E-mail marketing: o que minha empresa ganha com essa ferramenta?

E-mail marketing: o que minha empresa ganha com essa ferramenta?

Redes sociais, links patrocinados, rede de display… Existem diversos canais que a comunicação da sua empresa pode aproveitar para ter sucesso. Só que nenhuma estratégia pode deixar de lado o e-mail marketing. Sim, ele importa e pode ser responsável por boa parte das suas conversões.

Enquanto alguns insistem em anunciar a morte do e-mail, empresas inteligentes conseguem utilizar essa ferramenta para impactar seu público, com as ofertas certas no momento adequado. Graças às suas características, o e-mail consegue entregar resultados altamente atrativos para todo tipo de marca, bastando implementar uma boa estratégia.

Ainda não se convenceu? Então veja, a seguir, 5 motivos para trabalhar com o e-mail marketing na sua empresa:

1. Permite alto alcance

Você sabia que existem aproximadamente 4,3 bilhões de contas de e-mail em todo o mundo? Nenhum outro canal de marketing possui um número que chegue perto disso. Afinal, um endereço de e-mail é necessário para realizar todo tipo de atividade na internet.

Para uma marca, esse ponto é determinante para aproveitar o alto alcance em e-mail marketing, já que a maioria das pessoas possui uma conta. Além disso, pelo e-mail você consegue uma atenção exclusiva, diferente do que acontece nas redes sociais, onde o volume de informações, e consequentemente a distração, é muito maior.

2. Chama a atenção

Com a popularização dos smartphones, as pessoas adquiriram o hábito de terem notificações instantâneas a cada e-mail recebido. Trata-se de um diferencial bastante valioso para esses disparos, que chamam a atenção do destinatário assim que chegam e aguçam a curiosidade.

A possibilidade de notificar o seu público a qualquer momento com suas ofertas é altamente estratégica.

3. Converte mais

Se o seu objetivo é vender, não pode abrir mão do e-mail marketing. Em relação a compras feitas a partir de envios de e-mail marketing, esse meio consegue ter uma taxa de conversão 69% maior do que os demais canais, como redes sociais e mídia patrocinada.

Além disso, um e-mail tem 40 vezes mais chances de trazer novos clientes para uma empresa do que os outros canais de marketing.

4. Permite vários tipos de testes

Um e-mail marketing pode ir bem ou mal, dependendo de uma série de fatores. Para entender essas variáveis e saber quais escolhas funcionam melhor com o seu público específico, vale a pena fazer testes.

O e-mail marketing é um canal de comunicação que abraça essa prática, permitindo que você experimente mudanças no layout, redação, CTAs e outros elementos nos chamados testes A/B para depois conferir os resultados.

5. Gera maior identificação

Com a devida estratégia de segmentação de conteúdo, você pode disparar e-mail marketing de diferentes tipos para partes separadas da sua audiência. Você pode dividi-la, por exemplo, baseando-se no tipo de produto que consomem ou há quanto tempo não fazem uma compra.

Ao desenvolver um e-mail marketing diferente para cada grupo, o grau de identificação aumenta porque você abre mão de uma comunicação genérica.

Esses pontos mostram como o e-mail marketing é um dos canais mais fortes para a estratégia da sua marca impactar o público de maneira eficiente. Trata-se de um trabalho que exige dedicação: se a sua lista de contatos está pequena, tenha paciência e implemente esforços para captar mais contatos.

Nada de comprar listas prontas, já que essas pessoas não têm interesse na sua empresa e isso só serve para classificá-la como spammer.

Agora que você já sabe de todos os benefícios do e-mail marketing, confira este e-book para conhecer como usá-lo para gerar resultados reais para o seu negócio!