Já ouviu falar em uma Martech? Essas soluções usadas nas estratégias de marketing são essenciais para garantir os melhores resultados!

Em diversos segmentos de mercado, a tecnologia tem desempenhado um papel importante na otimização das operações e gestão de dados. Os resultados mais frequentes são processos mais ágeis, maior economia de recursos e processos e tomada de decisões baseadas em dados mais amplos e confiáveis. A área de marketing não poderia ficar de fora dessa tendência. Além disso, o movimento martech tomou força e representou um avanço importante para os profissionais do setor.

Mas o que é martech, para que serve e como essas ferramentas podem trazer vantagens para as estratégias de marketing? Sendo assim, continue a leitura do nosso post e saiba mais!

O que é Martech e para que serve? 

Martech é uma palavra originada da junção entre “marketing” e “technology”, ou tecnologia, em português. 

Ela se refere a uma série de ferramentas de software que otimizam as campanhas de marketing. É importante não confundir martechs com Business Intelligence. Aqui as funções vão além de permitir melhores análises, elas são capazes de facilitar e aprimorar a rotina dos profissionais, amplificando os resultados das estratégias de marketing.

As Martechs são utilizadas pelas equipes de marketing em diferentes ações, sendo as principais delas:

  • gestão de processos: organização de projetos, troca de informações, acompanhamento de ações, entre outros;
  • controle do funil de vendas: monitorar a jornada do cliente e as ações tomadas em cada etapa — essa é uma funcionalidade praticamente impossível sem uma ferramenta de marketing, especialmente quando há uma alto volume de leads; 
  • automação de marketing: agendamento de contatos, envio de e-mails automáticos disparados conforme ações tomadas pelo lead, ofertas direcionadas para grupos específicos na etapa certa do relacionamento, entre outros;
  • coleta e análise de indicadores: as Martechs geram muita informação que deve ser analisada para garantir os melhores resultados da campanha, além de justificar os resultados obtidos;
  • relacionamento com consumidor: os softwares de CRM (Customer Relationship Management) são Martechs indispensáveis para garantir a melhor interação com os clientes, disponibilizando funções que otimizam o contato e aprimoram a experiência.

Quais as vantagens e a importância de usar ferramentas dentro desse conceito? 

Quando listamos as funcionalidades diversas das Martechs, é difícil conceber uma equipe de marketing operando sem pelo menos uma dessas soluções. Por isso, tanto que um estudo feito pela Gartner revelou que 29% do orçamento do setor é gasto com Martechs.

Sem essas soluções, a equipe pode ficar afogada em tarefas operacionais, que poderiam ser automatizadas, e trabalhar no escuro, sem informações claras para monitorar e direcionar suas campanhas. Com elas, é possível transformar dados em ações concretas.

Por exemplo, as Martechs fornecem soluções que permitem realizar testes A/B, gerando dados em tempo real para determinar as melhores alternativas para a campanha. Assim, a equipe economiza tempo e dinheiro, e ganha eficiência.

Quais são as principais Martechs usadas hoje?

As Martechs atuam com diferentes soluções dentro do mundo do marketing. Segundo um estudo intitulado Inside Martech Report, produzido pelo Distrito Dataminer, existem no Brasil 727 startups que atuam como Martechs. Sendo assim, elas estão distribuídas da seguinte forma:

  • Advertising & Promotion (27,65%): também conhecidas como adtechs, desenvolvem plataformas para divulgar, promover e exibir marcas, produtos, campanhas e serviços. Dessa forma, um exemplo deste tipo de martech é a NOC, uma startup do segmento de adtechs que tem por objetivo atrair clientes para whatsapp. 
  • Commerce & Sales (25,86%): coletam dados de consumidores para gerar inteligência de mercado para impulsionar vendas;
  • Social e Relationship (25,72%): fornecem ferramentas para as empresas se relacionarem com seus clientes, implementarem ações de marketing e comunicação em redes sociais e até gerar relatórios e análises. Sendo assim, um exemplo de empresa nesta categoria é o Reportei. Afinal, esta startup mineira foi a escolha da Pontodesign para construir, reunir e distribuir os relatórios que a agência produz para seus clientes. 
  • Content & Experience (20,77%): criam e distribuem conteúdo. Um exemplo de sucesso nessa categoria é a Postspot. A agência é parceira da Pontodesign na produção e gestão de conteúdos relevantes e de qualidade para o nosso público;
  • Automação de Marketing: conjunto de ferramentas para automatizar ações e processos de marketing. Outro exemplo de sucesso é a RD Station, parceira da Pontodesign, que reúne recursos como criação de páginas de captura, gestão de leads, fluxos e campanhas de e-mail marketing para jornadas personalizadas;
  • CRM: integra equipes comerciais da prospecção até as vendas, permitindo a gestão de contatos, registro de dados e ações na jornada de vendas. Sendo assim, a RD Station também possibilita uma visão global de cada etapa do funil para capturar oportunidades em tempo real. 

A adoção de uma Martech é uma decisão natural em qualquer equipe de alto desempenho. Afinal, as ferramentas avançadas garantem maior eficiência e os melhores resultados nas estratégias de marketing.

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