Como criar uma campanha de remarketing de sucesso?

Como criar uma campanha de remarketing de sucesso?

Se você costuma fazer compras on-line ou pesquisar produtos na internet, então provavelmente já deve ter sido perseguido por banners de um produto visualizado minutos antes. Isso não é uma coincidência. Na realidade, é apenas mais uma campanha de remarketing.

Diariamente, centenas de pessoas são impactadas por anúncios desse tipo sem saber que as suas empresas também podem utilizar essa técnica para gerar novos negócios. O objetivo deste post é justamente mostrar a você como obter sucesso com uma campanha de remarketing.

Saiba o que é remarketing

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo aumentar a conversão do anunciante. Essa meta é atingida por meio da exibição de anúncios, mais de uma vez para a mesma pessoa, após a primeira visita desse usuário à página do produto ou serviço.

Ele existe porque a maioria dos consumidores não realiza a conversão logo na primeira vez em que vê um anúncio ou visita a página de um produto ou serviço. Segundo dados do Google, no caso de lojas virtuais, 97% dos visitantes de um site não convertem no primeiro acesso.

A seguir, reunimos cinco dicas que vão ajudá-lo a ter sucesso em sua próxima campanha de remarketing.

Mantenha uma segmentação de público variada

Quando se fala em remarketing, o mais natural é pensar em pessoas que visitaram determinado produto e saíram sem converter. No entanto, uma campanha de remarketing pode ter segmentações de públicos mais variadas que apenas essa visão básica.

Para melhorar os seus resultados com essa ação, pense também em outras possibilidades. Com o remarketing, é possível atingir todos os visitantes do site, pessoas que abandonaram o carrinho de compras, clientes que já compraram e não retornaram para uma nova conversão ou até mesmo aqueles que têm potencial para uma venda cruzada, por exemplo.

Utilize a geolocalização nas campanhas

A geolocalização é também uma das formas de se segmentar o público para fazer uma campanha de remarketing. Isso quer dizer que, além de utilizar a visita do usuário como base, você também pode levar em consideração a localização dele para a exibição do anúncio.

Essa é uma alternativa válida para estabelecimentos com sede física ou até mesmo para direcionar o discurso do anúncio às particularidades da região onde se encontra o usuário.

Escolha um bom call to action

O call to action é uma das partes mais importantes de uma campanha de remarketing bem-sucedida. Afinal de contas, é o texto do CTA que vai estimular aquele usuário a visitar o seu site novamente para realizar a conversão.

Para isso, fique atento ao momento da jornada de compra em que o consumidor se encontra. Enquanto, para o cliente que já comprou, você vai tentar direcionar uma nova compra, para aquele que ainda não converteu a saída pode ser um CTA que ofereça desconto atrativo.

Tenha atenção com o planejamento

O planejamento de uma campanha de remarketing inclui todos os elementos que comporiam qualquer iniciativa de marketing digital. Público-alvo, investimento, prazo e meta são apenas alguns deles. 

No entanto, entre eles há também um ponto característico do remarketing: o limite de impressões. Como dissemos no início, o remarketing é conhecido por ser o formato de publicidade digital que persegue as pessoas internet afora. É importante tomar cuidado com o excesso de exibições do anúncio porque, se ele passar do limite aceitável, a campanha torna-se cansativa.

Avalie o resultado e otimize as campanhas regularmente

Finalmente, como qualquer campanha de marketing digital, é muito importante manter-se atento às métricas para poder avaliar o resultado desse esforço. Indicadores como o custo por clique, o custo por aquisição e a taxa de conversão são essenciais para entender a eficácia da iniciativa.

Só medir e monitorar, no entanto, não adianta. Aproveite os números fornecidos pelas plataformas de remarketing para também entender em quais aspectos a sua campanha pode ser otimizada e melhorada.

Que as nossas dicas sirvam como estímulo para você investir em sua próxima campanha de remarketing. Com foco, dedicação e estratégia, os resultados serão uma questão de tempo.

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