Historicamente, o design de marcas contempla, logo no início, a necessidade de criar um conceito único e valioso. Nesse processo, a criação precisa englobar o desejo do cliente e o perfil do produto ou serviço. E por isso é importante que todo o processo de design de marcas seja realizado por empresas especializadas, já que a criação de uma marca de sucesso vai muito alem de apenas desenhar um símbolo, ele traz consigo um objetivo e requer estratégias específicas.

Hoje, com a economia globalizada, com mercados altamente competitivos, e especialmente sensíveis pelos impactos da Pandemia do Covid-19 é mais que fundamental construir um posicionamento de marca claro. Para isso, a Marca precisa compreender as preferências e necessidades das empresa e dos consumidores para buscar aquele lugar na mente do consumidor, que ira lhe permitir se instalar. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura para saber mais!

O que é design de marcas?

Definir o termo marca não é uma tarefa fácil, pois existem varias frentes aonde a marca interfere e por isso, vários usos para a mesma palavra. Inclusive, no blog temos um artigo com um titulo bem sugestivo “Afinal, você sabe o que é uma Marca?” que explica com clareza, por isso, não iremos nos aprofundar aqui.

Mas para poder prosseguir com este texto, alguns conceitos tem que ser apresentados. Por exemplo, uma coisa que poucas pessoas lembram é que para uma empresa uma Marca é uma propriedade e como tal tem valor e é regulada pelo governo. Inclusive, podemos exemplificar a importância da criação de marcas dizendo que o Governo Federal considera esta atividade tão relevante, que criou uma cartilha para orientar.

Mas entrando na definição de marketing, poderíamos definir Marca como um símbolo gráfico visual que representa algo, como um produto, uma empresa, entre outros. No entanto, percebemos cada vez mais que não é apenas isso, é muito mais.

Uma Marca bem desenvolvida possui uma Identidade Visual consistente, e esta por sua vez acaba construindo um conjunto de valores, experiência e percepções que a Marca representa para o público e para os clientes.

Sendo assim, a marca não tem a função apenas de identificar um produto, mas também de representar tudo o que envolve para que seja percebido e recebido pelo público e, indo alem, a Marca é ponto de contato que dispara e conecta todos os significados que o branding constrói.

Qual a importância?

A marca é como se fosse o DNA da empresa e conecta o produto ao cliente.
Por isso, é necessário que ela demonstre a capacidade do negócio para atender às necessidades do cliente e do consumidor, de forma que proporcione a sua satisfação e melhor experiência. Em busca desse atendimento, algumas empresas optam por redesenhar a marca para o seu reposicionamento.

Além da identidade do produto, a marca permite que se atribua a responsabilidade, qualidade e várias outras características ao fabricante. Essa associação é benéfica porque sem a marca não seria possível diferenciar fabricantes de um mesmo produto ou artigo.

Hoje em dia, muitas linhas de produtos entram no mercado com grande aceitação e credibilidade apenas por pertencerem a determinadas marcas. Ainda que seja um produto novo, só por fazer parte de determinada marca, já é bem vista pelos consumidores.

E qual o impacto da pandemia de Covid-19 no design de marcas?

Diretamente podemos dizer que foi um impacto to pequeno, pois tanto os negócios precisam se comunicar quanto as empresas de design, precisam trabalhar. Inclusive, no segmento de agencia de design, cresceu muito a demanda por redesenhos de marca e atualizações na identidade visual das empresas.

E se refletirmos um pouco veremos que faz muito sentido isso. Esse vírus mudou o mundo. Poucas coisas em nossa história recente afetaram tanto, diferentes países do mundo e de tantas formas diferentes e obviamente, as pessoas que estão inseridas nesses mercados, também foram afetadas. Mas o ponto vai mais além disso, o fato é que a forma como as pessoas se relacionam com seus próximos e com a sociedade foi muito mais impactada que outros pontos, e isso mudou muito, a forma como consumidores se relacionam com as marcas.

Sendo meio exagerado podemos dizer que todas as marcas, sem exceção, deveriam fazer uma revisão sobre como seus consumidores estão enxergando sua marca e seus concorrentes hoje. Provavelmente uma boa parte das marcas irá perceber que a forma como eles são precedidas hoje, é bem diferente de antes do Covid.

Quais as vantagens de ter uma boa marca?

Percebendo a necessidade do design marca como algo que transcende a marca gráfica, mas como algo que também envolve a atribuição de valor e que provoca sensações, observamos o quanto a presença de uma boa marca é importante. Ela traz vantagens que podem colocar as empresa em lugar de destaque.

Entre muitas vantagens que uma boa marca traz, destacamos a construção de uma identidade única, a credibilidade, a experiência e o posicionamento.
As empresas desejam ocupar uma posição diferenciada e ter lugar especial no coração dos clientes. Para isso, é preciso oferecer algo diferente para que os consumidores não optem pela concorrência. Nesse momento, o design de marcas é fundamental, já que todo o processo para o alcance do objetivo começa com a criação da marca.

Ela precisa ser adequada, única e agregar valor. Uma boa marca incorpora qualidades técnicas e valores objetivos. Ela merece o cuidado dos melhores profissionais, e o diferencial é o trabalho de uma empresa especializada.

Um dos benefícios trazidos pela marca é a identidade visual. Quer saber mais sobre como criar uma identidade visual adequada? Leia o nosso artigo!