Investir em estratégias de marketing digital é uma necessidade básica para empresas que desejam crescer utilizando os recursos disponíveis na internet. Dentre as várias vertentes do segmento, o marketing de conteúdo é uma das que mais cresce tanto em investimento quanto em resultados gerados.

Basicamente, a ideia de uma estratégia como essa é utilizar a produção de conteúdo relevante para atrair a atenção do seu público-alvo. Com isso, o objetivo é auxiliar esses consumidores na jornada de compra e potencialmente transformá-los em clientes. No post de hoje, vamos apresentar a você 6 benefícios que essa iniciativa pode trazer para seu negócio.

O marketing de conteúdo traz os seguintes benefícios

1. Aumenta a quantidade de conteúdo do site

O primeiro benefício — quase óbvio, é verdade — é o aumento na quantidade de conteúdo em seu site. Afinal de contas, uma vez que você começa a trabalhar com marketing de conteúdo, naturalmente, sua empresa terá uma quantidade e uma variedade maior de posts para publicar em seu blog. Vale lembrar, no entanto, que apenas a quantidade não é suficiente. É preciso atentar também para a qualidade do material produzido.

2.  Melhora a geração de tráfego

Quando você produz mais conteúdo, seus canais de marketing digital passam a ter mais insumos para o investimento na geração de tráfego. Seja pelos resultados de pesquisas nos buscadores, seja pela publicação nas mídias sociais a até mesmo por meio do e-mail marketing. Com marketing de conteúdo, o tráfego em seu site tende a crescer, aumentando assim as suas chances de conversão em leads e vendas.

3. Otimiza o posicionamento do site nos buscadores

Um dos benefícios mais diretos do marketing de conteúdo e muitas vezes o único apresentado por profissionais da área é a melhoria no posicionamento do site nas páginas de resultados dos buscadores. É claro, o conteúdo não é o único fator que influencia no ranqueamento, mas sem dúvida é um dos mais determinantes. Se a produção de conteúdo for bem planejada e produzida com foco em palavras-chave determinadas, esse resultado tende a ser ainda melhor.

4. Aumenta a taxa de conversão de leads

O marketing de conteúdo é uma estratégia que traz resultados a médio e longo prazo. Isso porque nenhum conteúdo é produzido para vender diretamente, mas sim para construir relevância para a empresa ao longo do tempo.

Essa relevância faz com que as pessoas passem mais tempo no site, o que naturalmente ajuda a aumentar a taxa de conversão de leads. Com o tempo, as pessoas entendem que sua empresa é relevante no segmento e, portanto, se cadastram para receber mais conteúdo com periodicidade.

5. Reduz o custo de aquisição de clientes

Como os resultados do marketing de conteúdo costumam demorar mais para aparecer em relação a outras ações, como a compra de mídia, muitos empresários costumam achar o trabalho caro. No entanto, a realidade é outra. 

A produção de conteúdo tem um custo bem menor que outras estratégias de marketing digital e produz um resultado que, apesar de vir a médio e longo prazo, tende a ser muito mais duradouro e sustentável.

6. Ajuda a tornar a marca referência no segmento

Como já falamos diversas vezes desde o início do post, o marketing de conteúdo auxilia muito na construção da marca e na forma como o público-alvo percebe a empresa no mercado. Se você tem conteúdos relevantes e excepcionais, há uma chance muito maior de sua empresa ser lembrada com mais frequência como uma organização que educa o mercado e é referência naquilo que faz.

O marketing de conteúdo já deixou de ser tendência para se tornar uma realidade entre as empresas que mais crescem em cada segmento. Seu negócio não pode perder a oportunidade de aproveitar essa estratégia para aumentar ainda mais suas taxas de crescimento.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Caso queira receber outros conteúdos com mais novidades de marketing digital, assine também a nossa newsletter