Por que incluir a Inovação Digital no DNA das empresas?

Por que incluir a Inovação Digital no DNA das empresas?

Seja na vida pessoal ou profissional, a tecnologia transformou as formas de relacionamento, trabalho e consumo. Nas empresas, a inovação digital é, cada vez mais, um item obrigatório para vender mais, bater as metas e conquistar sucesso. No entanto, é preciso que a organização esteja preparada para mergulhar nesse mundo de oportunidades.

Para ter um DNA 100% digital, a empresa precisa estar ciente de que se ela não se adaptar, pode pagar um preço alto. Definitivamente, as novas tecnologias trouxeram fortes impactos no mercado e na sociedade. Em alguns setores, foi preciso fazer uma reinvenção completa.

É o caso do ramo da fotografia e das telecomunicações, por exemplo. Atualmente, as revelações de fotos são praticamente inexistentes e os telefones públicos também sumiram do mapa. Ou seja, imperam as câmeras digitais e os smartphones.

Vantagens da transformação digital

A transformação digital no mundo corporativo veio para ficar! Podemos destacar vantagens como mais produtividade, redução de custos, competitividade e tomadas de decisões mais ágeis. Dessa forma, as companhias precisam investir na integração e na implementação das novidades digitais, além de aperfeiçoar habilidades como a criatividade e a inovação.

Apesar de todos os desafios e riscos que uma transformação digital representa, trata-se de bom negócio para as organizações. Segundo uma pesquisa da Be the New Digital Enterprise, as companhias que entendem a necessidade da transformação digital são 26% mais lucrativas do que aquelas que não entendem.

Nesse contexto, vale destacar que a inovação tecnológica começa de dentro para fora. Por isso, é fundamental que a organização colete informações estratégicas sobre o novo cenário que está prestes a imergir. Tudo precisa ser feito com foco em suprir as dores, as necessidades e os desejos dos seus potenciais clientes.

Questões a serem respondidas

No processo da mudança para o cenário digital, certifique-se de responder algumas questões, conforme mostramos a seguir.

A cultura organizacional está integrada ao universo digital?

Nesse caso, é imprescindível atualizar a forma de pensar a empresa, de maneira que ela seja completamente integrada ao universo digital. Os produtos e serviços devem estar totalmente alinhados com as novas tecnologias.

Os produtos ou serviços oferecem inovação e exploram os benefícios dos ambientes e ferramentas digitais?

É preciso ter em mente que as soluções que você oferece no mercado devem sempre ser aperfeiçoadas. Além disso, é imprescindível oferecer novidades associadas ao mundo digital. Assim, a integração de novas tecnologias começará a efetivamente fazer parte do seu dia a dia, proporcionando uma melhor experiência para os seus clientes.

Você sabe como os seus clientes se comportam na web?

Se você quer ter sucesso nas suas estratégias digitais, atente-se aos hábitos e comportamentos dos consumidores nos ambientes digitais. Esteja atento para sempre criar interações em mídias como as redes sociais, de forma a aproximá-los da sua marca.

Querendo ou não, a transformação digital influenciará diretamente nas suas vendas. Lembre-se que o aumento explosivo da mobilidade, associado à fácil e rápida conexão à Internet, induz as pessoas a consumirem cada vez mais nos ambientes virtuais.

Para que você se mantenha competitivo, dê logo o pontapé inicial na inovação digital do seu negócio. Por fim, lembre-se: manter-se atualizado é tão importante quanto o processo da implementação digital em si. Assim, recomendamos que assine a nossa newsletter para receber novidades e tendências, que podem ser cruciais para o crescimento da sua empresa.

Deixe uma resposta