Que tipos de embalagem são ideais para o seu produto? Conheça as opções e entenda a importância do design gráfico!

Além de uma função prática de armazenar e proteger os produtos, as embalagens cumprem uma função importante de valorizar o item e expressar a identidade visual da marca. Mas você conhece os diferentes tipos de embalagens? Então, entenda também a importância do papel do trabalho feito pelo design gráfico.

Os principais tipos de embalagem

As embalagens podem auxiliar no marketing e fortalecer a marca. Além disso, também ajudam o consumidor a encontrar informações úteis sobre o produto. Elas podem ser fabricadas com diferentes materiais. Então, veja só.

Embalagens de plástico 

Fáceis de serem moldadas em diferentes tamanhos e formas e podem se amoldar ao produto. Você vai encontrar em forma de envelope, filme, saco, caixa, garrafa, tubo, frasco e muito mais. É um dos materiais mais conhecidos e utilizados, pode ser visto em potes, garrafas e rótulos e embalagens pesadas ou industriais.

design de embalagem de saco plástico

Neste exemplo de embalagem, desenhado pela Pontodesign, o plástico foi usado na forma de filme para embalar matéria prima industrial.

 

Laminadas 

design de embalagem laminadas

Embalagem laminadas para alimentos desenhadas pela Pontodesign para Ceratti

Quando nos referimos a embalagens laminas descrevemos uma categoria de embalagem que são feitas com a combinação de dois ou mais materiais. Por exemplo, como filme BOPP metalizado, adesivo e BOPP transparente.

Existem inúmeras vantagens em se utilizar este sistema vale destacar a sua capacidade de fazer o bloqueio de gases e da umidade. Sendo assim, isso significa que seus materiais embalados não perderão suas propriedades, pois terão menos ou nenhum contato com o ambiente externo. Por isso, são tão comuns em alimentos como biscoitos, café, leite em pó e salgadinhos.

Tipos de embalagem de papel e papelão 

Caixa de papel para saches

Caixa de papel dos saches individuais de Coffe Thermo Mix

As embalagens de papel e papelão são uma categoria, mas conseguirmos perceber que é bem ampla. Tanto as de papel, quanto as de papelão são utilizadas em uma grande variedade de produtos, em combinação ou não com outros tipos de embalagens.

As embalagens de papel são mais frequentes como embalagem de venda, ou embalagem final, vemos caixas, sachês e cartuchos. Dessa forma,  as embalagens de papelão são frequentemente mais usada como embalagem terciária, ou de transporte, que abriga várias unidades do produto. 

A importância do design gráfico nos tipos de embalagens 

A função do design gráfico é inserir na embalagem não apenas informações úteis para o cliente (validade, instruções de uso, ingredientes etc.), mas também expressar a identidade visual da empresa. Além disso, ela pode:

E então, sabe quais os tipos de embalagem ideais para o seu produto? Não se esqueça também de trabalhar com atenção o design delas, ok? Afinal, a Pontodesign tem o serviço de design de embalagens. Então,  entre em contato para saber mais!