Se você quer ganhar novos clientes e obter melhores resultados com a ajuda da internet, um dos primeiros passos é definir objetivos de marketing para a sua empresa.
Você já deve ter conhecimento sobre estratégias digitais e como elas são capazes de gerar resultados impressionantes por longos períodos e com baixos custos — que tendem, inclusive, a diminuir com o passar do tempo e melhores segmentações.
Mas, para isso, você precisa entender que “vender mais” ou “ficar conhecido na internet” não são objetivos plausíveis se você leva a sua empresa a sério e entende a necessidade de utilizar dados para um processo de tomada de decisão mais assertivo.
Neste artigo você entenderá melhor a relevância do marketing para as empresas e como você pode definir seus objetivos. Acompanhe!

Importância do marketing

O principal objetivo do marketing é agregar valor às marcas, produtos ou serviços oferecidos por empresas. É seu papel realizar estudos que identifiquem necessidades e desejos do consumidor, ajudando a criar soluções que resolvam o seu problema.
Um dos primeiros efeitos de um marketing bem elaborado é o aumento de reconhecimento da marca pelo público, que passa a conhecê-las após contato com suas mensagens veiculadas por meio de conteúdo nas redes sociais, panfletagem, propagandas na TV, anúncios em outdoors, etc.
Mas entenda que marketing não se resume às campanhas publicitárias. Suas ações têm objetivos, são constantes e não tem prazo de vencimento. Já os anúncios são veiculados por um período determinado para, na maioria das vezes, gerar vendas.
Investir em marketing é essencial para qualquer empresa. Além de ser a área responsável por entender o mercado onde a empresa está inserida, criar reconhecimento de marca e oportunidades de negócio, ajuda na construção da percepção de valor pelo consumidor, conquistando a sua preferência e fidelidade.
A criação de e-books, webinars, pesquisas de mercado com sorteio de brindes e vídeos no YouTube são exemplos de investimentos que podem, não apenas gerar novas vendas, como criar uma imagem de confiança e autoridade.
Mas para tudo isso funcionar, é preciso planejar cada etapa e criar uma estratégia, pois o marketing gera melhores resultados no longo prazo, quando seus lucros são otimizados.

Definindo os objetivos realistas

Existe uma sigla em inglês, a S.M.A.R.T (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Time-bound) que resume e explica isso muito bem.
Segundo o conceito, qualquer objetivo corporativo deve ser:

  • específico;
  • mensurável;
  • atingível;
  • realista;
  • temporizável.

A seguir, vamos explicar cada um deles de forma mais específica. Acompanhe!

Objetivos específicos

São formulados de maneira precisa, de preferência com números. Exemplos disso são metas que precisam ser atingidas na organização.

Objetivos mensuráveis

Devem ser possíveis de acompanhar, utilizando os indicadores de performance. Mais uma vez vemos a relevância da utilização de números.

Objetivos atingíveis

Os objetivos devem ser possíveis de serem atingidos, ou seja, devem estar dentro da realidade. De nada adianta criar uma meta irreal ou impossível de ser alcançada.

Objetivos realistas

Também é importante que os objetivos sigam os recursos da empresa, considerando o que está disponível para que eles sejam cumpridos.

Objetivos temporizáveis

É preciso que os objetivos tenham um tempo, ou seja, um prazo para serem desenvolvidos.

Como criar objetivos de marketing

Antes de tudo, você precisa entender que os objetivos devem ser realizáveis e mensuráveis, caso contrário, você e a sua equipe terão dificuldades em analisar se as estratégias estão dando certo e se é preciso otimizá-las.
Confira alguns passos importantes para que você consiga criar seus próprios objetivos de marketing.

Crie indicadores de performance

Não basta apenas criar os objetivos, você precisa mensurar com frequência os indicadores que tenham relação com eles, para identificar se há sucesso nas suas campanhas de marketing e otimizações a serem feitas.
Portanto, definir quais KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores de desempenho) utilizar para analisar os resultados e tomar melhores decisões é essencial, antes mesmo de criar as estratégias.
São exemplos de KPIs comuns: o ROI (Retorno sobre o Investimento), CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e Taxa de conversão do funil de vendas. Com esses números fica mais fácil de você monitorar estratégias e compreender se o seu negócio está realmente se tornando lucrativo ou não. Assim, as estratégias podem ser moldadas de acordo com as movimentações de mercado.

