Você já deve ter percebido que a comunicação visual de uma empresa é um dos pontos-chave para seu crescimento, e se for uma empresa que tem produtos no varejo, o design de embalagens é fundamental. Além disso, ter um bom design para os seus produtos ou serviços é um requisito fundamental para atrair os consumidores, ainda mais em dias com tanta competitividade, por isso é importante escolher uma boa agência de design de embalagens.

Mas como escolher uma agência de design de embalagens?

Entretanto, para construir uma identidade visual forte, é necessário contar com uma equipe competente, pois, além de conhecimento teórico, os designers devem ter experiência no mercado, para poder auxiliar na sua tomada de decisões.

Mas como escolher uma agência de design de embalagens que seja ideal para o seu negócio? Pensando nisso, trouxemos alguns pontos a serem considerados durante essa escolha. Continue a leitura do post e saiba mais!

A importância de contar com uma agência de design de embalagens

Se deseja que o seu produto seja o queridinho dos consumidores, ele não pode ficar escondido na prateleira, não acha? Apesar disso muitas empresas não dão tanto valor ao design das embalagens.

O primeiro contato entre o consumidor e o seu produto é pela embalagem. Assim, é essencial saber aproveitar ao máximo esse mecanismo para transmitir, de forma adequada, o posicionamento, os atributos, o conteúdo e as características da empresa pelo meio visual, como nas cores, formas, texturas e desenhos.

A embalagem do produto, na verdade, é um recurso muito importante para convencer os consumidores a escolher o seu material, em vez do da concorrência., por exemplo, segundo a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), cerca de 75% dos empreendimentos investiram no design das suas embalagens.

Com um design de embalagem adequado, você pode aumentar a quantidade e a repetição de compra dos seus consumidores, como também construir uma relação com eles. Essa ferramenta é responsável por despertar emoções, sentidos e satisfação nos usuários.

Dessa maneira, investir em uma embalagem atrativa é uma técnica vantajosa para ambos os lados: a empresa aumenta seu poder de persuasão, a fim de atingir os clientes, e o consumidor conhece melhor os benefícios de contar com seu produto.

Um bom exemplo do que estamos falando é o refrigerante Coca-Cola, que todos identificam facilmente, mesmo que não esteja na embalagem padrão.

Durante uma edição especial da empresa, os consumidores fizeram filas em supermercados e lojas somente para comprar garrafas de refrigerante da Coca-Cola que seguiam o modelo de vidro clássico da marca. Assim, fica clara a importância de contar com uma agência de design para elaborar a embalagem dos seus produtos, levando a melhores resultados.

Dicas para levar em consideração na hora de escolher a agência de design

Agora que entende a relevância da embalagem dos seus produtos, chegou o momento de entrar em contato com as agências de design para pensar no conceito da sua marca. Contudo, é preciso saber escolher com cuidado a agência de design certa para o seu negócio. Confira algumas dicas que vão auxiliar nessa decisão.

Compreenda a sua demanda

Quais são os objetivos e metas do seu negócio? Quais processos são necessários para atingir os resultados esperados? Qual o projeto de futuro em que sua empresa se baseia?

Esses questionamentos auxiliam a organizar e definir quais são seus prerrequisitos e quais agências vão ter a capacidade de solucionar os seus problemas.

Portanto, elaborar um bom briefing é essencial nesse momento, já que ele apresenta para a agência qual norte ela deve seguir, como também a trajetória ideal para atingir os objetivos do seu empreendimento.

Verifique a reputação da agência no mercado

Um dos primeiros passos a serem tomados para escolher a agência de design é pesquisar a sua reputação na mídia e redes sociais, como Facebook, LinkedIn e sites de reclamação.
Converse com seus conhecidos, parceiros e amigos virtuais e peça indicação de empresas. Também observe as firmas que trabalham em parceria com os seus consumidores.

Analise o portfólio

Outra questão crucial para a decidir em qual agência de design confiar é estudar a história profissional dela.
Assim, analise o portfólio, cases, atendimento e até prêmios. Além disso, procure por possíveis contratempos, interrupções ou resultados negativos que essas características levantadas poderiam ter durante a construção da identidade visual da marca.

