Indicadores de desempenho de Marketing: o que é preciso monitorar?

Indicadores de desempenho de Marketing: o que é preciso monitorar?

A sua empresa tem um planejamento de marketing? Você acompanha os indicadores de desempenho dessas ações? 

Atualmente, a grande maioria das companhias está inserida no universo on-line, mas nem todas monitoram os resultados de forma profissional. 

Para ajudar a otimizar a sua estratégia e utilizar o orçamento de forma inteligente e efetiva, preparamos este artigo. Esclareceremos, aqui, o que são os indicadores de desempenho, a importância de cada um e como calculá-los. Continue a leitura e esteja um passo à frente da concorrência! 

Métrica e KPI

Embora os termos sejam referentes a indicadores matemáticos e estatísticos, utilizados para analisar o desempenho das campanhas de marketing virtual, eles não as avaliam da mesma forma.

A métrica reflete o comportamento do usuário nos sites ou redes sociais da corporação, enquanto o KPI (Key Performance Indicator) avalia os resultados matematicamente, de acordo com o objetivo definido pelos gestores da empresa.

Métricas de vaidade

Métricas da vaidade são os indicadores de desempenho básico das redes sociais. Sim, nós estamos falando do número de likes recebidos nas postagens feitas nas redes sociais de uma empresa!

Contudo, elas não são consideradas um KPI, pois uma métrica sozinha não exerce influência em tomadas de decisões pela companhia. A motivação de um like pode surgir pelo texto, pela imagem ou, até mesmo, por um clique não intencional.

O número de cliques e compartilhamentos e as taxas de rejeição também são exemplos de métricas.  

ROI

Um dos KPI’s mais revelantes para mensurar o retorno de investimentos em campanhas de marketing digital é chamado de ROI, ou, em inglês, Return on Investiment, ou Retorno sobre Investimento, em português.

O ROI determina se a empresa obteve lucro ou prejuízo em relação ao que gastou com a campanha, e seu calculo é muito simples. Basta selecionar um período e consultar o valor investido e a receita gerada, subtraindo o ganho do capital e dividindo esse valor pelo capital novamente. Para facilitar a compreensão, observe o exemplo a seguir:

Valor Investido – Receita Gerada = X

X/Receita Gerada = ROI

O valor do ROI revelará quanto a empresa lucrou para cada real investido.

CAC

O Custo de Aquisição de Clientes é outro KPI fundamental. Como o nome sugere, é o indicador que revela quanto custa conquistar um cliente. Consequentemente, mede a eficiência do departamento de marketing, já que avalia se as campanhas estão trazendo algum retorno.

A fórmula para calculá-lo é simples: basta dividir o total do valor investido em uma campanha de marketing digital pelo número de clientes conquistados.

LTV

O LTV (Valor do Tempo de Vida do Cliente) mensura exatamente quanto vale um cliente específico para a empresa, durante o relacionamento com a companhia.

Ou seja, é a ferramenta que considera o valor que o cliente adquire em produtos e serviços e quantas vezes ele volta para comprar. Esse cálculo é fundamental para descobrir se houve lucro relativo ao dinheiro investido para conquistar esse consumidor.

Ha duas fórmulas para determinar esse número: a primeira corresponde à soma de todas as compras que essa pessoa efetuou na sua empresa multiplicada pela margem de lucro bruta; enquanto a segunda possibilita uma prévia das atividades do cliente, multiplicando a média mensal das transações pelo ticket médio de compra.

Esse valor deve ser multiplicado pela margem de lucro bruta e, depois, pelo tempo de vida médio do comprador, em meses.  

Taxas de conversão

A taxa de conversão mede os resultados da estratégia de marketing digital por meio de ações dos clientes em seu site, como a inscrição para o recebimento da newsletter ou um pedido de orçamento on-line, além considerar o número de vendas.

Mediante essas informações, para calculá-la, basta dividir o número de pedidos efetuados pelo número de visitas do seu site e multiplicar esse resultado por 100.

Esse total indicará qual a porcentagem de clientes que concretiza uma compra após visitar o seu espaço on-line.

É importante salientar que os KPIs e as métricas devem ser usados em conjunto para que haja uma interpretação correta dos seus dados, possibilitando, assim, o acesso a resultados seguros sobre as estratégias empresariais.

Se você deseja saber mais sobre os indicadores de desempenho de marketing, entre em contato conosco. Nós podemos ajudá-lo!

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