Observe a visão estratégica da empresa

Antes de estabelecer os objetivos, é importante ter definida a estratégia de diferenciação e posicionamento da sua marca no mercado.
Entenda qual é o seu público-alvo, as características do produto, os preços praticados, pontos de venda e as formas de divulgação. Isso guiará os seus investimentos nos canais de marketing.

Defina as suas personas

Mais do que apenas conhecer o seu público-alvo, você deverá criar buyer personas ou avatares. São perfis que descrevem as características de um cliente ideal para a sua empresa, levando em consideração diversos aspectos, como profissão, gênero, idade e interesses.
Personas bem definidas são a base para qualquer segmentação de campanha e toda a estratégia de branding e comunicação da empresa. Para isso, é preciso fazer entrevistas profundas com clientes e possíveis clientes, a fim de construir personagens que realmente representem a realidade do seu negócio e do mercado em que ele está inserido.

Analise outras empresas do setor

Investigar como age a sua concorrência em diversos aspectos como: comunicação, preço e proposta de valor praticados, ajuda você a conhecer melhor tanto o mercado, quanto o seu público-alvo. Portanto, acompanhe de perto como outras empresas do setor agem e realize um benchmarking para conhecer seus produtos, pontos fortes, fracos e sua reputação.
Baseado nessas informações, você poderá identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e criar a sua matriz FOFA, também conhecida como análise SWOT, e descobrir oportunidades a serem exploradas, criando objetivos mais atingíveis.

Exemplos de objetivos de marketing

Os objetivos de marketing, conforme explicamos, podem ser mensurados e acompanhados de diferentes formas. Agora, apresentaremos alguns dos principais deles. Acompanhe!

Educar o mercado

Um dos objetivos do marketing pode ser educar o mercado. Isso é muito comum, por exemplo, em estratégias de inbound marketing e de produção de conteúdo para blogs ou redes sociais.
A ideia é que os materiais produzidos sirvam para que os clientes saibam mais sobre os produtos e serviços oferecidos por uma empresa, bem como a forma como eles podem ajudá-lo. Assim, com os consumidores educados, as chances de fechar vendas aumentam de forma significativa.

Agregar valor aos clientes

O marketing também pode ter como objetivo agregar valor aos clientes. Nesse caso, são comuns as estratégias de relações públicas, por exemplo. Busca-se, por meio desse tipo de ação, se aproximar dos consumidores e trabalhar a marca e o seu branding.

Aumentar a conversão

Também pode ser um objetivo de marketing, aumentar a conversão do negócio. Assim, se buscam meios para transformar leads em vendas. Para isso, podem ser desenvolvidas estratégias diversas. Fluxos de nutrição em e-mails, ligações de telemarketing, entre diversas outras estratégias podem ser desenvolvidas nesse sentido.

Vender mais

Obviamente, um dos principais objetivos do marketing é vender mais, ou seja, aumentar a lucratividade da empresa. Podemos dizer que esse é a principal meta a ser atingida, sendo que as demais são meios para que essa seja cumprida.
Para aumentar as vendas, são diversas as ações que podem ser realizadas e em momentos específicos do funil. Além disso, no caso de produtos que estão parados em estoque há muito tempo, por exemplo, podem ser desenvolvidas estratégias específicas, como promoções.

O papel de uma agência de comunicação

O processo de criação de um plano de marketing com indicadores bem definidos e objetivos que seguem o padrão SMART pode ser complicado e demandar um certo tempo, mas você não precisa fazer isso sozinho se não tem conhecimento ou o tempo disponível necessário.
Uma agência de comunicação pode atuar como um parceiro para a sua empresa e auxiliar você a melhorar o posicionamento da sua marca no mercado, criar estratégias de atração de clientes e proporcionar uma melhoria na performance da sua empresa de maneira geral.
A agência também conta com profissionais de diversas áreas do marketing, que podem verificar qual é o melhor tipo de estratégia a ser adotado na sua empresa. Assim, os resultados poderão ser mais positivos e os objetivos serem cumpridos com maior facilidade.
Se você investe também em campanhas offline, como propagandas na rádio ou outdoors, algumas agências têm em seu catálogo de serviços também esses serviços, que podem ser integrados às estratégias online, como anúncios no Google Adwords e Facebook Ads, e-mail marketing, gerenciamento de site, design e gestão de redes sociais.
Qual a situação da sua empresa? Você já tem objetivos de marketing bem elaborados? E qual a frequência de mensuração dos resultados?
Após a definição dos objetivos de marketing, estabeleça em quais estratégias investir e acompanhe com frequência, para otimizar os resultados de acordo com os dados gerados.
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