Muita gente fala sobre técnicas de marketing, porém, nem tudo o que vemos e ouvimos é correto.
Para que você não seja enganado pelos mitos sobre Inbound Marketing, preparamos uma lista com 4 itens:

  1. Inbound Marketing é escrever artigos e usar e-books no site;
  2. Inbound Marketing é falar sobre minha empresa;
  3. Inbound Marketing é uma moda passageira;
  4. há necessidade de publicar o tempo todo.

Em cada item, demonstraremos qual é o verdadeiro ensinamento, de maneira aplicável ao seu negócio.
Boa leitura!

1. Inbound Marketing é escrever artigos e usar e-books no site

Normalmente, as estratégias adotadas por profissionais do ramo incluem a criação de e-books e artigos para blogs. Porém, de forma alguma podemos resumir esse conjunto de estratégias em apenas dois formatos.
Podemos defini-lo como a criação e a divulgação de conteúdo feito para um público-alvo específico (na estratégia, também chamado de “persona”), com o objetivo de obter a autorização para conversar com os clientes em potencial de maneira direta, objetivando um relacionamento duradouro.
Assim, a estratégia é muito mais do que escrever e-books ou artigos. As técnicas Inbound podem incluir tudo aquilo que a criatividade dos profissionais permitir.
Algumas ferramentas que são utilizadas frequentemente:

  • artigos para blogs;
  • e-books;
  • infográficos;
  • webinars;
  • postagens de convidados;
  • participação em fóruns online;
  • criação de vídeos;
  • técnicas para comentários;
  • e-mail marketing;
  • SEO;
  • criação de materiais para redes sociais.

2. Inbound Marketing é falar sobre minha empresa

Nada poderia ser mais falso do que essa afirmação! As técnicas Inbound desejam criar, como vimos, um relacionamento que seja duradouro.
Para isso, é necessário falar não da sua empresa ou produto diretamente (a não ser quando o potencial cliente já está está pronto para a decisão), mas sim de tudo o que for útil e importante para ele.
Assim, lançamos mão da criação de conteúdo e de ferramentas que permitem nos comunicar melhor com os nossos leads até que eles estejam prontos para ouvir falar dos nossos produtos e serviços.

3. Inbound Marketing é uma moda passageira

Realmente, talvez seja uma moda passageira, como a TV e o rádio são! rs
Brincadeiras à parte, a sociedade se modificou muito nos últimos anos. E entre os hábitos modificados está a comunicação entre as pessoas e a relação cliente-empresa.
Os usuários não desejam ver apenas propagandas de uma marca, mas estão interessados em conteúdo interessante e valioso para eles.
De fato, a comunicação continuará mudando, seja pelas inovações que continuaremos a ter ou por modificações no comportamento dos usuários.
Porém, em vez de isso tornar o Marketing de Atração obsoleto, fará com que ele tenha ainda mais formas de melhorar a experiência dos usuários com a marca, trazendo mais satisfação para eles e mais vendas para a empresa.

4. Há necessidade de publicar o tempo todo

Com certeza, você não precisará postar 24 horas por dia.
Diferentemente disso, você precisará entender quantas vezes conseguirá postar com qualidade e relevância para o seu público-alvo. Além disso, cada mídia utilizada possui uma média suficiente de publicações por dia.
Em vez de publicar muito e talvez perder o foco, é melhor pesquisar mais sobre quais são os temas mais importantes para sua persona e dedicar mais tempo na criação do conteúdo para que haja mais qualidade e informações que sejam mais valiosas.
Os usuários não estão esperando por novos conteúdos a todo momento, mas por materiais que possam ajudar a resolver os seus problemas.
Embora escrever artigos de qualidade nunca seja demais, para muitas empresas a velha frase “menos é mais” pode ser muito útil.
Por fim, existem outras formas de continuar a publicar conteúdos que não sejam novas criações, como:

  • fazer atualizações do que já foi postado;
  • transformar um conjunto de publicações em um e-book;
  • transformar um e-book em diversas publicações;
  • utilizar conteúdo escrito em vídeo.

Os mitos sobre Inbound Marketing nos mostram que sempre devemos procurar por conteúdos que sejam de qualidade, instrutivos e práticos para melhorarmos nossas táticas em campanhas online.
Pensando nisso, leia o artigo “Uma agência pode me ajudar com estratégias de Marketing Digital?” e entenda se você precisa de uma agência para auxiliar suas estratégias online!