Não há como falar de uma estratégia efetiva de marketing sem citá-lo: o e-mail marketing. Ele é uma recurso prático e com baixo valor de investimento, que gera benefícios imensuráveis para a organização, como o fortalecimento do relacionamento com os clientes. Não à toa, as empresas continuam apostando nessa tradicional ferramenta, que, se utilizada corretamente, o e-mail marketing é eficiente e capaz de maximizar os resultados do negócio.
Claro que, para isso, é preciso elaborar uma campanha diferenciada, que dialogue com o público-alvo. Não se esqueça, nesse quesito, que quantidade é bem diferente de qualidade. Em outras palavras: de nada adianta enviar vários e-mails marketing, mas pecar na excelência do conteúdo.
Interessou-se pelo assunto e quer saber por que você deve apostar nessa ideia? Continue a leitura e veja alguns motivos!

Acessibilidade

O uso de e-mail é expressivo. Em 2012, a consultoria ComScore constatou que o Gmail, plataforma do Google, chegou a mais de 287 milhões de visitantes. Já o Hotmail e o Yahoo alcançaram a marca de 286,2 milhões e 281,7 milhões de visitas, respectivamente. Não para por aí. Segundo um relatório divulgado pela ONU, em 2015, o mundo tem 3,2 bilhões de internautas.
Ainda não está convencido da magnitude e do alcance do recurso? Então pare um momento, reflita e responda: o que é necessário para criar uma conta em uma rede social ou, até mesmo, na Apple Store? É isso mesmo: um e-mail! Por isso, apostar no e-mail marketing, ele é eficiente. É uma estratégia efetiva, visto que um número considerável de pessoas tem acesso a esse recurso e interagem com ele sem nenhum atrito.

Contato direto

Comunicar-se diretamente com o consumidor: esse é um dos grandes diferenciais do e-mail marketing. O risco de que outra pessoa abra a mensagem é quase zero. Afinal, a conta é pessoal.
Isso significa que provavelmente será o próprio cliente que vai abrir e ler a mensagem, evitando, assim, a interferência de terceiros. Ou seja, o e-mail marketing possibilita o contato direto.

Conversão

O conteúdo do e-mail marketing pode ser tanto informativo quanto promocional — mas sem excessos. Independentemente das informações, é preciso elaborar um CTA, que nada mais é do que um botão que induz o consumidor a tomar uma decisão.
Vale desde ter acesso a uma ferramenta exclusiva por um determinado tempo a ser direcionado para o site da empresa. O importante, aqui, é desenvolver um conteúdo rico e relevante, apostando no devido CTA. Essa estratégia, sem sombra de dúvida, contribui para as conversões.

Personalização

Um atendimento personalizado faz toda a diferença em uma negociação, certo? Essa premissa também é valida para os contatos virtuais. Saiba, nesse contexto, que é possível, sim, criar e-mails compatíveis com o seu público-alvo por meio das informações e dos dados dos usuários que ficam registrados no sistema.
Ao enviar conteúdo personalizados, que dialoguem com o perfil dos clientes, a empresa terá mais sucesso no processo de retenção e fidelização do público.

Interação

O e-mail marketing eficiente é um canal de via dupla, uma vez que, ao enviar uma mensagem, o destinatário tem a possibilidade de responder. E o melhor: alguns segundos são suficientes para isso, o que torna a ferramenta prática e ágil. Nem precisa dizer que tais características são mais do que bem-vindas no mundo atual.
Por isso, não pense duas vezes para criar uma campanha de e-mail marketing — seja para conhecer a opinião do público por meio de questionários, seja para informar sobre uma novidade.
No mais, para ter sucesso na elaboração da campanha, lembre-se de produzir um título chamativo, apresentar informações relevantes e realizar disparos estratégicos. Esses requisitos são primordiais para conquistar um retorno positivo.
Agora que você já sabe os benefícios do e-mail marketing, entenda por que investir em marketing digital traz valor à marca.