O uso de tecnologias digitais, como estratégia para obter melhores resultados por meio dos recursos da internet, é uma realidade. Mas, ainda existe uma grande insegurança das empresas quando o assunto é investimento em marketing digital.

É comum vermos planejamentos baseando seus resultados em achismo ou feeling. Este não é o melhor caminho. A análise de dados, é fundamental para a tomada de decisões corretas, que visam obter resultados concretos.

Mas, desvendar o ciberespaço parece complicado. Afinal, por onde começar? Com tantas informações disponíveis, quais delas fazem sentido para o seu negócio?

No post de hoje, vamos mostrar três razões para investir em digital analytics e colher resultados efetivos, deixando a insegurança de lado de uma vez por todas!

1. O digital analytcs diz quem é o seu cliente

A análise de dados possibilita mapear informações como idade, sexo, classe social e até influenciadores mais complexos, que indicam personalidade e experiências anteriores

do consumidor com outras marcas.

Ter informações sobre quem são seus clientes é fundamental para desenvolver uma comunicação clara. Saber com quem está falando, as dúvidas e no que se pode ajudar possibilita direcionar esforços e manter contato direto com o público-alvo da empresa, ou seja, aqueles que têm maior chance de aumentar a taxa de conversão.

A partir da coleta e análise de dados é possível não apenas gerar conteúdo estratégico para venda, mas também personalizá-lo, como o envio de e-mail marketing orientado a cada um dos membros de sua lista de contatos.

2. Otimiza os investimentos

Priorizar a coleta e análise de dados impacta, diretamente, a otimização de investimentos. Com informações sobre clientes é possível eliminar ruídos e direcionar campanhas de marketing digital, diminuindo gastos desnecessários, utilizando uma linguagem adequada ao público, gerando satisfação e possível fidelização.

Imagine que você tem uma loja online e descobriu que a maior parte das compras são feitas por pessoas entre 35 e 45 anos, moradores do estado de São Paulo. Apenas com essas informações básicas é possível tanto segmentar e aprimorar os investimentos em redes sociais e Adwords quanto criar estratégias vantajosas para determinados estados ou cidades.

Estratégias sustentadas por dados sólidos são cruciais para reduzir custos e aumentar as vendas!

3. Possibilita monitoramento de métricas

Após conhecer o cliente e criar estratégias otimizando investimento o trabalho ainda não está finalizado. É preciso monitorar as métricas.

Lembre-se, o que não pode ser mensurado não pode ser melhorado!

Mensurar dados e entender quais estão apresentando melhor desempenho, e se não estiver descobrir o porquê, é parte integrante do processo de investimento em digital analytics. Existem diferentes KPIs (key performance indicator) que podem ser analisados, por exemplo:

  • taxa de conversão (total de vendas/total de visitas ao site);
  • ticket médio (total de receita/total de vendas);
  • índice de rejeição;
  • índice de engajamento (total de visitantes que interagiram com a página/total de visitantes).

Além destes indicadores de desempenho, existem outros diversos que podem ser obtidos por meio desse processo, e que podem contribuir na identificação de público-alvo, criação de personas, otimização de investimentos e criação de planejamento estratégico de comunicação.

Quer saber mais sobre digital analytics? Entre em contato com a gente agora mesmo!