Você já deve ter percebido que a comunicação visual de uma empresa é um dos pontos-chave para seu fortalecimento e crescimento. Além disso, ter um bom design para os seus produtos ou serviços é um requisito fundamental para atrair os consumidores.

Entretanto, para construir uma identidade visual forte, é necessário contar com uma equipe competente, pois, além de conhecimento teórico, os designers devem ter experiência no mercado, de modo a poder auxiliar na sua tomada de decisões.

Mas como escolher uma agência de design de embalagens que seja ideal para o seu negócio? Pensando nisso, trouxemos alguns pontos a serem considerados durante essa escolha. Continue a leitura do post e saiba mais!

A importância de contar com uma agência de design de embalagens

Se deseja que o seu produto seja o queridinho dos consumidores, ele não pode ficar escondido na prateleira, não acha?

O primeiro contato entre o consumidor e o seu produto é pela embalagem. Assim, é essencial saber aproveitar ao máximo esse mecanismo para transmitir, de forma adequada, o posicionamento, os atributos, o conteúdo e as características da empresa pelo meio visual, como nas cores, formas, texturas e desenhos.

A embalagem do produto, na verdade, é um recurso muito importante para convencer os consumidores a escolher o seu material, em vez do da concorrência. Segundo a CNI (Confederação Nacional das Indústrias), cerca de 75% dos empreendimentos investiram no design das suas embalagens.

Com um design de embalagem adequado, você pode aumentar a quantidade e a repetição de compra dos seus consumidores, como também construir uma relação com eles. Essa ferramenta é responsável por despertar emoções, sentidos e satisfação nos usuários.

Dessa maneira, investir em uma embalagem atrativa é uma técnica vantajosa para ambos os lados: a empresa aumenta seu poder de persuasão, a fim de atingir os clientes, e o consumidor conhece melhor os benefícios de contar com seu produto.

Um bom exemplo do que estamos falando é o refrigerante Coca-Cola, que todos identificam facilmente, mesmo que não esteja na embalagem padrão.

Durante uma edição especial da empresa, os consumidores fizeram filas em supermercados e lojas somente para comprar garrafas de refrigerante da Coca-Cola que seguiam o modelo de vidro clássico da marca.

Assim, fica clara a importância de contar com uma agência de design para elaborar a embalagem dos seus produtos, levando a melhores resultados.

Dicas para levar em consideração na hora de escolher a agência de design

Agora que entende a relevância da embalagem dos seus produtos, chegou o momento de entrar em contato com as agências de design para pensar no conceito da sua marca.

Contudo, é preciso saber escolher com cuidado a agência para o seu negócio. Confira algumas dicas que vão auxiliar nessa decisão.

Compreenda a sua demanda

Quais são os objetivos e metas do seu negócio? Quais processos são necessários para atingir os resultados esperados? Qual o projeto de futuro em que sua empresa se baseia?

Esses questionamentos auxiliam a organizar e definir quais são seus prerrequisitos e quais agências vão ter a capacidade de solucionar os seus problemas.

Portanto, elaborar um bom briefing é essencial nesse momento, já que ele apresenta para a agência qual norte ela deve seguir, como também a trajetória ideal para atingir os objetivos do seu empreendimento.

Verifique a reputação da agência no mercado

Um dos primeiros passos a serem tomados para escolher a agência de design é pesquisar a sua reputação na mídia e redes sociais, como Facebook, LinkedIn e sites de reclamação.

Converse com seus conhecidos, parceiros e amigos virtuais e peça indicação de empresas. Também observe as firmas que trabalham em parceria com os seus consumidores.

Analise o portfólio

Outra questão crucial para a decidir em qual agência de design confiar é estudar a história profissional dela.

Assim, analise o portfólio, cases, atendimento e até prêmios. Além disso, procure por possíveis contratempos, interrupções ou resultados negativos que essas características levantadas poderiam ter durante a construção da identidade visual da marca.