A análise do perfil da agência é muito importante não só para demarcar os valores e princípios em comum, como também para não sofrer com problemas posteriores.

Preços muito baixos, prazos ultrapassados e falta de atenção são problemas que poderiam comprometer seriamente a imagem da sua empresa.

Peça recomendações

Um elemento muito relevante durante o processo de escolha são as referências. Empresas com maior tempo de mercado costumam ter mais experiência e clientes, o que pode ser um portal de contato muito útil para conhecer boas agências.

Todavia, não deixe de considerar agências novas, pois, desde que seja bem-estruturado e tenha uma boa equipe, um negócio jovem pode garantir tantos benefícios quanto um já antiga no mercado.

Nesse momento, é essencial pedir a empresas parceiras que já contam com uma agência de design o contato de bons parceiros da área. Se informe sobre cada serviço e os aspectos que foram prestados.

Faça uma visita

Uma ótima dica é visitar as instalações da agência pessoalmente, já que, assim, você se certifica de que o ambiente e a estrutura do lugar são compatíveis com a qualidade que você exige e com o que é prometido pela empresa.

Fazer essa visita é primordial para ter certeza da sua decisão. Afinal, a agência ter tecnologia, organização, higiene e comprometimento suficientes pode influenciar o resultado do projeto.

Considere o custo-benefício

Certamente, você vai precisar se preocupar com o custo-benefício do projeto. Nessa etapa, o objetivo é evitar um dos maiores erros que acontecem na escolha da embalagem: o controle de qualidade.

Diversas vezes, o barato pode sair caro, e pro caso agência de design de embalagens, isso é ainda mais verdadeiro. Dessa maneira, pense que o investimento que você está fazendo agora vai influenciar muito os resultados das suas vendas no futuro. Quanto maior a qualidade do material, maior o lucro de vendas.

Prefira agências alinhadas ao seu perfil

Claramente, para não ter contratempos durante o processo do serviço, você deve dar preferência a agências que se alinhem ao perfil do seu negócio. Com isso em mente, a agência escolhida vai ter a postura necessária para realizar os seus desejos e demandas.

Nesse momento, pense na otimização do trabalho, atendimento e valores, sempre lembrando que é a imagem da sua marca que está em jogo!
E aí, gostou das dicas sobre a importância da agência de design de embalagens e como escolher a melhor para você?

Saiba que nós, da Pontodesign, estamos aqui para ajudar nessa jornada de decidir pela agência ideal, então o que precisar, pode perguntar.
Óbvio que por sermos uma agência de design, e adoramos fazer design de embalagens, gostaríamos de ser levados em conta, caso vocês estejam pesquisando sobre isso.

E para ajudar vocês a ligarem para nós, vamos falar algumas coisas sobre nós.
Primeiro precisamos dizer que já fomos eleitos a melhor agência de design do Brasil e que recebemos mais de 180 prêmios pelo nossos trabalhos, mas as vezes premios não dizem muito né? Então gostaríamos de te desafiar. Se você mora em Curitiba, você já viu alguma embalagem que a Pontodesign desenhou, a seguir, alguns clientes de projetos recentes.

Para a Chácara Strapasson, além de atualizar a marca e a identidade deles, nós criamos todas as embalagens deles há vários anos. Este cliente tem um caso publicado no site e pode ser visto aqui.

Recentemente também criamos a marca, identidade, embalagem e também o site da Coffee ThermoMix, um café solúvel, vegano e termogênico que está fazendo muito sucesso, inclusive eles protagonizaram a primeira edição da série remédios contra o Covid, veja aqui.

Caso você goste de boas bebidas deve conhecer as cervejas da Maniacs ou os vinhos da Vinícola Franco Italiano. A Pontodesign desenha as embalagens dos dois. No caso da Maniacs, além das embalagens criamos a marca e toda a identidade visual, veja aqui.
Que tal entrar em contato conosco e saber mais sobre os nossos trabalhos e o que temos a oferecer?