Project Description

Criando uma marca a partir do zero.

A Mix Brasil Fit é uma empresa que foi criada para produzir produtos naturais. Seu primeiro produto é o Coffee ThermoMix, um café solúvel, termogênico, vegano e 100% natural. Potencializa a queima de gordura, fornecendo energia rápida para o corpo. Além disso, promove uma melhor performance mental e ainda age contra o envelhecimento e inflamações.

Em meados de 2019 a Mix Brasil Fit procurou a Pontodesign com a ideia do novo produto. Seu desejo era lançar o produto no mercado o quanto antes.

O ainda sem nome “café termogênico solúvel em pó com mix fitness” foi desenvolvido com ajuda de fabricantes e nutricionistas. A Pontodesign ficou com todo o branding do produto. Começando pelo naming, criação da identidade visual, embalagens, site e e-commerce. Logo após o trabalho para os pontos de venda físicos, redes sociais e inbound marketing.

Como dar nome a um produto?

O primeiro passo era o naming, ou seja, dar um nome para esse produto.

Esse novo produto, além do café, também inclui em sua composição canela, cacau, pimenta caiena, cúrcuma e TCM (gordura do coco), todos ingredientes naturais e termogênicos.

Os termogênicos, proporcionam uma reação de elevação da temperatura corporal, que ocasiona a aceleração do metabolismo. E a proposta do produto é trazer benefícios que vão desde a melhora do desempenho em atividades físicas até foco para atividades mentais, como estudos e trabalho.

O nome precisava englobar tudo isso. “Inspirar um modo de vida saudável, conectando pessoas a alimentos de verdade, com real poder nutritivo, produzidos sem violência contra os animais e de forma sustentável”.

O caminho proposto foi rapidamente aceito pela Mix Brasil Fit, o que era (café), o seu diferencial (termogênico), e por fim, uma forma de mostrar que tinha mais algumas coisas (mix). Por questões de registro se usou a palavra em inglês (coffee) e se juntou as duas palavras seguintes, que com a grafia específica proposta, conseguiu passar o recado.

O nome também precisava preencher outro requisito, tinha que permitir a criação de uma linha, pois novos produtos seriam criados. No momento, compõe a linha o Coffee ThermoMix e serão lançados,  no início do segundo trimestre de 2021, o Cappuccino ThermoMix e o Chá Mix Brasil.

As Marcas

A empresa Mix Brasil Fit já possuía um logotipo criado e a ideia inicial dos empreendedores era usar essa logo para assinar os produtos.

Após uma análise do segmento, a Pontodesign propôs outro caminho. O entendimento foi que o conceito dos produtos era muito novo e precisaria muita visibilidade para ser compreendido. Então a propusemos que todo o destaque fosse o produto.

A marca Mix Brasil Fit estaria presente, como chancela, assinando e atestando qualidade. Mas, para não rivalizar, todo o foco estaria no nome Coffee ThermoMix.

Para evitar uma disputa de atenção na percepção do consumidor, não foi criada uma marca para o primeiro produto. O caminho foi a criação de uma identidade visual, baseada em uma tipografia bem única e facilmente reconhecível, que identificasse o produto, mas que permitisse a extensão da linha e mantivesse a Mix Brasil Fit como o logotipo da empresa.

O resultado funcionou muito bem, desde o início e se prova válido até hoje. A palavra “Coffee”, com o grão de café no lugar da letra “O” e box, em  amarelo, com a palavra ThermoMix passam muito rápido a informação do que se trata. Além disso, adaptou-se facilmente  para a versão Cappuccino. Mesmo na versão Chá, que obviamente não tem café, a tipografia se conecta com o universo da marca.

Embalagens prontas para qualquer aventura

O produto é comercializado como pré-treino/pré-trabalho/pré-estudo saudável. Portanto sua embalagem seria diferente de qualquer coisa, e por isso a lata, com tampa vermelha e um verniz fosco, foi o caminho escolhido.

Após o lançamento, os primeiros entusiastas deram um feedback legal. Com isso, surgiu outra apresentação, os sachês de dose individual, em caixas com 10 unidades.

No planejamento inicial da Mix Brasil Fit a ideia era lançar o cappuccino e o chá ainda em 2020. Entretanto, devido a pandemia do Covid-19 atrasou para 2021.

Demorou, mas valeu a pena, pois junto com os novos produtos também foi lançada outra apresentação. O stand up pouch de 200g, que traz muito mais presença e impacto para a linha toda.

Produtos vendidos em todo o Brasil, e além mar…

Para sentir a recepção que o produto teria, inicialmente a venda ocorreu na região metropolitana de Curitiba. Nesta etapa o diretor fazia a abordagem dos pontos de venda, apresentava e já tirava o pedido.

Esta etapa foi bem importante, pois auxiliou muito na construção do speach de venda, no playbook dos representantes e até na comunicação com clientes e influenciadores.

Tanto que posteriormente se expandiu para o restante do Brasil, através de representantes. Os principais tipos de ponto de venda são empórios e lojas de produtos naturais. Porém também é vendido em lojas de suplementos alimentares, supermercados e mercados. Além do e-commerce próprio que consegue entregar em todo Brasil.

Site e E-commerce

O Coffee ThermoMix é um café termogênico, vegano e 100% natural, com uma proposta jovem, prática e cheia de energia e saúde.

O site acompanharia a pegada da marca, que foi criada em volta de uma identidade viva e ilustrada, destacando o café, seus benefícios e seus ingredientes. Mas também apresentaria o produto, mostrando todas as vantagens de um jeito único, responsivo e dinâmico.

Por ser um produto totalmente novo, em um segmento que não existia, a proposta foi um site que permitiria aos usuários que acabaram de conhecer o produto, realizar seus pedidos online. A ideia era aproveitar a compra por impulso e para isso o e-commerce foi colocado na mesma estrutura, logo no início.

Em resumo: entra, conhece, se envolve e com um clique o cliente consegue ter mais saúde, energia e vitalidade.

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Redes Sociais e Inbound Marketing

Como já falamos algumas vezes, o produto era completamente novo e o segmento estava (e ainda está) em criação. Portanto a necessidade de produção de conteúdo é muito grande.

Por este motivo, desde o início a Pontodesign usa o Inbound Marketing como estratégia central de comunicação.

Mensalmente criamos blog posts que explicam e auxiliam os usuários a entender como os produtos Mix Brasil Fit podem ajudá-los a ter mais performance em sua vida. Estes conteúdos são desdobrados em postagens de redes sociais e também são trabalhados por alguns influenciadores que apoiam a marca.

Também criamos materiais ricos (geralmente e-books) que aprofundam conteúdos que geram mais engajamento. Para a divulgação destes materiais ricos são feitas campanhas de mídia paga (Google ads e Social Ads).

Usando landing pages e outras estratégias, os visitantes são convertidos em Leads e começam a ser nutridos por fluxos específicos de conteúdo, que permitem a sua qualificação. Em qualquer momento, se ele chegar ao checkout do e-commerce, será considerado potencial consumidor e entra em outro fluxo.

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