Marketing de Resultados: por que você deve deixar o achismo de lado já!

Marketing de Resultados: por que você deve deixar o achismo de lado já!

Você sabia que existem maneiras de acompanhar o status de cada etapa da jornada de compra do consumidor desde o momento em que ele ainda nem conhece a sua empresa direito? Pois é. O marketing de dados permite uma visão abrangente sobre os resultados de uma estratégia.  

Então, se a rentabilidade da sua empresa está baixa, esse é mais um motivo para você monitorar o que acontece nos bastidores das suas campanhas. Essa atitude vai minimizar desperdícios e fazer com que o seu investimento seja aplicado da forma correta.  

Saiba por que o marketing por dados é fundamental

Mensurar resultados é uma das práticas mais importantes do marketing digital, pois, possibilita avaliar o andamento das campanhas em tempo real, apontar as áreas onde os recursos devem ser aplicados, mostrar o retorno do investimento, entre outros benefícios.

Por meio da análise de dados de KPIs, é possível conhecer o desempenho da empresa em números. Ao mesmo tempo, isso ajuda a equipe a entender o quanto as ações colaboram para esse sucesso e proporciona mais segurança no poder de decisão.

Entenda o que são KPIs

KPI (Key Performance Indicator, em português: Indicador Chave de Performance) é um recurso muito utilizado no marketing digital que serve especialmente para mensurar os pontos mais relevantes de uma estratégia.

São exemplos de Indicadores Chave de Performance: a taxa de conversão, o tíquete médio, o índice de engajamento e outros. Eles podem se apresentar como números ou percentual.

Isso quer dizer que se você medir quantas páginas o usuário visualizou, o resultado será um número. Caso a intenção seja medir a taxa de rejeição de uma página, será em percentual. 

Confira estas dicas para ter KPIs bem definidos

Antes de tudo, é recomendável que os indicadores escolhidos sejam relevantes para o objetivo que você deseja alcançar. Se a ideia é aumentar o tráfego do site, acompanhar o preço médio da compra por cliente não vai ajudar nesse momento.

Os KPIs precisam ser medidos com frequência e devem andar sempre lado a lado com os objetivos e metas. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que eles precisam ser promotores de escolhas inteligentes. De que adianta ter as informações certas, mas não saber usá-las?

Evite tomar como referência indicadores de vaidade, ou seja, números que, apesar de mostrar certo engajamento, não revelam nada sobre o desempenho do seu negócio, como é o caso das curtidas nas redes sociais. Mire em informações úteis para fazer a sua empresa decolar. 

Lembre-se de que a escolha dos KPIs mais importantes também precisam levar em conta o mercado no qual a sua organização está inserida e as condições do cenário atual. Afinal, as melhores estratégias privilegiam esses quesitos antes de partir para a ação.

O marketing por dados oferece um verdadeiro diagnóstico do desempenho da instituição. Dessa forma, você pode vencer os desafios mais facilmente, se posicionar melhor diante da concorrência, vender mais e entrar em novos mercados. 

De acordo com os seus objetivos, que indicador você considera interessante acompanhar para otimizar os resultados da sua empresa? Deixe um comentário!

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