Entenda o que é Business Intelligence e como isso pode ajudar sua empresa

Entenda o que é Business Intelligence e como isso pode ajudar sua empresa

O volume e a complexidade cada vez maior dos dados exige um grande esforço organizacional para se extrair o máximo de informações valiosas deles. Isso tem feito do Business Intelligence uma tendência forte para as estratégias de negócios.

No Brasil, a tecnologia ainda é pouco utilizada e aos poucos vem ganhando força no mundo empresarial conforme suas vantagens e benefícios vão sendo enxergadas. Mas, afinal, você sabe o que é Business Intelligence? Descubra a partir de agora tudo sobre essa incrível ferramenta!

O que é Business Intelligence (BI)?

O Business Intelligence é um conjunto de técnicas colocadas em prática por meio de uma ferramenta (software) para a aquisição e transformação de dados brutos em informações perspicazes, facilitando a leitura deles pelos gestores e elevando o potencial de análises mais precisas sobre o negócio.

Trata-se de uma infraestrutura tecnológica utilizada para extrair o máximo de informações a partir de dados disponíveis com o objetivo de melhorar os processos de negócios. Para a formação de uma infraestrutura de BI sólida e funcional, o software deve agrupar os dados, analisá-los, interpretá-los e facilitar o compartilhamento deles.

Dessa forma, a ferramenta realiza análises profundas e segmentadas, fornecendo informações precisas para ajudar os gestores a tomarem decisões de negócios eficazes e de alta qualidade. Inclusive, muita gente confunde Business Intelligence com Big Data. Embora estejam correlacionadas, são soluções completamente diferentes.

O Big Data é uma ferramenta utilizada para a coleta e armazenamento de dados de forma automatizada. Representa volume de dados. Já o Business Intelligence agrupa e analisa esses dados, fornecendo informações de fácil leitura e interpretação.

Ou seja, O BI é uma ferramenta que pode complementar uma estratégia de Big Data, pois saberá usar esses dados com inteligência para o direcionamento estratégico do negócio.

Por que usar Business Intelligence?

Existe uma ampla gama de aplicações para o BI e cada uma contribui diretamente para reforçar o potencial estratégico do negócio. Veja agora os principais benefícios que a ferramenta proporciona:

  • facilita a identificação de pontos falhos nos processos internos;
  • motiva a descoberta de novas oportunidades de negócios;
  • gera relatórios com alto grau de interpretação;
  • permite rápidas ações por parte dos gestores;
  • aponta oportunidades de redução de custos;
  • ajuda a otimizar os processos em geral.

Como aplicar Business Intelligence na empresa?

Agora que você já sabe o que é Business Intelligence, é hora de saber como implementar a estratégia na sua empresa:

Avalie as necessidades do negócio

O que você espera alcançar ao implementar o BI no seu negócio? A resposta para essa pergunta deve ajudar você a identificar as principais necessidades da empresa. O Business Intelligence é tudo sobre dados, e provavelmente a sua empresa acumulou muito disso ao longo dos anos.

Uma das principais funções do BI é reunir esses dados de diferentes partes do seu negócio e analisá-los. Então, considere previamente com quais tipos de dados você deseja trabalhar. Assim, terá resultados com foco no problema que pretende resolver. 

Tendo isso em vista, compreenda as suas prioridades e crie um plano de longo prazo para o seu negócio. Só então, os sistemas de BI poderão ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Conte com ajuda profissional

Implementar uma estratégia de BI na empresa sozinho não é uma tarefa fácil. Aliás, exige conhecimentos, qualificações, habilidades e experiências exclusivas no assunto. Adicionalmente, vai tomar grande parte do seu tempo nos processos de planejamento, testes, implementação, monitoramento e controle. Depois de tudo isso, ainda corre-se o risco de não funcionar como deveria.

Para evitar esse trabalhão e reduzir os riscos, o ideal é contar com uma empresa especializada em Business Intelligence. Assim, você terá o apoio de profissionais com alto grau de know-how atuando para proporcionar as melhores experiências com a ferramenta e gerar resultados melhores e mais rápidos para o seu negócio.

Agora, não há mais dúvida sobre o que é Business Intelligence e nem sobre como implementá-la de forma eficiente. Aproveite essa oportunidade e agregue força competitiva ao negócio.

E você? Como analisa os dados da sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

Deixe uma resposta