Não é só nas vendas diretas que os tempos difíceis interferem. Crises, instabilidades econômicas e pouco crescimento do mercado significam menores investimentos em canais de divulgação e de alcance da sua mensagem.

Mas como adequar a sua estratégia de marketing a um cenário de incertezas? Para ajudá-lo a responder a essa pergunta, nós criamos este artigo com alguns pontos que podem auxiliá-lo a converter o público em clientes fidelizados sem muito esforço!

Uma identidade forte para a sua empresa

Acima de tudo, é importante ressaltar como o marketing que reforça uma identidade única e definida para a sua marca pode ser a solução para sobreviver em qualquer cenário de mercado. Pense como nomes fortes são lembrados até nos momentos de crise. Marcas confiáveis para o público são aquelas nas quais você pode apostar quando o dinheiro está curto — a fim de evitar decepções.

Para se tornar um exemplo como esse, sua empresa precisa reformular toda a estratégia de marketing em torno de um rosto e de uma personalidade. Isso significa alterar visualmente sua identidade e criar um padrão de comunicação coerente que torne seu negócio quase como uma pessoa.

Uma experiência surpreendente para seu cliente

Boa parte dessa criação de uma persona para a sua empresa está na experiência digital que seu cliente tem quando entra em contato com seu site, loja virtual, blog ou redes sociais. A experiência do usuário é um conceito muito aplicado hoje porque barateia os custos de aquisição de clientes, otimizando sua taxa de conversão — economia essencial para momentos de crise.

Redesenhar seu site pode ser uma saída rápida e muito eficiente para esse tipo de estratégia. Quando a empresa está bem posicionada nos motores de busca e dá gosto navegar pelas suas páginas, o cliente acaba preferindo consumir essa marca para evitar frustrações.

Pode parecer pouca coisa, mas, em cenários de incerteza, essa pode ser a diferença entre o sucesso em uma conversão ou a perda de público para os concorrentes.

Uma jornada gratificante para seu público

Além de um site que converta melhor, é possível, também, driblar as dificuldades, criando atalhos e caminhos cativantes que levem seu público até ele. O marketing de conteúdo, por exemplo, é um dos canais mais usados hoje para garantir acessos de qualidade e um bom posicionamento nos motores de busca.

Essa modalidade tudo tem a ver com oferecer um conteúdo relevante para seus possíveis clientes: informar, cativar e atrair através de textos, infográficos, vídeos e outros tipos de mídia que possam ser de utilidade para as pessoas.

Quando a sua empresa ajuda, ela se torna uma fonte de confiança e autoridade a partir daquele momento. Em caso de dificuldades financeiras ou em uma crise generalizada, o consumidor prefere sempre apostar naquela marca que lhe foi útil no passado.

Um relacionamento mais próximo como estratégia de marketing

No fim, uma estratégia de marketing que seja eficiente tanto nos anos bons quanto nos ruins depende de um relacionamento adequado e personalizado para o seu público-alvo.

As redes sociais são, hoje, o melhor canal para esse tipo de conversa, utilizando a mesma linguagem do cliente e compartilhando seus interesses. Investir nessa relação custa muito pouco, diminui o custo da fidelização dos clientes cativados e os torna divulgadores espontâneos da sua marca — o objetivo de qualquer empresa que quer vender mais gastando menos.

Afinal, amigos são amigos até nas horas difíceis. Se sua estratégia de marketing estiver baseada em identidade, experiência e relacionamento, você está um passo a frente da grande maioria dos seus concorrentes.

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