Se você é gestor de uma empresa, provavelmente já sabe da importância da análise de dados para a tomada de decisões mais assertivas. Afinal, já passou o tempo de basear o planejamento de marketing digital em achismo, não é mesmo? Com o avanço da tecnologia, um imenso volume de dados digitais está disponível para quem souber usá-lo.

No entanto, muitas vezes, as pessoas confundem a coleta de informações com o seu verdadeiro uso no dia a dia de uma organização. Para extrair insights úteis para seu negócio, é preciso que os profissionais tenham maturidade em Business Intelligence (BI).

Pensando nisso, apresentamos este post falando sobre a importância da análise de dados no processo de tomada de decisões. Acompanhe:

1. Desenvolva estratégias mais eficientes

Uma das principais vantagens do digital em relação ao marketing tradicional é a possibilidade de mensuração do desempenho de uma campanha em tempo real. O objetivo é saber que ações estão dando certo e verificar aquelas que devem ser corrigidas com urgência, já que não têm funcionado como o esperado.

No entanto, para que você consiga realizar um monitoramento adequado, é fundamental escolher os KPIs (em inglês, Key Performance Indicators) adequados para o seu negócio. Por associarem uma métrica a um objetivo, os indicadores-chave de performance são considerados estratégicos.

Infelizmente, na correria cotidiana, eles costumam ser deixados em segundo plano, o que prejudica o diagnóstico da sua empresa. Não desperdice a oportunidade de desenvolver estratégias mais eficientes a partir de insights extraídos de seus dados.

2. Otimize o ROI

O ROI (em inglês, Return on Investment) é um dos KPIs mais relevantes quando se trata de medir o resultado de uma ação de marketing. Embora seja utilizado no marketing tradicional há muito tempo, ele ganhou destaque no online diante da facilidade de rastreamento de dados.

Por exemplo, você sabe dizer quais das suas estratégias trouxeram um retorno positivo, negativo, ou neutro recentemente? Com o acompanhamento constante do ROI, é possível ter números confiáveis para planejar qual objetivo deve ser alcançado em um determinado período de tempo para o sucesso do seu negócio.

O cálculo do ROI pode ser feito por meio da equação abaixo:

ROI = (Lucro do investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento

No entanto, lembre-se de que o seu lucro não é o ganho total em vendas. Na verdade, ele é a margem de ganho sobre cada venda, certo?

3. Tenha controle do seu orçamento de marketing

Em tempos de crise econômica, não há como basear seus investimentos em tentativa e erro. Isso não faz mais sentido no mundo digital, acredite. Defina os KPIs do seu negócio, faça o monitoramento das suas campanhas e tenha controle do seu orçamento de marketing. Tomando esses cuidados, é possível evitar surpresas desagradáveis.

Se você chegou até aqui, já deve estar convencido da importância da análise de dados para a tomada de decisões mais inteligentes na sua empresa. Se precisar de ajuda, contrate uma agência especializada em marketing digital e conte com uma equipe experiente em BI. Com certeza, o investimento vai valer a pena!

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