A análise do perfil da agência é muito importante não só para demarcar os valores e princípios em comum, como também para não sofrer com problemas posteriores.

Preços muito baixos, prazos ultrapassados e falta de atenção são problemas que poderiam comprometer seriamente a imagem da sua empresa.

Peça recomendações

Um elemento muito relevante durante o processo de escolha são as referências. Empresas com maior tempo de mercado costumam ter mais experiência e clientes, o que pode ser um portal de contato muito útil para conhecer boas agências.

Todavia, não deixe de considerar agências novas, pois, desde que seja bem-estruturado e tenha uma boa equipe, um negócio jovem pode garantir tantos benefícios quanto um já antiga no mercado.

Nesse momento, é essencial pedir a empresas parceiras que já contam com uma agência de design o contato de bons parceiros da área. Se informe sobre cada serviço e os aspectos que foram prestados.

Faça uma visita

Uma ótima dica é visitar as instalações da agência pessoalmente, já que, assim, você se certifica de que o ambiente e a estrutura do lugar são compatíveis com a qualidade que você exige e com o que é prometido pela empresa.

Fazer essa visita é primordial para ter certeza da sua decisão. Afinal, a agência ter tecnologia, organização, higiene e comprometimento suficientes pode influenciar o resultado do projeto.

Considere o custo-benefício

Certamente, você vai precisar se preocupar com o custo-benefício do projeto. Nessa etapa, o objetivo é evitar um dos maiores erros que acontecem na escolha da embalagem: o controle de qualidade.

Diversas vezes, o barato pode sair caro, principalmente se a qualidade do material é inferior ao que você procura para o seu trabalho.

Dessa maneira, pense que o investimento que você está fazendo agora vai influenciar muito os resultados das suas vendas no futuro. Quanto maior a qualidade do material, maior o lucro de vendas.

Prefira agências alinhadas ao seu perfil

Claramente, para não ter contratempos durante o processo do serviço, você deve dar preferência a agências que se alinhem ao perfil do seu negócio. Com isso em mente, a agência escolhida vai ter a postura necessária para realizar os seus desejos e demandas.

Nesse momento, pense na otimização do trabalho, atendimento e valores, sempre lembrando que é a imagem da sua marca que está em jogo!

E aí, gostou das dicas sobre a importância da agência de design de embalagens e como escolher a melhor para você?

Saiba que nós, da Pontodesign, estamos aqui para ajudar nessa jornada de decidir pela agência ideal, então o que precisar, pode perguntar.

Óbvio que por sermos uma agência de design, e adoramos fazer design de embalagens, gostaríamos de ser levados em conta, caso vocês estejam pesquisando sobre isso.
E para ajudar vocês a ligarem para nós, vamos falar algumas coisas sobre nós.

Primeiro é dizer que já fomos eleitos a melhor agência de design do Brasil e que recebemos mais de 180 prêmios pelo nossos trabalhos. Depois gostaríamos de dizer que provavelmente, se você mora em Curitiba, você já viu alguma embalagem que a Pontodesign desenhou, a seguir, alguns clientes de projetos recentes.

Para a Chácara Strapasson, além de atualizar a marca e a identidade deles, nós criamos todas as embalagens deles há vários anos. Este cliente tem um caso publicado no site e pode ser visto aqui.

Recentemente também criamos a marca, identidade, embalagem e também o site da Coffee ThermoMix, um café solúvel, vegano e termogênico que está fazendo muito sucesso, inclusive eles protagonizaram a primeira edição da série remédios contra o Covid, veja aqui.

Caso você goste de boas bebidas deve conhecer as cervejas da Maniacs ou os vinhos da Vinícola Franco Italiano. A Pontodesign desenha as embalagens dos dois. No caso da Maniacs, além das embalagens criamos a marca e toda a identidade visual, veja aqui.

Que tal entrar em contato conosco e saber mais sobre os nossos trabalhos e o que temos a oferecer?