Análise de mercado e concorrência: 7 pontos básicos para avaliar

Análise de mercado e concorrência: 7 pontos básicos para avaliar

Não importa se você está começando agora ou já tem a sua marca consolidada, é vital ter conhecimentos sobre os seus concorrentes. A análise de mercado e concorrência é uma tarefa comum dentro do mercado, podendo ser realizada por diversas formas.

Provavelmente, você já entrou no site, loja ou redes sociais de alguns dos seus concorrentes para observar o que ele anda fazendo. Contudo, você pode — e deve — ir muito além, analisando seus concorrentes de maneira estratégica e sistemática.

Essa análise é uma atividade muito importante, pois com ela é possível tornar o seu negócio mais diferenciado, inovador e competitivo, coisas que são essenciais para o ambiente do mercado.

Para isso, você deve conhecer sua relevância e alguns pontos primordiais na hora de fazer uma análise do mercado. Entenda mais no nosso próximo tópico!

Qual a relevância de fazer uma análise do mercado e dos concorrentes?

Para que uma empresa cresça e se consolide no mercado, é preciso boas práticas e ideias, além de uma alta dedicação para com suas ações.

Planejar é primordial para guiar e auxiliar qualquer negócio pelos caminhos mais favoráveis e vantajosos, como também a frequente avaliação do empreendimento é fundamental para reconstruir os rumos que a empresa vai tomar.

Entre essas avaliações essenciais para construir um bom planejamento da situação da empresa, a análise de concorrentes se encontra, pois, compõe uma etapa vital para traçar o rumo comercial.

É mais que entender quais são os seus adversários e como estão se colocando no mercado, essa análise possibilita que melhorias sejam adotadas, novas ações fortalecedoras sejam postas em prática e apresenta ideias inovadoras para a empresa.

Com a avaliação, você identifica quais são os fatores mais fortes da concorrência, levando em consideração pontos externos e internos à empresa, como localização e investimento em pontos internos e as ações inerentes ao empreendedor em pontos externos.

São diversos os momentos que os empreendedores estão focados em somente fazer o negócio dar certo, acabando por esquecer a análise dos adversários que compartilham o mercado.

Você precisa entender as forças e fraquezas das outras empresas, para assim conseguir traçar ações mais eficientes.

A avaliação do mercado é uma das principais tarefas do marketing, pois é importante estar a todo instante verificando os outros negócios para atuar da forma correta em seu ponto de venda.

Deixando o melhor para o final, a maior vantagem de conhecer profundamente as outras empresas é aprender com os erros e acertos cometidos por elas, isto é, é necessário entender o que leva os consumidores a optar por certa marca, e não por outra.

Quais são os 7 pontos mais importantes na hora de realizar uma análise?

A seguir, os fatores cruciais que você precisa antes de começar a coletar dados sobre o mercado:

1. Definição da concorrência

Pode até parecer meio óbvio, mas o passo inicial para a análise é definir quem são os concorrentes. E isso não é tão simples quanto parece.

Antes de tudo, você deve identificar os seus concorrentes diretos, isto é, aqueles que comercializam serviços ou produtos iguais aos seus e que disputam o mesmo segmento que a sua empresa.

Depois, defina os indiretos, que são os concorrentes que oferecem serviços ou produtos semelhantes ou que satisfazem o mesmo desejo ou necessidade que os seus. Somente depois disso que você pode ir para os próximos passos.

2. Produtos

Identifique as empresas que trabalham no mesmo segmento que você, mas que não vendem produtos semelhantes, como vendedores de vassouras, que estão no mesmo segmento de quem vende aspirador de pó, por mais que não sejam os mesmos produtos.

O essencial nesse ponto é compreender que o mercado não se limita às empresas que oferecem produtos exatamente iguais aos seus, mas que podem, de alguma maneira, os substituir.

3. Público-alvo

Na hora de definir os seus concorrentes, também considere o público-alvo e o porte do seu negócio. É necessário entender que o tamanho do investimento influencia a atuação e a oferta de cada empreendimento, assim como o público que almeja.

Os produtos podem ser os mesmos, mas o segmento do público que a outra empresa visa adquirir é o que também define quem vão ser os seus concorrentes diretos.

4. Pesquisa de mercado e consumidores

Escute o que os usuários têm a falar sobre os concorrentes, pois são eles que consomem a marca e vão poder responder se estão satisfeitos, se mudariam de marca, as qualidades e defeitos de cada uma e entre outros.

Essas e muitas outras respostas podem ser adquiridas durante a avaliação do mercado e, se deseja ter sucesso, fazer uma pesquisa com os consumidores isentos é essencial.

É preciso avaliar o que os consumidores estão falando não só da concorrência, como também da sua empresa para os seus concorrentes.

Atualmente, o meio virtual é um dos ambientes onde mais se emite feedbacks sobre as empresas, e buscar essas informações podem facilitar a sua situação com a posição do seu empreendimento.

5. Preços

Uma coisa que influencia muito a procura de certas empresas em vez de outras é justamente pelo seus preços.

Você deve considerar que o preço é influenciado por variados fatores, como oferta e demanda, relação com os fornecedores, qualidade e raridade dos produtos, porte da empresa e entre outros.

Mas uma coisa é fato, manter os seus preços bem mais elevados quando comparado aos seus concorrentes, caso tenham o mesmo público, pode ser um dos motivos que levam a preferência dos usuários por eles.

6. Sites e redes sociais

Compreender a presença digital das empresas concorrentes também é essencial. Avalie a página, redes sociais e a forma como os produtos e as informações estão apresentados. Como é a linguagem? Qual o tipo de design? Como anda o tráfego?

Tente achar todas as redes que a marca concorrente está e identifique as formas de comunicação de cada uma, quantidade de seguidores, frequência de posts e a interação com público.

7. SEO

Por fim, tento em vista que vocês competem pelas mesmas posições nos motores de buscas, fica fácil entender como o SEO é importante e não pode ficar de lado na sua avaliação.

Nessa etapa, é essencial que saiba quais palavras-chave as outras marcas estão usando e o volume das buscas que recebem. Tente identificar o posicionamento delas e o seu para cada palavra-chave utilizada, a fim de prever a possibilidade de ultrapassá-los.

Você entende agora como realizar a sua avaliação. Entretanto, o que você deve fazer com esses dados? Saiba agora!

O que fazer com os dados coletados?

Obviamente, você não está analisando e pesquisando sobre a sua concorrência para passar o tempo. Essa avaliação do mercado e dos concorrentes é uma forma de adquirir ideias e dados que você pode utilizar e pôr em prática na sua empresa.

E, para realizar a sua análise com êxito, você pode contar com algumas ferramentas importantes que estão disponíveis para uso na internet.

Com essas ferramentas, você pode começar a esclarecer quais são as forças e fraquezas dos adversários e conseguir oportunidades de ser e fazer melhor!

Bom, agora você conhece todo o processo da análise de mercado e dos concorrentes e tem em mãos o material ideal para alcançar o reconhecimento que a sua empresa merece. Se o nosso artigo foi relevante, então é importante saber também alguns indicadores de marketing que podem avaliar a sua estratégia!

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