4 indicadores de marketing que vão medir o sucesso da sua estratégia

4 indicadores de marketing que vão medir o sucesso da sua estratégia

Uma das etapas mais importantes de uma campanha de comunicação é a mensuração dos resultados. É por meio dessa prática que conseguimos medir o desempenho e a qualidade das ações, ajudando a concluir se tudo correu como o esperado ou se precisamos de algum ajuste na estratégia, baseando-nos principalmente nos indicadores de marketing.

Mas você sabe quais deles deve acompanhar no seu negócio? Então, continue a leitura e entenda exatamente o que são indicadores-chave de desempenho (KPIs), além de como evitar métricas irrelevantes e descobrir alguns dos KPIs que os tomadores de decisão mais utilizam nas empresas.

O que são KPIs?

Dentro de uma campanha de marketing, os indicadores-chave de desempenho ou KPIs (do inglês Key Performance Indicators) são as métricas mais relevantes para analisar se uma estratégia está alcançando seus objetivos ou não.

Por meio desses números e índices, é possível identificar falhas de execução e corrigi-las o quanto antes, ou até mesmo oportunidades de melhoria para otimizar os resultados.

Que tipo de métricas devem ser monitoradas?

Em oposição aos KPIs, existem as chamadas métricas de vaidade — sinais que não oferecem nenhuma contribuição para determinar a performance de uma estratégia. Elas são mais efetivas para agradar o ego do que demonstrar se uma iniciativa de marketing de fato está dando certo.

Por exemplo, muitas visitas ao seu site, um grande número de seguidores nas redes sociais do seu negócio ou uma quantidade considerável de comentários, curtidas e compartilhamentos não significam necessariamente que a sua campanha esteja funcionando bem.

Sendo assim, evite essas métricas e monitore apenas aquelas que realmente têm relação com a eficácia das ações de marketing da empresa, como as que veremos a seguir.

Quais são os principais indicadores de marketing?

Confira abaixo alguns dos principais KPIs utilizados nas organizações.

1. ROI

O Return On Investment (“retorno sobre o investimento”) busca mostrar se o montante investido em uma campanha trouxe um retorno satisfatório para a empresa. Para calcular o ROI, é preciso deduzir as despesas totais do faturamento e, depois, dividir o resultado pelo valor dessas mesmas despesas totais.

2. Custo por lead

Algumas ações de marketing têm a função específica de gerar leads — potenciais clientes que demonstraram interesse pela sua marca e forneceram algum meio de contato (e-mail, telefone e contato por mensagem instantânea, por exemplo).

Nesses casos, esse KPI pode ajudar a melhorar a eficiência das suas campanhas, já que um custo por lead muito elevado costuma indicar que o público não está apresentando um engajamento aceitável.

3. Ticket médio

Essa métrica se refere à média do valor que os seus clientes gastam por compra. Para obtermos o ticket médio, dividimos toda a receita adquirida em vendas durante um intervalo de tempo pelo número de pedidos realizados nesse período.

Um ticket médio muito baixo pode fornecer insights importantes, como mostrar que você precisa melhorar o sistema de recomendação de produtos ou que os clientes estão com dificuldades para encontrar o que desejam no seu e-commerce.

4. Taxa de conversão

É a porcentagem de visitantes do seu site que realizaram uma ação desejada, como preencher um formulário ou clicar em um botão de comprar. Ela é fundamental para descobrir se suas campanhas estão atraindo uma audiência qualificada, que pode efetivamente vir a comprar com a sua empresa.

Portanto, tenha sempre esses indicadores em mente, mas conheça bem o negócio e os objetivos para definir os melhores KPIs e medir corretamente o sucesso da sua estratégia.

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