Dentro de uma estratégia de marketing digital, a veiculação de anúncios pagos é uma ótima opção para conseguir resultados em curto prazo, já que eles começam a aparecer a partir do momento em que se habilita a campanha.

Visando otimizar essas campanhas, uma das práticas mais difundidas é analisar a concorrência em links patrocinados.

Por isso, neste post veremos qual é a importância dessa análise, que fatores você deve levar em conta com essa pesquisa e como melhorar os seus anúncios com as informações obtidas. Confira!

Qual é a importância da análise de links patrocinados dos concorrentes?

Quando trabalhamos com ações de links patrocinados, a intenção é chamar a atenção dos usuários para que cliquem na sua propaganda e não na de um competidor.

Nesse sentido, uma boa campanha precisa de otimizações constantes para superar as táticas da concorrência e ser mais atrativa para o público.

Logo, não basta analisar o desempenho dos próprios anúncios por meio de métricas e indicadores; é fundamental acompanhar as atividades dos seus concorrentes, entender o que está dando certo para eles e aprender com isso.

Quais fatores levar em conta?

Vale lembrar que plataformas de links patrocinados como o Google AdWords avaliam fatores como o lance inicial, as palavras-chave e a página de destino (landing page) escolhida para o seu anúncio antes de exibi-lo. Eles ajudam a definir o índice de qualidade da sua campanha, que por sua vez ajudará a definir se o seu anúncio ficará bem posicionado ou não.

Sendo assim, é interessante fazer uma pesquisa no Google com as palavras-chave para as quais você está anunciando e avaliar as campanhas dos concorrentes.

Procure responder às seguintes perguntas:

  • Qual é a principal característica da descrição do anúncio (informativa, apela para a curiosidade, oferece promoção etc.)?

  • As palavras-chave aparecem logo no início, no meio ou no fim?

  • Como as palavras-chave se relacionam com a estrutura do anúncio?

  • Como é a sua página de destino?

Além disso, você pode utilizar sistemas específicos para a análise de concorrência como o SEMrush.

Com essa ferramenta, basta inserir o domínio de um concorrente e clicar em “Iniciar agora” para obter relatórios com a evolução do tráfego por anúncios, palavras-chave utilizadas e até mesmo uma lista para você descobrir outros concorrentes.

O SEMrush é pago, mas permite realizar 10 requisições de informações por dia.

Como melhorar os seus anúncios?

Depois de adquirir todo esse conhecimento, procure aplicá-lo na sua campanha, buscando sempre fazer campanhas melhores e que incentivem os usuários a conhecerem a sua marca ou produto/serviço.

Procure entender os diferenciais das propagandas dos seus concorrentes e veja como você pode adaptá-los para fazer sentido aos anúncios do seu negócio. Caso você tenha dificuldades em identificar essas oportunidades, avalie a possibilidade de terceirizar a sua estratégia de links patrocinados.

Agora que você já sabe como analisar a concorrência em links patrocinados e otimizar as suas campanhas, não se esqueça de dividir esse conhecimento com amigos e colegas de trabalho que se interessam pelo tema. Compartilhe este post nas redes sociais!