criar uma forte impressão na mente do público. Sendo assim, o objetivo é criar uma identidade forte que faça a empresa se tornar referência. Uma dessas táticas é criar um slogan marcante.

Mas o que é exatamente um slogan e o como criar uma frase significativa o bastante para ser lembrada pelo público? Então, neste artigo, vamos falar de algumas dicas que você pode aplicar agora mesmo!

O que é slogan?

Slogan é uma frase simples que dá voz à marca, compartilhando uma ideia ou mensagem que cria uma associação com a empresa na mente do público.

Essa frase de impacto é uma estratégia muito forte para expressar um diferencial e se posicionar com destaque entre os concorrentes. Por isso, seu objetivo principal é gerar uma identidade para que a empresa seja facilmente lembrada pelos clientes.

Para exemplificar o que é slogan e também ilustrar a força que ela pode ter na memória das pessoas, considere as seguintes frases:

  • “Quem pede um, pede bis” — Bis
  • “Tomou Doril, a dor sumiu” — Doril
  • “A verdadeira maionese” — Hellmann’s
  • “Terrível contra os insetos. Contra os insetos” — SBP
  • “Tem 1001 utilidades” — Bombril

Esses casos de sucesso mostram que o slogan pode ser uma estratégia muito eficiente, apesar de simples. Entenda o que ela pode significar para o negócio.

Quais os benefícios de ter um slogan?

Um slogan é muito mais do que uma frase de efeito. Ele tem o enorme potencial de:

  • compartilhar uma mensagem que gera valor ao produto ou serviço que a empresa fornece;
  • apresentar um diferencial do negócio na empresa;
  • criar uma personalidade para a marca;
  • estreitar o relacionamento da empresa com o público, fidelizando o cliente;
  • fazer sua marca se tornar referência no seu segmento de atuação;
  • ajudar o público a memorizar sua marca.

Como criar um slogan? Confira nosso passo a passo!

Criar um slogan que funciona e seja marcante não é uma tarefa tão fácil. Também não existe a fórmula do sucesso. Porém, ao avaliarmos os principais casos que deram certo, podemos extrair algumas técnicas que fazem a diferença no resultado dessa estratégia. Então, veja só.

Comece por avaliar os valores e a missão da empresa

Um bom slogan reflete a missão da empresa, bem como a solução que seu produto ou serviço traz ao mercado. Muitos slogans descrevem exatamente o que o produto faz. Por exemplo, “Tomou Doril, a dor sumiu”. A sonoridade ligada ao resultado prático ao usar o produto é simples, objetivo e fácil de gravar.

Leve em conta o perfil do seu público-alvo

O tom de voz utilizado na frase precisa estar em consonância com o perfil do seu público. Por exemplo, usar um nível de linguagem muito rebuscado para um público jovem e descolado não faria sentido.

Por isso, pesquise elementos que façam parte do cotidiano dessas pessoas ou palavras que já venham à mente delas quando pensam na sua marca. 

Suscite emoções

Afinal, a memória está muito relacionada às emoções. Assim, gerar sentimentos por meio de uma frase pode ter um impacto muito relevante no público. 

Assim, em primeiro lugar, é preciso entender a emoção que seu produto ou serviço suscita nas pessoas. Dessa forma, prazer, alegria, euforia, satisfação, alívio, concentração, competitividade ou empatia, por exemplo.

Apresente seu diferencial

Outra dica importante é mostrar porque você é o melhor. Afinal, o público é atraído por características que vão trazer vantagens a eles. Alguns desses diferenciais podem estar relacionados ao preço, à qualidade, à expertise (ou ao tempo de atuação), entre outros.

Teste diferentes combinações

Com as ideias que já mencionamos em mente, você pode fazer uma lista de palavras que expressem os sentimentos ou conceitos relacionados à marca. A partir disso, faça diferentes combinações, dando preferência a verbos, substantivos e adjetivos que chamem a atenção do seu público:

  • substantivos: escolha aqueles que descrevem sua marca ou seus produtos, como moderno, feliz, leve e prático;
  • verbo: selecione ações que seu cliente toma ao usar seus produtos;
  • substantivos: liste aqueles que estejam dentro do contexto do seu público e segmento.

Fazendo diferentes combinações, você poderá chegar a um slogan criativo, impactante e que tenha tudo a ver com sua marca.

Pense em criar uma nova identidade visual durante o processo

Com frequência, durante o processo de criar um slogan, é recomendado atualizar a identidade visual do negócio. Afinal, isso dará destaque à frase e criará um marco para uma nova fase da empresa.

O slogan é uma proposta criativa e eficiente de ganhar força no mercado. Além disso, por meio dele, você poderá gerar um impacto que vai fazer seu público lembrar do seu produto.

E então, sua marca já tem um slogan? Conte com nossa ajuda. Por fim, conheça mais sobre a construção da marca e da identidade visual com nossos conteúdos!