O marketing de experiência é uma tendência de inovação para empresas de diversos setores. Afinal, a busca pela diferenciação no mercado é constante e técnicas que permitem a análise de informações em prol do negócio são bem-vindas.

Neste artigo você aprenderá o que é esse conceito, suas aplicações nos negócios e como utilizar os dados gerados para obter mais insights sobre seus produtos e serviços. Continue a leitura e confira!

Marketing de experiência: o que é

O marketing de experiência é uma técnica que utiliza o poder da degustação para analisar a qualidade de um produto ou serviço do ponto de vista do consumidor, redesenhar estratégias e formatos com base na opinião dos clientes e, assim, influenciar futuras decisões de compra.

Ao aplicar essa técnica na empresa, o gestor pode analisar um lançamento de produto antecipadamente, fazendo um teste de verificação e verificando as chances de esse produto ter sucesso no mercado. Enquanto realiza essas experimentações, ele mensura o Retorno sobre o Investimento para entender em quais situações — considerando praça, preço, produto e público — o ROI é maior.

A tendência deve ser acentuada pelas várias ferramentas de análise disponíveis nos meios digitais e pela alta competitividade do mercado. A partir da verificação de feedbacks é possível melhorar o produto/serviço e inovar cada vez mais. Vamos conhecer alguns dos benefícios atribuídos à técnica?

Vantagens do marketing de experiência

Agora que você já entende como funciona, conheça alguns benefícios em utilizar o marketing de experiência.

Mais confiança

Permitir que um possível cliente utilize o produto ou serviço antes da compra não só aumenta o seu interesse como cria uma maior sensação de confiança na empresa. Afinal, se ela está deixando conhecer suas soluções antes de cobrar é porque confia no que oferece, certo? Além disso, o cliente sente-se satisfeito, pois considera essa amostra um presente.

Teste de viabilidade

Especialmente se a empresa for uma startup ou quer entrar em novos mercados, o produto/serviço precisará de alguns feedbacks, concorda? Deixar que as pessoas experimentem e relatem a experiência é uma forma de entender melhor o perfil do cliente, suas expectativas, analisar se o lançamento é viável e promover inovações.

Análise de dados

Conforme o número de leads e clientes for aumentando, será possível utilizar os dados para montar relatórios e estatísticas e entender melhor como escalar o negócio, para quem vender, os melhores canais de merchandising, etc. Assim, será possível saber qual o perfil de lead mais qualificado para trabalhar em futuras campanhas de marketing da empresa.

Exemplos reais

Umbler é uma startup que oferece hospedagem de sites. A empresa aplica o marketing de experimentação oferecendo uma conta gratuita para teste por um período de até 16 meses (mediante realização de algumas ações, como indicação de um amigo). Esse benefício gera mais confiança e satisfação ao consumidor, além de retê-lo por mais tempo, já que a migração para outro fornecedor não é tão simples.

No varejo a distribuição de pequenas quantidades de um produto também é comum, o que ocorre muito em supermercados e feiras. No Arnold Classic, famoso evento de fisiculturismo, os stands costumam oferecer amostras grátis de whey protein. Já a marca de água de côco Obrigado investiu R$ 3 milhões em ações promocionais semelhantes durante o carnaval de Salvador, segundo o Jornal Grande Bahia.

Implementação do marketing de experiência

Para saber se a estratégia é aplicável ao seu negócio, estude se é possível oferecer amostras grátis ou período de teste do seu produto/serviço, se você tem informações sobre o público-alvo e seus hábitos de consumo e se a mensuração de resultados é possível. A primeira coisa a fazer é planejar. Defina um calendário de ações, seus objetivos, locais de propaganda e índices para analisar e acompanhar resultados. No cronograma, programe repetições nas diversas praças estratégicas onde seu público costuma ir e compare resultados.

O marketing de experiência tem que trazer benefícios tanto para o seu consumidor quanto para a sua empresa. Faça uso dos dados com inteligência para melhorar cada vez mais o seu produto, ganhar confiança e admiração do consumidor e inovar no mercado.

Esperamos que você tenha sucesso nas suas estratégias! Que tal aprender mais sobre marketing digital? Siga-nos no FacebookInstagramYouTube e LinkedIn.

2018-06-21T20:22:26+00:00

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