Você sabe qual a importância de um site institucional na atração de clientes?

Você sabe qual a importância de um site institucional na atração de clientes?

A importância do site institucional veio à tona com a mudança de hábitos de compra dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e muito bem informados.

Ter um site otimizado é uma ferramenta comercial muito importante na hora de atrair novos clientes em potencial, pois é um meio que o consumidor tem para buscar produtos e serviços que solucionem seus problemas.

Contudo, para ter sucesso com esse importante canal de comunicação da empresa, é preciso que a criação — ou atualização — do site esteja sempre alinhada à estratégia e ao momento atual da organização.

Entre todos aspectos que devem ser levados em consideração na hora de criar ou refazer o site, 6 pontos são fundamentais para a atração e conversão de novos clientes. Dá uma olhada em quais são eles:

1 – Conteúdo

O conteúdo é o ingrediente mais importante quando se fala de site otimizado, porque é por meio dele que o consumidor, após realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca, encontrará uma possível solução para seus problemas.

Para que isso aconteça, você precisa criar conteúdos otimizados que devem ser relevantes e úteis para seu público, além de serem facilmente encontrados nos buscadores.

Essa otimização para os mecanismos de busca (SEO) permite que seu site esteja entre os primeiros resultados nas pesquisas dos seus consumidores. No entanto, esse bom posicionamento só acontecerá se o seu conteúdo realmente apresentar uma solução para o problema pesquisado.

2 – Isca digital

Existe ainda uma extensão dos conteúdos que é a isca digital. Seu objetivo não é apenas atrair potenciais clientes, mas convertê-los através da criação e distribuição de materiais ricos de conteúdos, guias completos para a resolução de um problema específico — isso em troca de alguns dados de contato do visitante.

Com a captura dessas informações de contato, a empresa consegue fazer um trabalho de nutrição dos potenciais clientes através do e-mail marketing, tirando dúvidas, enviando ainda mais conteúdos e construindo um relacionamento com esse lead.

3 – Chamada para ação (CTA)

Você precisa guiar e direcionar as ações do visitante através de chamadas que o leve a realizar uma ação específica e que o ajude a resolver um problema ou atingir um objetivo. Existem diversos tipos de CTAs que você pode utilizar em diferentes seções e páginas do seu site.

Por exemplo, ao final de um artigo no blog da sua empresa, você pode incluir uma chamada para que o leitor baixe um e-book que irá ajudá-lo a aprofundar o conhecimento sobre o tema tratado no post ou sugerir o compartilhamento do artigo nas redes sociais.

4 – Pedidos de orçamento

Muitas vezes o consumidor já está bem informado sobre as soluções que sua empresa pode trazer, já sabe quais são seus produtos e serviços, mas apenas precisa de um orçamento para fazer suas comparações de custo-benefício. Logo, é muito interessante disponibilizar esse recurso.

Aqui, existe um ponto importante: se você se preocupou em oferecer conteúdos relevantes e materiais de qualidade para solucionar dúvidas e problemas específicos, você já tem a confiança do consumidor — que estará propenso a comprar de você ao invés do concorrente.

5 – Campanhas

Muitas empresas criam campanhas de mídias pagas para que seus anúncios apareçam acima dos primeiros resultados de pesquisa em um mecanismo de busca.

Nesse caso, é interessante que esses anúncios levem direto para o produto ou serviço que o consumidor está procurando e não para a home do site, um erro cometido por algumas empresas. Isso tira o foco do que realmente importa para o potencial cliente naquele momento e você pode perder uma venda ao enviá-lo para a página inicial.

6 – Atualização

Tanto o conteúdo como a estrutura e tecnologias do site devem estar de acordo com as práticas atuais do mercado. Ele precisa ser refeito de tempos em tempos — geralmente a cada 4 ou 5 anos — para sempre transmitir confiança, se adaptar as mudanças tecnológicas e poder atrair novos visitantes.

Como vimos, o site é fundamental para a atração de novos clientes. Contudo, essa excelente ferramenta comercial precisa ser otimizada e atualizada para que cumpra seu principal objetivo, a conversão.

E aí, gostou de saber sobre a importância do site institucional para seu negócio? Não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes socais e com seus amigos empreendedores!